Buscar

reflexao_sustentabilidade

Prévia do material em texto

OS TRÊS PILARES DA SUSTENTABILIDADE:
Para começo de conversa, vamos entender um pouco mais sobre sustentabilidade social, econômica e ambiental.
Os três pilares:
Atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa.
Social
Trata-se de todo capital humano que está, direta ou indiretamente, relacionado às atividades desenvolvidas por uma empresa. Isso inclui, além de seus funcionários, seu público-alvo, seus fornecedores, a comunidade a seu entorno e a sociedade em geral.
Desenvolver ações socialmente sustentáveis vai muito além de, por exemplo, dar férias e benefícios aos funcionários. Deve-se proporcionar um ambiente que estimule a criação de relações de trabalho legítimas e saudáveis, além de favorecer o desenvolvimento pessoal e coletivo dos direta ou indiretamente envolvidos.
Econômico
Para que uma empresa seja economicamente sustentável, ela deve ser capaz de produzir, distribuir e oferecer seus produtos ou serviços de forma que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado.
Além disso, seu desenvolvimento econômico não deve existir às custas de um desequilíbrio nos ecossistemas a seu redor. Se uma empresa lucra explorando as más condições de trabalho dos funcionários ou a degradação do meio ambiente da área à sua volta, por exemplo, ela definitivamente não está tendo um desenvolvimento econômico sustentável, já que não existe harmonia nas relações estabelecidas.
Ambiental
Por fim, o desenvolvimento sustentável ambientalmente correto se refere a todas as condutas que possuam, direta ou indiretamente, algum impacto no meio ambiente, seja a curto, médio ou longo prazos.
É comum vermos empresas adotando medidas mitigatórias, como, por exemplo, promover ações de plantio de árvores após a emissão de gases poluidores, como se uma coisa compensasse a outra.
O desenvolvimento sustentável busca, em primeiro lugar, minimizar ao máximo os impactos ambientais causados pela produção industrial. Caso não seja esse o objetivo, provavelmente estaremos falando muito mais de estratégias de marketing do que de sustentabilidade de fato.
REFLEXÃO BASEADA NA EMPRESA UNILEVER 
O Plano de Sustentabilidade da Unilever, além de grande diferencial da companhia, é o que garante muito de seu sucesso em todo mundo. Lançado em 2010, é o nosso modelo para o desenvolvimento sustentável, que nos ajuda a crescer de forma rentável, reduzir custos e inovar. O plano estabelece três grandes metas, dentro das quais estão nossos nove compromissos, apoiados por submetas que abrangem o nosso desempenho social.
Nossa visão é gerar crescimento para o negócio, enquanto reduzimos o impacto ambiental e aumentamos o impacto social positivo ambiental e econômico.
A sustentabilidade gera valor ao negócio
Em 2017, nossas marcas para uma vida sustentável cresceram 46% mais rápido que o resto do negócio e foram responsáveis por 70% do crescimento no faturamento. Desenvolvemos uma estratégia de negócio sustentável que gera valor por meio de quatro vetores: maior crescimento, menor custo, menor risco, melhor reputação.
Autoestima para o desenvolvimento pleno
A missão do Projeto Dove pela Autoestima é fazer com que meninas e meninos cresçam tendo uma boa relação com sua aparência e, consequentemente, sintam-se confiantes para explorar todo seu potencial. Desde seu lançamento, em 2005, ele já impactou mais de 29 milhões de jovens globalmente com programas educacionais sobre autoestima.
Uma das iniciativas deste projeto é o Dove Day, que promove palestras sobre autoestima em escolas e chegou a sua quarta edição no Brasil em 2017. Ministradas por 140 funcionários voluntários da Unilever, essas palestras foram realizadas entre os dias 2 e 6 de outubro de 2017 e impactaram mais de 2.300 alunos de instituições de ensino da cidade de São Paulo com o apoio do Instituto Akatu.
Bom para o meio ambiente, para a saúde e para o paladar:
Produzir alimentos nutritivos, respeitando o meio ambiente e os produtores ao mesmo tempo que melhora a nutrição e o bem-estar dos consumidores. Esta é a definição de Nutrição Sustentável, que norteou toda a criação do Foods Manifesto e foi seguida por Hellmann’s na reformulação de sua linha de maioneses e ketchup.
Lançada em abril de 2017, a nova Hellmann’s é feita com ovos de galinhas caipiras, criadas livres de gaiolas, e óleos de fazendas sustentáveis (100% em 2017, fornecidos por participantes do Programa Produzindo Certo). O ketchup ganhou uma variante adoçada naturalmente com mel.
Com índices menores de sódio e açúcares, garantindo maior saudabilidade aos produtos, a reformulação também atende a uma demanda do consumidor. Segundo pesquisa do Proteste, 68% dos entrevistados mudaram seus hábitos alimentares nos últimos dois anos em busca de uma vida mais saudável.

Continue navegando

Outros materiais