Buscar

Balanço hídrico de Plantas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Balanço hídrico de Plantas
1.R.: A água utilizada pelas plantas nas suas funções provem do solo, onde a maior parte é absorvida pelas raízes, esta absorção ocorre principalmente por absorventes que são extensões epidérmicas que aumentam a área da superfície das raízes, proporcionando maior capacidade para a absorção da água. Após a água ser absorvida pela raiz ela se movimenta radialmente, atravessando o córtex para chegar ao xilema onde nele a o caminho da água deixa de ser radial para ser ascendente, um caminho mais simples que apresenta baixa resistência uma vez que não existem camadas a serem atravessadas como citoplasma e membranas. Nas folhas a água é puxada do xilema para as paredes celulares do mesofilo, e quando as folhas abrem seus estómatos para obter CO2 para a fotossíntese, o vapor de água difunde-se para fora delas causando a evaporação da água.
2.R.: 
3.R.: 
4.R.: pressão radicular ou pressão da raiz é uma certa pressão que ocorre no xilema, na zona da raiz das plantas, favorece a subida da seiva bruta, é possível observar pelos fenómenos de gutação quando a planta produz gotículas de água nas margens de suas folhas, e exsudação saída da seiva no caule após o corte. 
5.R: A humidade relativa do ar afecta inversamente a taxa de transpiração, quando a humidade relativa é muito baixa, a transpiração é elevada, enquanto que com uma alta humidade atmosférica observa-se baixa transpiração.

Continue navegando