Buscar

PCC 5° SEMESTRE_UNIP rascunho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA 
EDUCAÇÃO FÍSICA – BACHARELADO 
 
 
JÚLIA LOPES CRUZ  RA:2024230
  
 
 
 
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
5° SEMESTRE
 
 
 
 
 
PAULÍNIA 
2020 
 
	Este trabalho tem como objetivo transmitir conhecimentos estudados na disciplina de Medidas e Avaliações e as demais disciplinas do semestre, em especial, as disciplinas de cunho prático.
	
	Para realizar este trabalho foi convidado um adulto de sexo feminino, aonde foi mensurado seu IMC, sendo que seu peso é de 54 kg e sua altura de 1,72 m, o seu IMC obteve como resultado 18,2. De acordo com o resultado do IMC o adulto está abaixo do peso. Também foi mensurado seu RCQ ( relação Cintura-Quadril) , onde a cintura da participante é de 66 cm e o quadril 88 cm, sendo assim o resultado do RCQ é 0,75, dado esse resultado a adulto tem baixo risco de desenvolver doenças cardiovasculares, entretanto é importante manter o peso controlado com uma alimentação saudável e atividade física regular.
a) A utilização do IMC para um indivíduo de 25 anos que é jogador de Voleibol (atleta) há 10 anos, seria apropriada? Justifique.
	Ainda falando sobre IMC, mensura – lo em atleta de vólei de 25 anos não seria o ideal, pois o IMC não em uma avaliação aonde abrange todos compartimentos, como massa gorda, massa magra ou compartimento ósseo, sendo assim o IMC do atleta pode constar que está acima do peso, obeso etc, senso que se olharmos apenas a parte estética, observaremos que o atleta está saudável.
	
b) Caso você necessite avaliar a força e a flexibilidade de um grupo de atletas juvenis de Voleibol, quais testes poderiam ser indicados e por quê?
	Ao avaliar a flexibilidade de um grupo de atletas juvenis de voleibol, o teste mais indicado é o “ Teste de Sentar e Alcançar” proposto por Johnson e Nelson, pois é um teste para mensurar o nível de flexibilidade de membros inferiores e segundo Guedes & Guedes (1997) este teste tem uma maior aceitação pelo fato de envolver importantes grupos musculares. Para avaliar a força o teste a ser utilizado seria o que analisa a força dos membros inferiores através do teste de salto horizontal (TSH) correlacionado com o método dermatoglífico, protocolo proposto por Midlo.
c) Como ocorre a análise e o controle da sobrecarga durante os treinos de Voleibol? Utilize os conhecimentos adquiridos na disciplina Biomecânica Aplicada ao Esporte para responder a essa questão.
 	O voleibol é um esporte intenso, de maneira que, o corpo dos atletas está posto a prova a todo momento. Desse modo, faz-se necessário um preparo bastante intenso para que os atletas tenham de fato um bom desenvolvimento esportivo.  A sobrecarga pode ser notada pelo técnico através do desenvolvimento físico do atleta, de maneira que, o mesmo pareça desgastado, fazendo necessário um tratamento específico para o mesmo. Para o controle dessa sobrecarga segundo alguns autores deve-se levar em conta variáveis fisiológicas e mecânicas de controle de carga interna e externa, aspectos relacionados à biomecânica do salto e aterrissagem. Sendo assim, O aumento regular e progressivo da carga de trabalho é que possibilitar à almeja da melhoria no rendimento. Esta reação é, inicialmente, muito rápida, tornando- se mais lenta à medida que o indivíduo atinge níveis de performances cada vez maiores e melhores. A aplicação de uma nova carga de treinamento (aumento do peso utilizado) depender á da intensidade da carga anterior, do período de recuperação (anabolismo) e do período de restauração ampliada (supercompensação).

Continue navegando

Outros materiais