Buscar

avaliacao 1 pesquisa de mercado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Wendell Barboza Maciel (949173)
	Disciplina:
	Pesquisa de Mercado (ADM22)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637230) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	16853788
Parte superior do formulário
	1.
	O mercado é o local onde se encontram os consumidores, e todas as pessoas consumistas têm a necessidade de suprir seus desejos. Para que os interesses despertem nas pessoas, são usadas ações estratégicas voltadas às promoções, comunicação e incentivos de vendas. Estes recursos têm por finalidade criar a satisfação do consumidor. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Conceito de mercado.
	
	b) Conceito de pesquisa.
	
	c) Conceito de consumo.
	
	d) Conceito de marketing.
	 
	 
	2.
	Na era clássica, o conceito de mercado tinha o sentido de uma área restrita, ou seja, as pessoas trocavam as mercadorias por outros objetos ou por dinheiro. Com o decorrer do tempo, este conceito foi se alterando. O mercado passou de um local tradicional para um mercado mais abrangente, sendo ele local, regional, nacional e até mesmo internacional. O passar do tempo fez com que surgissem diferentes tipos de segmentos de mercados, conhecidos pelos consumidores como mercado consumidor, industrial, governamental e de serviço. Sobre o mercado consumidor e o mercado industrial, analise as sentenças a seguir:
I- O mercado consumidor é o que contribui para o desenvolvimento da produção.
II- O mercado industrial é o que utiliza as máquinas e as pessoas para a transformação da matéria-prima.
III- O mercado industrial utiliza os produtos e os serviços adquiridos para atender à comunidade.
IV- O mercado consumidor é responsável pela prestação de serviço ao consumidor.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
	3.
	Um exemplo de inclusão financeira é o modelo de transferência bancária desenvolvido no Quênia, com a participação da IBM Research Africa, um dos laboratórios de pesquisa nos países emergentes. As pessoas que trabalham nos centros urbanos daquele país enfrentavam grande dificuldade para enviar remessas de dinheiro a seus familiares da região rural devido à ausência de agências bancárias nas cidades do interior. Então, foi desenvolvida uma solução baseada na tecnologia USSD (unstructured supplementary service data), similar às mensagens SMS que são enviadas para celulares. De forma simplificada, a transação ocorre da seguinte forma: a pessoa compra de um agente créditos pré-pagos para celular na quantia da remessa que deseja enviar e, na sequência, seu familiar recebe um SMS com o valor do crédito. Ao receber a mensagem, ele procura outro agente em sua cidade para retirar em espécie o valor remetido. De que modo a tecnologia pode auxiliar na pesquisa de marketing? 
FONTE: Adaptado de Harvard Business Review - "Pesquisa em países emergentes: uma transformação socioeconômica por Ulisses Mello" em 3 de Fevereiro de 2016.  Disponível em: <http://hbrbr.uol.com.br/pesquisa-em-paises-emergentes-uma-transformacao-socioeconomica/>. Acesso em: 8 mar. 2018.
	
	a) A tecnologia auxilia na elaboração da pesquisa, especialmente, na etapa de redação do relatório parcial e final escrito sem que haja a necessidade do responsável pela pesquisa se manifestar e redigir as informações que serão utilizadas na apresentação oral dos resultados obtidos.
	
	b) A tecnologia possui ligação com os meios utilizados na execução de tarefas e inovação no contexto do planejamento e controle das funções estruturais dos programas e dos bancos de dados que auxiliam na elaboração das pesquisas de mercado.
	
	c) A tecnologia contribui para delimitar o tema da pesquisa cuja seleção ocorre por meio de um sorteio sobre os assuntos que estão circulando na mídia.
	
	d) A tecnologia pode ser representada pelas telecomunicações que auxiliam na realização e aplicação da entrevista em profundidade.
	 
	 
	4.
	A pesquisa de marketing faz parte de um sistema de informações que envolve processos, pessoas, equipamentos e análise de informações coletadas. Sobre o sistema, o qual a pesquisa de marketing faz parte, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Sistema de Informação Mecanizado.
	
	b) Sistema de Informação da Marca.
	
	c) Sistema de Informação de Marketing.
	
	d) Sistema de Informação Móvel.
	 
	 
	5.
	O comportamento do consumidor está diretamente relacionado com influências de diversas áreas do conhecimento, as quais podem ocorrer por fatores denominados de variáveis, são elas: demográficas, sociais, econômicas, naturais, políticas e tecnológicas. Sobre os itens que tratam das variáveis econômica e social, analise as sentenças a seguir:
I- Poder aquisitivo das pessoas.
II- Redução do IPI para linha branca.
III- A evolução do conhecimento humano.
IV- Mudança no estilo de vida dos indivíduos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças I e II estão corretas.
	
	d) As sentenças II e IV estão corretas.
	 
	 
	6.
	O mercado passou por uma grande evolução, pois, antigamente, tínhamos somente a prática conhecida como escambo, que era a troca de mercadoria por outras mercadorias. Atualmente, a realidade do mercado é totalmente diferente. Sobre o atual mercado, analise as sentenças a seguir:
I- Atualmente, o dinheiro é utilizado para o pagamento.
II- Houve um grande aumento na oferta de serviço.
III- O escambo era a única forma pagamento.
IV- Atualmente, a concorrência é maior no mercado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 
	 
	7.
	Todo produto apresenta um ciclo de vida que pode ser identificado por meio de quatro etapas ou fases. Essas etapas ou fases possibilitam a análise em relação à aceitação ou à rejeição do produto no mercado. São consideradas nessas etapas do ciclo de vida do produto, a introdução, o crescimento, a maturidade e o declínio. Sobre as etapas ou fases do ciclo de vida do produto, assinale a alternativa INCORRETA:
	
	a) A introdução é a fase em que os custos são relativamente elevados em decorrência dos investimentos em projetos, pesquisa de mercado, marketing etc. No entanto, sua lucratividade é mínima em razão do seu baixo volume de vendas.
	
	b) O Crescimento é a fase em que os custos começam a ser diluídos ou amortizados, a marca começa a ser conhecida e aceita pelos consumidores, possibilitando até a sua introdução em outros mercados.
	
	c) O Declínio é a fase em que o produto começa a apresentar um aumento significante nas vendas, as margens de lucros estabilizam-se e os investimentos são direcionados para a manutenção do produto.
	
	d) A maturidade é a fase em que há um tempo maior de permanência do produto no mercado, o que vai depender do ambiente favorável desse mercado, da capacidade da organização no que diz respeito ao atendimento aos clientes, da manutenção da qualidade etc.
	 
	 
	8.
	O produto, em seu ciclo de vida, passa por algumas alterações. Essas alterações podem ser conceituais, que ocorrem quando o produto não atende mais satisfatoriamente às necessidades do cliente, ou alterações físicas, que são feitas para acompanhar a evolução da tecnologia e satisfazer às necessidades e desejos dos consumidores. Com base nisto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta as quatro etapas do ciclo de vida de um produto:
	
	a) Produção, divulgação, comercialização e substituição.
	
	b) Criação, comercialização, divulgação e inovação.
	
	c) Produção, adaptação, aceitação e solidificação.
	
	d) Introdução, crescimento, maturidade e declínio.
	 
	 
	9.
	A troca é o ato de obter produto desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida. Para o potencial de troca existir,cinco condições devem ser satisfeitas. Sobre essas condições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cada uma das partes envolvidas.
(    ) Cada parte tem algo que pode ser de valor para a outra.
(    ) Cada parte tem capacidade de comunicação e entrega.
(    ) Cada parte é livre para aceitar ou rejeitar a oferta.
(    ) Cada parte acredita estar em condições de lidar com a outra.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V - F.
	
	b) F - F - F - F - F.
	
	c) V - V - V - V - V.
	
	d) F - V - V - V - V.
	 
	 
	10.
	O ambiente ou o local onde encontramos os consumidores é classificado como mercado, no qual são ofertados produtos e serviços para o consumo. Em uma pesquisa de mercado são coletadas informações para obter dados para o desenvolvimento futuro de um negócio. Para o alcance de um nível de satisfação numa pesquisa de mercado, será feita uma avaliação, a qual deverá ter um retorno financeiro para a empresa, além de se constituir como o agente responsável das informações do nível de satisfação do cliente contraídas através do consumo e criadas pelo mercado gerador. Este ciclo é um processo de planejamento, com o objetivo da colocação de um novo produto a ser consumido no mercado. Sobre o ciclo a que se refere a descrição apresentada, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Ciclo consumidor.
	
	b) Ciclo produtor.
	
	c) Ciclo contínuo.
	
	d) Ciclo coletor.
Parte inferior do formulário

Outros materiais