Buscar

trabalho de fermentação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE UBERABA 
 
 
 
 
METABOLISMO MICROBIANO E BIOMOLÉCULAS ENVOLVIDAS
 
 
 
AMANDA FONSECA DA SILVA
UBERABA
2020
1. INTRODUÇÃO
	As bactérias e microrganismos são vistos muitas vezes como vilões, na nossa saúde, quando esquecemos alguma comida na geladeira e diversas outras situações cotidianas que podem levar a um senso comum de que estas só servem para dificultar a nossa vida, mas oque deve ser levado em consideração é a importância destas na nossa vida e que é um elemento fundamental para o funcionamento do nosso corpo, remédios e drogas de ingestão de boa parte da população mundial além de ser uma matéria-prima para diversas comidas comuns que ingerimos diariamente.
Os microrganismos e bactérias foram os primeiros seres a serem criados na terra, desenvolvendo mais tarde para a diversidade de animais existentes na superfície terrestre. Assim como ela foi a primeira a ser formada no nosso planeta, os estudos sobre vida em outros planetas indicam que se este organismo for localizado existe então a possibilidade de desenvolvimento de outros seres vivos já que este também pode ser considerado como ser vivo.
Percebe-se então que este ser vivo não é tão simples como julgamos, sua diversidade é absurda e a complexidade com que este ser se desenvolve, se alimenta, se reproduz é uma área da microbiologia extensa e bastante inserta já que diariamente novos microrganismos são criados biologicamente e também desenvolvidos para algum fim a nosso favor.
Estudos indicam que o metabolismo microbiano é um conjunto de reações químicas que se processam em um organismo. Essa definição pode parecer simples, mas envolve um conjunto de conhecimentos que se abrem como se fosse um leque. As transformações energéticas processadas em neste organismo indicam que estas aconteceram inicialmente dentro de cada célula, individualizada. Alguns exemplos de reações químicas temos as que necessitam de receber energia (anabolismo), também chamadas na química de endotérmicas como a quimiossíntese e a fotossíntese; e as que liberam energia (catabolismo) chamadas de reações química exotérmicas como a respiração e a fermentação.
 O conjunto de reações que permitem a formação de moléculas de maior complexidade é denominado reações de síntese ou anabolismo. Quando as reações se processam na decomposição das estruturas mais complexas em novas mais simples são conhecidas como reações de degradação ou catabolismo.
1.1 Objetivo
Demonstrar de forma clara como funciona o metabolismo microbiano e as suas biomoléculas envolvidas.
2. DESENVOLVIMENTO
O processo de anabolismo e catabolismo microbiano baseia-se em na sintetização e degradação de proteínas, lipídios, carboidratos e ácidos nucleicos.
2.1 ANABOLISMO
É a sintetização das moléculas de ATP (Trifosfato de Adenosina).
O ATP é um composto simples que armazena em suas ligações fosfato, parte da energia desprendida pelas reações exotérmicas e tem a capacidade de liberar, por hidrólise, essa energia armazenada para promover reações endotérmicas. 
 	
2.2 CATABOLISMO
Referencia Bibliografica
FOUST, WENZEL, CLUMP, MAUS, ANDERSEN – Princípios das operações unitárias, 2ª Edição, LTC - Rio de Janeiro 1982.

Continue navegando