Buscar

OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA

Prévia do material em texto

SDE0914 - Introdução à Psicologia
 
OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA: O HOMEM
Introdução à Psicologia
AULA 11
Objetivos:
Apresentar os fatores que caracterizam o ser humano.
Introdução à Psicologia
AULA 11
O homem é um ser sócio-histórico
O que a natureza (o biológico) dá ao homem quando ele nasce não basta, porém, para garantir sua vida em sociedade. 
Ele precisa adquirir, várias aptidões, aprender as formas de satisfazer as necessidades, apropriar-se, enfim, do que a sociedade humana criou no decurso de seu desenvolvimento histórico.
Introdução à Psicologia
AULA 11
As condições biológicas permitem ao homem apropriar-se da cultura e formar as capacidades e funções psíquicas. A única aptidão inata no homem é a aptidão para a formação de outras aptidões.
Essas aptidões se formarão a partir do contato com o mundo dos objetos e com fenômenos da realidade objetiva, resultado da experiência sócio-histórica da humanidade. É o mundo da ciência, da arte, dos instrumentos, da tecnologia, dos conceitos e ideais. Para se apropriar desse mundo, o homem desenvolve atividades que reproduzem os traços essenciais da atividade acumulada e cristalizada nesses produtos da cultura.Os instrumentos humanos levam em si os traços característicos da criação humana. Estão neles fixadas as operações de trabalho historicamente elaboradas.
Concepção do Curso de Psicologia
Introdução à Psicologia
AULA 11
A assimilação pelo homem de sua cultura é um processo de reprodução no indivíduo das propriedades e aptidões historicamente formadas pela espécie humana. A criança, colocada diante do mundo dos objetos humanos, deve agir adequadamente nesse mundo para se apropriar da cultura, isto é, deve aprender a utilizar os objetos. Torna-se, então, condição fundamental para que isso ocorra, que as relações do indivíduo com o mundo dos objetos sejam mediadas pelas relações com os outros indivíduos. A criança é introduzida no mundo da cultura por outros indivíduos, que a guiam nesse mundo.
Concepção do Curso de Psicologia
Introdução à Psicologia
AULA 11
O que caracteriza o humano?            
O trabalho humano está subordinado à vontade e ao pensamento conceitual.
Para que o instrumento seja considerado um instrumento de trabalho, é necessário que a sua representação na mente seja conceitualizada e, desta maneira,  transforme-se em um primeiro dado de consciência. 
O HOMEM TRABALHA E UTILIZA INSTRUMENTOS
Introdução à Psicologia
AULA 11
O HOMEM CRIA E UTILIZA A LINGUAGEM 
Para o psicólogo Alexis Leontiev, a linguagem é o elemento concreto que permite ao homem ter consciência das coisas. Mas, para chegar até a linguagem, houve alguns antecedentes. Se raciocinarmos em termos evolutivos (teoria evolucionista de Darwin), o homem teve sua origem a partir de um antropóide. 
O instrumento de trabalho induz o aparecimento da consciência (isso ocorre de forma concomitante) e cria as  condições para o surgimento da linguagem — três condições que impulsionam o desenvolvimento humano.
Introdução à Psicologia
AULA 11
O HOMEM COMPREENDE O MUNDO AO SEU REDOR 
Quando percebemos algo, refletimos esse real na forma de imagem em nosso pensamento. Muitos animais apresentam essa possibilidade. Mas nós, homens, compreendemos — relacionando e conceituando — o que está a nossa volta. 
A consciência reflete o mundo objetivo. É a construção, no nível subjetivo, da realidade objetiva. Sua formação se deve ao trabalho e às relações sociais surgidas entre os homens no decorrer da produção dos meios necessários para a vida.
Introdução à Psicologia
AULA 11
As propriedades que fazem do homem um ser particular, que fazem deste animal um ser humano, são um suporte biológico específico, o trabalho e os instrumentos, a linguagem, as relações sociais e uma subjetividade caracterizada pela consciência e identidade, pelos sentimentos e emoções e pelo inconsciente. Com isso, queremos dizer que o humano é determinado por todos esses elementos. Ele é multideterminado.
Introdução à Psicologia
AULA 11
AVANCE PARA FINALIZAR A APRESENTAÇÃO.
Introdução à Psicologia
AULA 11

Continue navegando

Outros materiais