A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
auditoria exercícios

Pré-visualização | Página 1 de 2

AUDITORIA (MARISSOL)
1 - A realidade que se apresenta para a Auditoria Independente no Brasil é a de mercado ainda restrito e altamente competitivo; de uma imagem ainda em recuperação junto à sociedade, diante de uma fase de desgaste capitaneada pela mídia, do hiato entre as expectativas de auditores e usuários, bem como da relação entre o modelo contábil brasileiro e o padrão de auditoria praticado (Carvalho, Pinho; 2004). Assinale a alternativa INCORRETA:
(B) Embora a satisfação das expectativas dos clientes, em relação à qualidade do serviço, agregue valor, esses não se ressentem de atenção por parte dos profissionais liberais quanto às necessidades que extrapolam as relacionadas ao processo de trabalho. 
(Diante do artigo "AUDITORIA: INDEPENDÊNCIA, ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS E SATISFAÇÃO DO CLIENTE – Um estudo exploratório sobre a Região Nordeste", Nota-se, um certo avanço alcançado pelas auditorias internas em termos de resposta às necessidades dos auditados, as quais não passam necessariamente pelos modelos contábeis tradicionais moldados sob a égide de visão do passado, como objetivo geral analisar a postura da Auditoria Independente diante da necessidade de agregação de valor para o Cliente e a perspectiva de perda da independência, na perspectiva dos profissionais que atuam na região Nordeste, portanto a alternativa B não se enquadra a resposta correta.)
2 - A auditoria independente é uma atividade que utilizando-se de procedimentos técnicos específicos tem a finalidade de atestar a adequação de um ato ou fato com o fim de imprimir-lhe características de confiabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
(E) A auditoria independente é uma profissão que exige nível técnico com registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC de sua região.
A auditoria independente é uma profissão que exige nível superior e é atribuição exclusiva de bacharel em Ciências Contábeis com registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC de sua região.
3 - Em se tratando de uma economia de mercado, os profissionais de auditoria independente, denominados auditores independentes ou auditores externos, têm um papel fundamental no funcionamento do sistema econômico, vis-à-vis a influência que seu trabalho pode exercer sobre as decisões de investimento, de financiamento e, de um modo geral, no comportamento dos agentes econômicos. Essa influência decorre da tarefa de revisão das demonstrações contábeis das entidades auditadas e na emissão de uma opinião técnica e isenta sobre as mesmas, propiciando uma maior confiança e credibilidade no funcionamento do mercado de capitais e contribuindo para consecução do objetivo de uma eficiente alocação de recursos na economia. Assinale a alternativa INCORRETA:
( C) Assim, desempenhando a função de agente parcial na execução de seus trabalhos, embora contratados pelos administradores da entidade auditada, os auditores independentes devem se reportar não só a estes, mas, principalmente, atuar como agente que se reporta ao mercado, ou seja, tendo plena consciência de seu papel como guardião dos interesses dos demais participantes desse mercado.
Assim, desempenhando a função de agente NEUTRO E IMparcial na execução de seus trabalhos, embora contratados pelos administradores da entidade auditada, os auditores independentes devem se reportar não só a estes, mas, principalmente, atuar como agente que se reporta ao mercado, ou seja, tendo plena consciência de seu papel como guardião dos interesses dos demais participantes desse mercado.
4 - Segundo Donabedian (1980) qualidade é o cumprimento de requisitos básicos de segurança e processos, garantindo a conformidade do atendimento. Assianle a alternativa INCORRETA:
(B) A auditoria de avaliação dos serviços de saúde é um instrumento fraco para as operadoras de planos de saúde avaliarem a qualidade dos serviços oferecidos para os seus usuários, além de disponibilizar informações que instrumentalizarão o setor de credenciamento a realizar comparativos de qualidade e perfil dos prestadores, ganhando maior poder de negociação e auxiliando no encaminhamento da clientela, permitindo oferecer aos clientes um atendimento diferenciado e específico para a sua necessidade
 A auditoria de avaliação dos serviços de saúde é um instrumento FORTE para as operadoras de planos de saúde avaliarem a qualidade dos serviços oferecidos para os seus usuários, além de disponibilizar informações que instrumentalizarão o setor de credenciamento a realizar comparativos de qualidade e perfil dos prestadores, ganhando maior poder de negociação e auxiliando no encaminhamento da clientela, permitindo oferecer aos clientes um atendimento diferenciado e específico para a sua necessidade. 
5- Para Nogueira (1999) a qualidade deixou de ser um pré-requisito opcional, mas é um requisito obrigatório de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. Assianle a alternativa INCORRETA:
(C ) A melhor forma de iniciar a implantação da filosofia da qualidade é esquadrinhar a história institucional a fim de realizar um trabalho de fundo, a longo prazo e, como afirma o famoso provérbio: “Quem não aprende com o passado, com os erros do passado, está condenado a repeti-los”. Assim a “qualidade possibilitará a baixa produtividade e preparará a inflexibilidade”.
A melhor forma de iniciar a implantação da filosofia da qualidade é esquadrinhar a história institucional a fim de realizar um trabalho de fundo, a longo prazo e, como afirma o famoso provérbio: Quem não aprende com o passado, com os erros do passado, está condenado a repeti-los. Assim a qualidade possibilitará a baixa ALTA produtividade e preparará a inflexibilidade FLEXIBILIDADE.
6 - O objetivo da avaliação da qualidade é determinar o grau de sucesso das profissões relacionadas com a saúde, em se autogovernarem, de modo a impedir a exploração ou a incompetência, e o objetivo da monitorização da qualidade é exercer vigilância contínua, de tal forma que desvios dos padrões possam ser precocemente detectados e corrigidos. Assinale a alternativa INCORRETA:
(B) A avaliação de processo descreve as atividades do serviço de atenção médica. Esse tipo de avaliação está orientado, principalmente, para a análise da competência médica no tratamento dos problemas de saúde, isto é, o que é feito para o paciente com respeito à sua doença ou complicação particular. A avaliação do processo não faz comparações dos procedimentos empregados com os estabelecimentos como normas pelos próprios profissionais de saúde
A avaliação de processo descreve as atividades do serviço de atenção médica. Esse tipo de avaliação está orientado, principalmente, para a análise da competência médica no tratamento dos problemas de saúde, isto é, o que é feito para o paciente com respeito à sua doença ou complicação particular. A avaliação do processo não faz comparações dos procedimentos empregados com os estabelecimentos como normas pelos próprios profissionais de saúde. CORRETA: FAZ COMPARAÇÕES
7 - Ao falar sobre a evolução da história da qualidade na saúde, não podemos deixar de nos referir aos trabalhos da pioneira Florence Nightingale (1820-1910), enfermeira inglesa que implantou o primeiro modelo de melhoria contínua da qualidade em saúde em 1854, durante a Guerra da Criméia. Tal fato se demonstra através de:
(A) Dados estatísticos e gráficos, as taxas de mortalidade foram reduzidas de 40% para 2% em apenas 6 meses, fato que só pode ser conseguido com a implantação de rígidos padrões sanitários e de uma revolução no atendimento e nos cuidados de enfermagem estabelecidos
 Diante dos fatos referente a evolução da historia da qualidade na saúde, é a alternativa que se enquadra exatamente com oque se refere na pergunta.
8 - Segundo a Lei n. 7.498/86, art. 11, inciso I, alínea h, e Decreto n. 94.406/87, que regulamenta a lei, cabe ao enfermeiro privativamente a consultoria, a auditoria e a emissão de parecer sobre matéria de enfermagem (artigo 8º, inciso I, alínea d do Decreto) (COREN, 2003). A auditoria de enfermagem pode ser realizada em hospitais,