Buscar

auditoria exercícios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AUDITORIA (MARISSOL)
1 - A realidade que se apresenta para a Auditoria Independente no Brasil é a de mercado ainda restrito e altamente competitivo; de uma imagem ainda em recuperação junto à sociedade, diante de uma fase de desgaste capitaneada pela mídia, do hiato entre as expectativas de auditores e usuários, bem como da relação entre o modelo contábil brasileiro e o padrão de auditoria praticado (Carvalho, Pinho; 2004). Assinale a alternativa INCORRETA:
(B) Embora a satisfação das expectativas dos clientes, em relação à qualidade do serviço, agregue valor, esses não se ressentem de atenção por parte dos profissionais liberais quanto às necessidades que extrapolam as relacionadas ao processo de trabalho. 
(Diante do artigo "AUDITORIA: INDEPENDÊNCIA, ESTRATÉGIAS MERCADOLÓGICAS E SATISFAÇÃO DO CLIENTE – Um estudo exploratório sobre a Região Nordeste", Nota-se, um certo avanço alcançado pelas auditorias internas em termos de resposta às necessidades dos auditados, as quais não passam necessariamente pelos modelos contábeis tradicionais moldados sob a égide de visão do passado, como objetivo geral analisar a postura da Auditoria Independente diante da necessidade de agregação de valor para o Cliente e a perspectiva de perda da independência, na perspectiva dos profissionais que atuam na região Nordeste, portanto a alternativa B não se enquadra a resposta correta.)
2 - A auditoria independente é uma atividade que utilizando-se de procedimentos técnicos específicos tem a finalidade de atestar a adequação de um ato ou fato com o fim de imprimir-lhe características de confiabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:
(E) A auditoria independente é uma profissão que exige nível técnico com registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC de sua região.
A auditoria independente é uma profissão que exige nível superior e é atribuição exclusiva de bacharel em Ciências Contábeis com registro no Conselho Regional de Contabilidade - CRC de sua região.
3 - Em se tratando de uma economia de mercado, os profissionais de auditoria independente, denominados auditores independentes ou auditores externos, têm um papel fundamental no funcionamento do sistema econômico, vis-à-vis a influência que seu trabalho pode exercer sobre as decisões de investimento, de financiamento e, de um modo geral, no comportamento dos agentes econômicos. Essa influência decorre da tarefa de revisão das demonstrações contábeis das entidades auditadas e na emissão de uma opinião técnica e isenta sobre as mesmas, propiciando uma maior confiança e credibilidade no funcionamento do mercado de capitais e contribuindo para consecução do objetivo de uma eficiente alocação de recursos na economia. Assinale a alternativa INCORRETA:
( C) Assim, desempenhando a função de agente parcial na execução de seus trabalhos, embora contratados pelos administradores da entidade auditada, os auditores independentes devem se reportar não só a estes, mas, principalmente, atuar como agente que se reporta ao mercado, ou seja, tendo plena consciência de seu papel como guardião dos interesses dos demais participantes desse mercado.
Assim, desempenhando a função de agente NEUTRO E IMparcial na execução de seus trabalhos, embora contratados pelos administradores da entidade auditada, os auditores independentes devem se reportar não só a estes, mas, principalmente, atuar como agente que se reporta ao mercado, ou seja, tendo plena consciência de seu papel como guardião dos interesses dos demais participantes desse mercado.
4 - Segundo Donabedian (1980) qualidade é o cumprimento de requisitos básicos de segurança e processos, garantindo a conformidade do atendimento. Assianle a alternativa INCORRETA:
(B) A auditoria de avaliação dos serviços de saúde é um instrumento fraco para as operadoras de planos de saúde avaliarem a qualidade dos serviços oferecidos para os seus usuários, além de disponibilizar informações que instrumentalizarão o setor de credenciamento a realizar comparativos de qualidade e perfil dos prestadores, ganhando maior poder de negociação e auxiliando no encaminhamento da clientela, permitindo oferecer aos clientes um atendimento diferenciado e específico para a sua necessidade
 A auditoria de avaliação dos serviços de saúde é um instrumento FORTE para as operadoras de planos de saúde avaliarem a qualidade dos serviços oferecidos para os seus usuários, além de disponibilizar informações que instrumentalizarão o setor de credenciamento a realizar comparativos de qualidade e perfil dos prestadores, ganhando maior poder de negociação e auxiliando no encaminhamento da clientela, permitindo oferecer aos clientes um atendimento diferenciado e específico para a sua necessidade. 
5- Para Nogueira (1999) a qualidade deixou de ser um pré-requisito opcional, mas é um requisito obrigatório de sobrevivência em um mercado cada vez mais competitivo. Assianle a alternativa INCORRETA:
(C ) A melhor forma de iniciar a implantação da filosofia da qualidade é esquadrinhar a história institucional a fim de realizar um trabalho de fundo, a longo prazo e, como afirma o famoso provérbio: “Quem não aprende com o passado, com os erros do passado, está condenado a repeti-los”. Assim a “qualidade possibilitará a baixa produtividade e preparará a inflexibilidade”.
A melhor forma de iniciar a implantação da filosofia da qualidade é esquadrinhar a história institucional a fim de realizar um trabalho de fundo, a longo prazo e, como afirma o famoso provérbio: Quem não aprende com o passado, com os erros do passado, está condenado a repeti-los. Assim a qualidade possibilitará a baixa ALTA produtividade e preparará a inflexibilidade FLEXIBILIDADE.
6 - O objetivo da avaliação da qualidade é determinar o grau de sucesso das profissões relacionadas com a saúde, em se autogovernarem, de modo a impedir a exploração ou a incompetência, e o objetivo da monitorização da qualidade é exercer vigilância contínua, de tal forma que desvios dos padrões possam ser precocemente detectados e corrigidos. Assinale a alternativa INCORRETA:
(B) A avaliação de processo descreve as atividades do serviço de atenção médica. Esse tipo de avaliação está orientado, principalmente, para a análise da competência médica no tratamento dos problemas de saúde, isto é, o que é feito para o paciente com respeito à sua doença ou complicação particular. A avaliação do processo não faz comparações dos procedimentos empregados com os estabelecimentos como normas pelos próprios profissionais de saúde
A avaliação de processo descreve as atividades do serviço de atenção médica. Esse tipo de avaliação está orientado, principalmente, para a análise da competência médica no tratamento dos problemas de saúde, isto é, o que é feito para o paciente com respeito à sua doença ou complicação particular. A avaliação do processo não faz comparações dos procedimentos empregados com os estabelecimentos como normas pelos próprios profissionais de saúde. CORRETA: FAZ COMPARAÇÕES
7 - Ao falar sobre a evolução da história da qualidade na saúde, não podemos deixar de nos referir aos trabalhos da pioneira Florence Nightingale (1820-1910), enfermeira inglesa que implantou o primeiro modelo de melhoria contínua da qualidade em saúde em 1854, durante a Guerra da Criméia. Tal fato se demonstra através de:
(A) Dados estatísticos e gráficos, as taxas de mortalidade foram reduzidas de 40% para 2% em apenas 6 meses, fato que só pode ser conseguido com a implantação de rígidos padrões sanitários e de uma revolução no atendimento e nos cuidados de enfermagem estabelecidos
 Diante dos fatos referente a evolução da historia da qualidade na saúde, é a alternativa que se enquadra exatamente com oque se refere na pergunta.
8 - Segundo a Lei n. 7.498/86, art. 11, inciso I, alínea h, e Decreto n. 94.406/87, que regulamenta a lei, cabe ao enfermeiro privativamente a consultoria, a auditoria e a emissão de parecer sobre matéria de enfermagem (artigo 8º, inciso I, alínea d do Decreto) (COREN, 2003). A auditoria de enfermagem pode ser realizada em hospitais,clínicas, ambulatórios, home care e operadoras de planos de saúde. Indique a Afirmativa INCORRETA
(C ) Externa por meio de análise dos prontuários comparando com a condição clínica do paciente
Externa por meio de análise dos prontuários comparando com a condição clínica do pacienteAssim as anotações de enfermagem têm valor como fonte de investigação, instrumento de educação e documento legal. Desta forma, os registros podem servir como um dos meios para avaliação da assistência de enfermagem prestada ao paciente, bem como da qualidade das anotações elaboradas pela equipe de enfermagem.
9 - A auditoria dentro desse contexto hospitalar emerge como um instrumento essencial ao controle adequado às necessidades de gerenciamento das informações do ambiente hospitalar, garantindo a manutenção da qualidade de seus processos. Quanto ao seu posicionamento profissional, o auditor baseia-se em princípios tais como:
Assinale a alternativa incorreta:
I) Soberania: proteger os interesses da sociedade, respeitar as normas de condutas ético-profissionais.
II) Cautela e zelo profissional: na elaboração de seus relatórios, na emissão de sua opinião, bom senso em seus atos decisórios, cumprindo a lei.
III) Objetividade: o auditor deve se abster de intervir nos casos em que há conflitos de interesses que possam influenciar a absoluta isenção do seu julgamento.
IV) Independência: o auditor no exercício de sua atividade deve manter uma atitude de independência que assegure a imparcialidade do seu julgamento.
(B) Somente a alternativa III está incorreta
O auditor tem caráter de assessoramento, ou seja, sua função é a de intervir em interesses que traduzem a prestação de serviços em saúde. Dessa forma, sua atuação objetiva limita-se a exercer a parametrização de padrões estabelecidos e prestados, demais situações que possam gerar interesses pessoais e que não sejam de sua competência o auditor dever se abster, ou seja, não se envolver.
10 - Julgue as afirmativas a seguir acerca do Decreto nº 7.508 de 28 de junho de 2011.
I. Este decreto regulamenta a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, para dispor sobre a organização do SUS, o planejamento da Rede de Atenção Básica, a assistência à saúde e a articulação interfederativa.
II. Este decreto define Região de Saúde como espaço geográfico contínuo constituído por agrupamentos de municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas, sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde.
III. Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde é um acordo firmado entre entes federativos com a finalidade de organizar e integrar as ações e serviços de saúde na rede regionalizada e hierarquizada, com definição de responsabilidades, indicadores e metas de saúde, critérios de avaliação de desempenho, recursos financeiros que serão disponibilizados, forma de controle e fiscalização de sua execução e demais elementos necessários à implementação integrada das ações e serviços de saúde.
IV. Rede de Atenção à Saúde é um conjunto de ações e serviços de saúde distribuídos em níveis de complexidade crescente, em forma piramidal, sendo que a atenção básica fica na base da pirâmide e acima os níveis secundário e terciário respectivamente.
V. São portas de entrada aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços: de atenção primária, de atenção de urgência e emergência e de atenção psicossocial.
(D) Somente as afirmativas I, II, III e IV são corretas
Art. 9º São Portas de Entrada às ações e aos serviços de saúde nas Redes de Atenção à Saúde os serviços: I - de atenção primária; II - de atenção de urgência e emergência; III - de atenção psicossocial; e IV - especiais de acesso aberto.
11 - De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, NÃO se constitui como objetivo ou atribuição do Sistema Único de Saúde (SUS):
(D) A manutenção do sigilo das informações de saúde obtidas por meio das notificações.
De acordo com a Lei Orgânica da saúde a manutenção do sigilo das informações de saúde obtidas por meio das notificações, não se constitui como objetivo ou atribuição do SUS.
12 - A finalidade da auditoria de sistemas de saúde, de acordo com o ParticipaSus, é: 
(D) Fortalecer o SUS, contribuindo para a alocação e utilização adequada dos recursos, a garantia do acesso e a qualidade da atenção à saúde oferecida aos cidadãos. 
O sus deverá ter na auditoria uma ferramenta para a gestão dos processos averiguando os resultados da assistência, para a redução de custos e melhoria da qualidade.
13 - As afirmações abaixo se referem às características que devem ser examinadas para o alcance dos propósitos da auditoria. Analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. Eficiência, eficácia e economicidade do desempenho e da utilização dos recursos, dos procedimentos e métodos para salvaguarda dos ativos e a comprovação de sua existência, assim como a exatidão dos ativos e passivos.
II. Integridade e confiabilidade dos sistemas estabelecidos para assegurar a observância de políticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos e de sua efetiva utilização.
III. Adequação e eficácia dos controles, integridade e confiabilidade das informações e registros.
IV. Compatibilidade das operações e programas com os objetivos, planos e meios de execução estabelecidos.
(A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas
 Todas as características para o alcance dos propósitos da auditoria citadas estão corretas.
14 – tentei B e C errado

Outros materiais