Buscar

Esteatose Hepática: Causas e Características

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1-No etilismo há um aumento de radicais livres, acetaldeído e acetil Coa e redução de NAD.Os radicais livres e um fator determinante para a causa de lesão mitocondrial além de interferirem no transporte de lipoproteínas no citosol por afetarem micro túbulos e micro filamentos. O excesso de acetil-Coa induz a síntese de ácidos graxos que se acumulam na célula, o NAD e necessário para oxidação de lipídeos e em falta os lipídeos se acumulam. Quando há desnutrição concomitante ao alcoolismo, a menor disponibilidade de proteínas que resulta na diminuição da formação de lipoproteínas, dessa forma prejudica a eliminação de gordura dos hepatócitos.
2-A esteatose e muito comum na obesidade que acomete uma grande parte da população. A obesidade deve se pelo fato da ingestão excessiva de carboidratos e lipídeos e principalmente o sedentarismo. Frente a ingestão excessiva de energia o organismo acaba armazenando a gordura no tecido adiposo . A adaptação depende do padrão energético de cada indivíduo por esse motivo uma dieta rica em calorias leva a obesidade em diferentes tipos de pessoas.
3-Apresentam esteatose hepática macrogoticular difusa. Observa-se distribuição diferente dos vacúolos lipídicos nos hepatócitos, pois os vacúolos apresentam forma arredondada e tamanho variável, enquanto os vacúolos maiores se formam por confluência dos menores. Entretanto quando são volumosos deslocam o núcleo e citoplasma do hepatócito para a periferia porque sendo os lipídeos no caso triglicerídeos insolúveis em agua não se misturam com o citoplasma. As principais causas de esteatose hepática na prática clínica são a desnutrição e o alcoolismo crônico. Nesta lâmina de fígado com esteatose não há corpúsculos hialinos de Mallory nem cirrose.

Outros materiais