Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2 pronto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2/2
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Semestre: 1º 
Disciplina: Políticas de Negociação
Professor: Marcelo Ioris Koche
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8
OBS: Nas questões dissertativas, caso detectado qualquer tipo de cópia a prova será zerada, independente que fez e de quem colou.
01. Quando é preciso concentrar e tentar descobrir os desejos subjacentes do outro, observando o sujeito em questão, incluindo os aspectos linguísticos e não-verbais, sobretudo, os emocionais que são elementos diferenciadores. De qual procedimento está sendo empregado ao negociador? (1,0 ponto)
a) Colocando-se no lugar do outro b) Apresentando uma proposta alternativa c) Cuidando para aumentar o poder da credibilidade d) Concentrando-se no processo de negociação
02. É o critério pelo qual a justiça de um possível acordo pode ser aferida. De qual elemento-chave de uma negociação está sendo tratado no enunciado: (1,0 ponto)
a) Alternativa b) Legitimidade c) Compromisso d) Opção
03. A estratégia de negociação é o “plano de ação”, competitivo ou cooperativo, que se segue para atingir os objetivos planejados previamente. Dentro desse plano, são escolhidas as táticas específicas, a fim de realizar a estratégia. Para Mnookin (1997), existem de modo geral algumas estratégias importantes que podem ser utilizadas em uma negociação, ou seja: (1,0 ponto)
 I. Fazer concessões: corresponde minimizar as perspectivas em relação aos objetivos, demandas ou ofertas a partir de um planejamento estratégico; II. Disputar: tentar convencer a outra parte a fazer concessões ou resistir às tentativas da outra parte em obter concessões; para tanto podem ser utilizadas ameaças ou a imposição em uma posição; III. Resolução de problemas: tentar dilatar ou localizar alternativas que atendam ambas as partes, utilizando o processo de audição ativa e fornecendo informações sobre as próprias prioridades dentro dos tópicos críticos em discussão; IV. Inação: não fazer nada ou fazer o mínimo possível numa negociação; V. Afastamento: ausentar-se da negociação.
É CORRETO apenas o que se afirma em: 
a) I e II. b) I, III e IV. c) II, III e V. d) I, II, III, IV e V. e) Nenhuma das Alternativas.
04. A negociação coletiva tem se revelado mais célere e adequada para que empregadores e trabalhadores, por meio de seus sindicatos, regulem suas relações de trabalho, de acordo com suas realidades e necessidades. Apesar disso, a tutela legal tem prevalecido sobre a tutela sindical. Com frequência, o Poder Judiciário tem afastado a validade de diversas negociações, coletivas, limitando a efetividade de convenções e acordos coletivos de trabalho, o que implica constante insegurança jurídica e gera problemas para empresas e trabalhadores. 
Segundo a CNI (2012), o processo de negociação é entendido como a auto composição de interesses entre a força laboral e a que detém o poder de gerar trabalho, estimulando à normatização do processo destinada a estabelecer direitos e deveres entre as partes envolvidas no contrato individual de trabalho. Mais uma vez o confronto se estabelece ao “jogo de interesses” onde uma das partes, na tentativa de ter melhor vantagem, impõe suas regras e, de outro lado, em desvantagem, aceita as condições impostas na busca de “sobrevivência”. Como você percebe essas influências nas relações de trabalho individuais e coletivas? Desenvolva sua resposta em um texto dissertativo. (mínimo 4 linhas e máximo 10 linhas) (2,5 pontos)
As relações coletivas têm os sindicatos representando todos os colaboradores é mais ágil, ocorre de forma homogênea, a categoria vota as pautas de negociação levando ao resultado pela maioria, a vantagem que dessa forma o funcionário não precisa se indispor individualmente junto ao empregador. Apesar de todos os prós e contras vejo como um avanço pois fortalece o lado mais fraco que são os empregados e facilita as negociações principalmente em grandes empresas. Eventualmente os TRTs invalidam os acordos feitos através do sindicato de patrões e empregados, porém ainda é a forma mais prática e favorável para ambas as partes. A relação individual pode gerar mais insegurança jurídica pois o patrão impõe os desejos sem se preocupar com a legalidade, já o empregado aceita para ter uma renda e se sujeita as condições não legais por isso que muitos após saírem do emprego exigem os seus direitos trabalhistas. 
05. Todos os dias somos induzidos a estabelecer um processo de negociação, seja naquelas ações mais simples como nas mais complexas, na maioria das vezes temos resultados satisfatórios. Dessa forma, a negociação é necessária quando duas ou mais pessoas/instituições se defrontam com diferenças de objetivo ou ponto de vista. Dessa forma, como você compreende que deve ocorrer uma negociação bem-sucedida? Desenvolva sua resposta em um texto dissertativo. (mínimo 4 linhas e máximo 10 linhas) (2,0 pontos)
Para uma negociação bem-sucedida é preciso ser gentil, atencioso, observar e verificar os desejos que o outro tem, a linguagem corporal fala muito e demonstra o que está sentindo. Se a negociação ficar complicado é importante pausar para que respire e acalme os ânimos, esse intervalo é importante para dar tempo para pensar em outras propostas e mudar o rumo para um possível acordo. O negociador precisa ser envolvente, transmitir confiança, credibilidade e persistência para apresentar a melhor proposta e fazer que o outro sinta estar fazendo um ótimo negócio. Pois uma boa negociação gera outros negócios e a fidelização do cliente.
06. A ética tem como função específica realizar a abordagem científica dos problemas morais que ainda está muito longe de ser satisfatória, e ante as dificuldades para alcançá-las, continuam se beneficiando de éticas especulativas tradicionais e as atuais de inspiração positivistas. Para Mello (2007), a ética é um assunto que surgiu no mundo há séculos para direcionar comportamentos humanos, e há uma grande preocupação quanto à ética nas negociações. Nesse sentido responda a seguinte pergunta: é permitido mentir durante uma negociação ou isso é uma atitude não ética? Descreva sua resposta em um texto dissertativo citando, inclusive, algum exemplo do cotidiano. (mínimo 4 linhas e máximo 10 linhas)(2,5 pontos)
Conforme Donaldson enfatiza ainda sobre a necessidade de valorizar a integridade pessoal, honestidade e confiabilidade nas negociações, tais como as suas dicas, entre elas: siga as regras sociais; cumpra os acordos; nunca minta. Ética está ligada ao que é justo e bom, e não existe negociador meio-ético, pois se é ou não. Então não é correto mentir durante uma negociação pois isso fere a função ética.
Uma entrevista de trabalho oferece uma comissão de 10% sob a venda e mais benefícios, porém após contratado avisa que as comissões e os benefícios serão pagos somente no final do período de experiência.

Continue navegando