Buscar

Prévia do material em texto

Prof. Jonathas Eduardo Luna Malta
FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO FUTEBOL E FUTSAL
ORIGEM DO FUTEBOL
Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.
CHINA
Por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.
A bola era de pele de animal recheada com ferragens. Informações mais precisas 
revelam que na China, por volta de dois mil e trezentos anos atrás, jogava-se o 
TSU CHU, palavra chinesa que significa “golpe na bola com o pé”
ORIGEM DO FUTEBOL
JAPÃO
Foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.
GRÉCIA E ROMA
Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C. que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores. Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta, chamado Harpastum.
ORIGEM DO FUTEBOL
IDADE MÉDIA
Relatos indicam a presença de outro jogo, com 27 jogadores, com funções distintas: corredores, atacantes, sacadores e defensores. O Soule, como era chamado, era disputado na França durante a Idade Média. O esporte tinha regras bem violentas, visto que era uma variação do Harpastum dos romanos. O novo modelo de um "suposto futebol" tinha como regras válidas os socos, pontapés, rasteiras e golpes violentos diversos. Era uma disputa que agradava a aristocracia, mas a realeza francesa gostava e o Rei Henrique II apoiava a prática.
ITÁLIA
Surgiu na cidade de Florença, outro jogo chamado Gioco del Calcio ou Calcio Fiorentino. Estabelecido na cidade italiana, o esporte tinha aspectos do Soule, violento como ele e contava com a participação de 27 jogadores. Era praticado em praças, onde em cada extremidade tinha dois postes paralelos e o objetivo era levar a bola até esses postes. disputou-se a primeira partida em 17 de fevereiro de 1529. Vinte e sete jogadores atuavam em cada time, com camisas brancas ou verdes. Afirma-se que a peleja foi a forma encontrada por dois grupos políticos rivais para solucionar suas diferenças políticas.
ORIGEM DO FUTEBOL
CHEGADA A INGLATERRA
O Gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. O jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. 
Em 1848, quando na Universidade de Cambridge, Henry de Winton e John Charles Thring convocaram membros de outras escolas para regulamentar um código de regras, o Código Cambridge. As regras tinham uma semelhança significativa com relação as regras do futebol atual. Talvez o mais importante de todos foi a limitação das mãos para tocar a bola, passando a responsabilidade de mover a mesma aos pés. O objetivo do jogo era fazer passar uma bola entre dois postes verticais e debaixo de uma fita que os unia, ato chamado golo, e a equipe que marcava mais golos era a vencedora. 
ORIGEM DO FUTEBOL
CHEGADA A INGLATERRA
Em 26 de outubro de 1863, é considerado por muitos como o dia do nascimento do futebol moderno. Nesse dia, Ebenezer Cobb Morley iniciou uma série de seis reuniões entre 12 clubes de distintas escolas londrinas na Taberna Freemason's, com o objetivo de criar um regulamento de futebol universal e definitivo, que tivesse a aceitação da maioria. Concluídas as reuniões, em 8 de dezembro, onze dos doze clubes chegaram a um consenso para estabelecer 14 regras do novo regulamento, o qual recebeu o nome de association football, para diferenciá-lo de outras formas de futebol da época. Somente o clube Blackheath se negou a apoiar a criação destas regras, e acabou mais tarde se tornando um dos criadores de outro famoso desporto, o rúgbi. 
Em 30 de novembro de 1872, Escócia e Inglaterra disputaram a primeira partida oficial entre seleções nacionais, jogo que acabou num empate em 0 x 0.
Em 21 de maio de 1904, é fundada a Federation International of Football Association (FIFA). As associações fundadoras foram as da Bélgica, da Espanha, Dinamarca, França, Países Baixos, Suécia e Suíça. As quatro associações de futebol do Reino Unido se opuseram à criação desse órgão.
ORIGEM DO FUTEBOL
Em 1916 foi fundada a Confederação Sul-Americana de Futebol, que nesse mesmo ano organiza a primeira edição do Campeonato Sul-americano de Futebol, atual Copa América.
Em 1930 acontece a primeira copa do mundo
Em 1954 e 1955 o futebol europeu e asiático passou a ser regido pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) e a Confederação Asiática de Futebol (AFC) respectivamente. Na África, foi fundada a Confederação Africana de Futebol (CFA) em 1956 na América do Norte, a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (CONCACAF) em 1961 e por último na Oceania, a Confederação de Futebol da Oceania (OFC) em 1966. Estas organizações se afiliaram à FIFA sob o estatuto de confederações.
Atualmente a FIFA tem em torno de 209 filiados e o futebol tem cerca de 270 milhões de adeptos no mundo.
ORIGEM DO FUTEBOL NO BRASIL
O futebol foi trazido para o Brasil por Charles Miller. Nascido em São Paulo, foi estudar na Inglaterra aos nove anos. Frequentou escolas onde os jovens praticavam o futebol e se tornou destacado jogador.
Ao retornar a São Paulo, em 1894, trazia em sua bagagem duas bolas de 
couro, camisas, chuteiras e calções. Constatando que essa modalidade de esporte 
era praticamente desconhecida no país, empenhou-se em divulgá-la. Ele passou a 
promover partidas, formar times e fundar clubes, aparecendo como o grande 
incentivador do futebol na capital paulista. Tornava-se assim, para muitos, o 
precursor do jogo no Brasil.
O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizados em 14 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY.
ORIGEM DO FUTEBOL NO BRASIL
13 de maio de 1888, nascia na elite paulistana o primeiro clube esportivo do país, o São Paulo Athletic Club, que se tornaria, em 1902, o primeiro campeão paulista. 
A profissionalização começa em 1916, quando foi criada a Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com apoio de Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul. No mesmo ano, a entidade se filiou à Confederação Sul-americana de Futebol (CONMEBOL) e à Fifa (Federação Internacionalde Futebol)
Em 1917, o Brasil organiza sua primeira seleção, ainda sem negros, e disputa o primeiro sul-americano, mas não conquista o título.
Os anos 1940, que não tiveram nenhuma edição de Copa do Mundo em função da Segunda Guerra, profissionalizaram de vez o futebol do Brasil. A Copa Roca e o campeonato sul-americano foram disputados quase anualmente e a CBD encarregou os profissionais de representar o país nesses certames.
A CBF, tal como existe hoje, foi fundada em 24 de setembro de 1979 .