Buscar

Exercício SA 8000

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SA 8000
1. Empresas como Carrefour consideram o selo “Garantia de Origem” mais que uma certificação: é um compromisso com a sociedade. E as atitudes de responsabilidade social são determinantes. Assim, só é fornecedor de um produto G.O. quem, EXCETO:
a) Respeita o trabalhador e as leis trabalhistas.
b) Trabalham com funcionários free lance e maiores de idade.
c) Oferecem programas de alfabetização para adultos e crianças.
d) Realizam projetos em benefício das comunidades em que estão inseridos.
e) Valorizam o trabalhador urbano em detrimento do trabalhador rural. 
2. Responsabilidade Social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. Isso vale dizer que:
I. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes e tenta incorporá-los no planejamento de suas atividades, buscando atender às demandas de colaboradores e não apenas dos acionistas ou proprietários.
II. Responsabilidade Social é, em resumo, uma filosofia e uma prática empresarial voltadas para a viabilização de ações que levem a empresa ou instituição a comprometer-se com a comunidade em que se inserem.
III. Significa preservar o meio ambiente, praticar o consumo sustentável, desenvolver projetos comunitários e mobilizar os seus colaboradores para o trabalho voluntário.
IV. Respeitar seus funcionários, oferecendo-lhes um ambiente de trabalho favorável, propiciando-lhes treinamento, possibilidade de ascensão profissional e remuneração adequada, valorizando sempre a sua participação no processo de tomada de decisões.
a) Apenas I, II e IV estão corretas
b) Apenas II, III e IV estão corretas
c) Apenas I, II e III estão corretas
d) Apenas III e IV estão corretas
e) Todas estão corretas
3. Doutrina, sistema ou prática que organiza e auxilia comunidades socialmente excluídas, sem uma política para tirá-las da condição de necessitadas. É um conceito associado à noção de "caridade" ou "filantropia", já que não prevê o envolvimento da comunidade nem ambiciona transformações estruturais significativas. Nesse contexto, o texto refere-se ao conceito de:
a) Atores sociais.
b) Doações.
c) Assistencialismo.
d) Ação social.
e) Responsabilidade Social.
4. Atualmente, existe uma preocupação crescente quanto à ética nas operações empresariais. Grande parte dessa preocupação surge do conhecimento de ações antiéticas que levaram a escândalos e falências nos sistemas de previdência social, de empréstimos bancários, poupança, construção civil, etc. Existem várias iniciativas no sentido de se construir projetos para implementação de um código de ética e um programa de responsabilidade social nas empresas. Os cuidados que cercam esse processo e as providências necessárias passam desde a aprovação do projeto (deve contar com total apoio da alta gerência) a chegar com clareza a absolutamente todos os membros da organização, e mais a clientes, parceiros e fornecedores. Assim, podem ser classificados como exemplo de ações corporativas antiéticas, EXCETO:
a) Oferta de produtos ou serviços que não sejam seguros para o consumidor.
b) Embora seja rara a prática de utilizar rótulos falsos, mostra-se bastante comum o emprego de rótulos enganosos.
c) As empresas têm o propósito de persuadir seus consumidores a comprar seus produtos e serviços por meio de pressões psicológicas.
d) Empresas que tentam ganhar os clientes de seus concorrentes.
e) A comunicação organizacional (ou interna) dirigida aos funcionários no sentido de elevar o nível de produtividade sem levar em conta especificidades de seus funcionários.
5. Ter sustentabilidade significa assegurar o sucesso do negócio a longo prazo e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da comunidade, para um ambiente saudável e para uma sociedade estável. Garantir a sustentabilidade, principalmente a financeira, é um dos maiores desafios das organizações no Brasil e no mundo. Existem várias estratégias para se fomentar a participação em projetos de ação social, e que passam pelo campo de responsabilidade de todas as empresas interessadas. Dentre as alternativas abaixo, aponte a única que não se encaixa no contexto acima referido:
a) Captação de recursos – que não se restringe à obtenção de recursos exclusivamente financeiros. Envolve também a busca por produtos e serviços que auxiliem uma determinada entidade a realizar sua missão.
b) Influenciar outras organizações, públicas ou privadas, a se tornarem parceiras nestes propósitos e também estimular as pessoas de sua própria força de trabalho a se engajarem em atividades sociais.
c) Há milhões de pessoas trabalhando como voluntários em instituições sem fins lucrativos três horas em média por semana. Estes voluntários não encaram seu trabalho como caridade, e sim como uma carreira paralela às suas atividades remuneradas.
d) Desenvolvimento de relação ética e transparente com todos os públicos que se relacionam com a empresa para o crescimento do seu negócio e da sociedade, preservando-se os recursos ambientais e humanos para as gerações futuras.
e) A empresa socialmente responsável faz compromissos para respeitar o equilíbrio entre o trabalho e a vida privada de seus funcionários.

Outros materiais