Buscar

RESUMO DE ARTIGO CIENTIFICO OBESIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

[Sobrenome] 1
[Sobrenome] 4
Discente: Isabella Dias de Oliveira
Docente: Paula Roberta
Enfermagem 4° período/ Noturno
Três Lagoas, 03 de abril de 2020
Resumo de artigo cientifico.
https://www.scielosp.org/article/rsp/2011.v45n1/59-68/
Avaliação de programa de prevenção de obesidade em adolescentes de escolas públicas
O estudo tem por objetivo avaliar os efeitos de um programa de prevenção da obesidade sobre praticas alimentares das escolas publicas do Rio de Janeiro.
O estudo apresenta que a fase mais critica para o desenvolvimento da obesidade é a adolescência, justamente porque as atividades de lazer realizadas nessa fase é sedentária, além da alimentação não ser correta tendo como exemplo lanches com alto índice de calorias substituindo as principais refeições do dia, consumo de carboidratos refinados, açúcar e gorduras saturadas, como os fast food. Segundo o artigo, uma grande parte dos adolescentes que tem excesso de peso e os maus hábitos alimentares também adquiridos nessa fase, mantem o mesmo tipo de corpo e costumes alimentares durante a vida adulta, o que mostra que deve ser feita a prevenção do ganho peso excessivo nas idades mais jovens. As propostas de prevenção de obesidade têm por objetivo a frequente educação nutricional e incentivos a realização de atividades físicas no ambiente escolar, tendo em vista que boa parte da infância ate o inicio da vida adulta, essas pessoas tem o contato com essas informações. Um outro estudo realizado em Niterói com alunos de uma escola pública na faixa etária de 12 a 19 anos, mostra que a prevalência de sobrepeso e riscos para doenças cardiovasculares. Esses dados alertam para a importância das estratégias que contenham uma evolução do problema e motivaram a realização do estudo tendo como objetivo a avaliação dos efeitos de um programa de prevenção de obesidade sobre as praticas alimentares dos alunos de escolas publicas.
CONCLUSÃO: 	O estudo foi realizado por meio de pesquisa, por meio de ensaio clinico randomizado, foi realizado em 13 escolas, divididas em duas categorias, uma selecionada para intervenção e outra para controle. Os critérios de escolha eram que as escolas fossem longes o suficiente para que não houvessem trocas de informações durante o estudo, número semelhante de estudantes nos anos escolhidos, além disso a escola que receberia o programa de prevenção, deveria ser escolhida por meio de sorteio. Os adolescentes da EI que não participaram da avaliação pós-período de seguimento eram mais velhos (13,9 DP 1,3 vs. 13,2 DP 1,3 anos; p < 0,01) e apresentavam médias de peso (52,2 DP 13,7 kg vs. 45,7 DP 11,3 kg; p = 0,01) e estatura (160,7 DP 8,56 cm vs. 154,5 DP 9,7 cm; p < 0,001) superiores às dos participantes.

Continue navegando