Buscar

GESTÃO 1 - AD1 - 2020 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Aluno: Thayonara Gomes Paranaguá
	Matrícula: 19116080138
	Polo: Natividade
Gestão Educacional 1
Coordenadora: Prof. Dra. Alessandra de Sousa Pinheiro
AD1 – 2020/1
Atividade: Elaborar o fichamento do texto complementar 2, abaixo, que se encontra na plataforma, de acordo com os tópicos indicados (total 10 pontos).
REFERÊNCIA: PARO, Vitor. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010.
Utilizar este mesmo modelo. 
Seguem em vermelho as orientações, que depois devem ser deletadas.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
REFERÊNCIA: PARO, Vitor. A educação, a política e a administração: reflexões sobre a prática do diretor de escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n.3, p. 763-778, set./dez. 2010.
· Objetivo(s) do artigo: 
· O artigo exprime um subsídio teórico para discutir ação administrativa do diretor de escola básica diante a modalidade do processo de produção pedagógica, com enfoque no ensino fundamental.
· Metodologia utilizada: 
· Estudo bibliográfico sobre a literatura científica na administração escolar.
Pesquisa de campo.
Análise da legislação e de estatutos sobre administração e educação escolar
 
· Principais autores citados pelo autor: 
 Semed, (2006); Cortez, (1984); Nacional, (1953); Xamã, (2001a); Apeoesp, (1995); Ática, (2008); Linotechnica, (1938)
· Principais conceitos analisados/Resumo:
Administração como mediação
A mediação realiza um papel instrumental entre partes de determinada realidade. Tendo em vista esse conceito é correto afirmar que a mediação administrativa expressa todas as ações e relações que ocorrem no sistema educacional. Sendo assim, a restrição à ação administrativa dos diretores apenas para atividades-meio torna-se um problema, pois divide as atividades escolares em âmbitos administrativos e pedagógicos.
Pensando, então, em uma maneira eficaz de mediar essa essencial unificação entre a esfera administrativa e pedagógica, não se pode elidir o fato de que em todo esforço humano há um caráter político. Portanto é preciso que os proveitos, daqueles que estão justamente ligados no desenvolvimento deste processo, se coincidam com os propósitos a serem alcançados.
Direção e diretor
Tendo como principal interesse de entendimento à identificação entre diretor escolar e administrador escolar podemos obter como exemplo esclarecedor a exigência ao diretor de se ter formação em gestão escolar. Isso pode ser esclarecido pelo fato de que os termos administração e direção escolar se emaranham. Podemos entender melhor esse conceito com a ótima explanação do experiente José Querino Ribeiro quando ele diz: “(...)Direção é função do mais alto nível que, como a própria denominação indica, envolve linha superior e geral de conduta, inclusive capacidade de liderança para escolha de filosofia e política de ação. Administração é instrumento que o diretor pode utilizar pessoalmente ou encarregar alguém de fazê-lo sob sua responsabilidade. (...) direção é um todo superior e mais amplo do qual a administração é parte, aliás, relativamente modesta.”
Educação escolar: fins e meios
Há um problema, de conhecimento público, que permeia a maioria das escolas de ensino fundamental do Brasil, que é a incapacidade de passar para a maior parte de seus frequentadores ao menos os pequenos fundamentos de conhecimentos e informações que são a meta das avaliações feitas pelos sistemas de ensino. Logo, é preciso relacionar os fins que se pretende alcançar com a utilização dos meios para que se possa ampliar a análise deste problema.
E um dos elementos que estão nesse meio é a construção de um dos principais valores que devem permear a formação do aluno: a construção do “querer aprender”, que é formada de uma maneira histórica. Para que isso aconteça é preciso que os assuntos educacionais estejam sob a direção de pessoas competentes e sabedoras da educação dirigida aos alunos que estão em suas idades de formação de suas personalidades.
Contudo, pode-se constatar que uma estreita dependência das aplicações políticas abrange também aplicações técnicas, que por sua vez debandam o ensino fundamental fazendo-o conter tão-somente uma baixa parcela dos conhecimentos que integram os currículos e programas das disciplinas escolares.
Administração escolar e o caráter específico do trabalho pedagógico
Torna-se notório o fato de que o modelo educacional que ainda perdura nas instituições públicas de ensino é um modelo “capitalista de ensino”; que remete a conceitos de relacionamento aplicados por empresas que visão o lucro e têm como um de seus parâmetros a exclusão de indivíduos que fracassam na visão capitalista de competência. A reprovação de alunos serve não somente para esconder um fracasso do sistema educacional, mas também emparelha o caráter capitalista ao sistema educacional vigente em osso país. Podemos dizer então que o método educativo, estando em sua excelência, é paradoxal a essa sociedade que tem como base a plutocracia.
A relação entre diretor e aluno não deveria se assemelhar a relação patrão-empregado. Digo isso no que se diz respeito a vontade do chefe aplicada sobre o funcionário e executada por ele. O caráter do trabalho pedagógico exige uma relação democrática, pois, ainda que redundante, a constituição de sujeitos somente é realizada mediante a medidas democráticas.
Direção escolar democrática
No que diz respeito a uma direção escolar democrática é correto afirmar que a há necessidade de uma descentralização de direção escolar concentrada em um único indivíduo. Pois tendo em vista que o diálogo que proporciona a educação é promovido pelos educadores escolares em suas características. Sendo assim, é correto afirmar que um papel decisório na direção do trabalho escolar a eles deve ser atribuído.
Portanto, a ação de racionalizar a educação tem que estar desarraigada, dissociada ou independente de quaisquer direções a serem tomadas pelas políticas públicas. Pois uma educação enlaçada com a democracia e a formação do indivíduo deve estar na linha de frente de uma reformulação necessária do atual padrão escolar.
· Citações importantes: 
“administração é a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados” (Paro, 2010a, p. 25)
“Nenhum problema escolar sobrepuja em importância o problema de administração” ( A. Carneiro Leão,1953)
“como uma atividade exclusivamente humana, já que somente o homem é capaz de estabelecer livremente objetivos a serem cumpridos” (Paro, 2010ª)
“atividade orientada a um fim” (Marx, 1983, p. 150).
“o conjunto das faculdades físicas e espirituais que existem na corporalidade, na personalidade viva de um homem e que ele põe em movimento toda vez que produz valores de uso” (Marx, 1983, p. 139).
“uma filosofia e uma política” de educação (Ribeiro, 1952).
“filosofia e política de ação”, afirma que estas se colocam “acima e fora da área administrativa e dentro da área mais geral e superior da direção do empreendimento” (Ribeiro, 1968 p. 31)
“tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (art. 2º da Lei 9.394/1996)
“uma atividade orientada a um fim” (Marx, 1983, p. 150)
“concordância livre e consciente das partes envolvidas” (Paro, 2010b, p. 40).
“Por isso, parece procedente, quando se questiona a atual estrutura da escola, indagar se não seria proveitoso, sem prejuízo do atual conselho de escola, propor um conselho diretivo composto por educadores escolares, que seriam, não chefes, mas coordenadores das atividades da escola. (Paro, 2008a, p. 25)”
· Comentário pessoal sobre o conteúdo e a forma do texto: 
O conteúdo abrange o quão nocivo é a mescla de um sistema capitalista ao sistema educacional de ensino, deixando clara a necessidade uma reformulação do nosso sistema atual de ensino. O texto mostra conceitos para entender melhor o funcionamento de uma administração escolar, que não só valorizao indivíduo, mas prospera em seus próprios conceitos.

Continue navegando