Buscar

A infância é uma categoria que surge ao longo das transformações da sociedade e se torna uma referência histórica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A infância surge ao longo das transformações da sociedade e se torna uma referência histórica, cultural e social. Assim, a infância se caracteriza tanto por períodos em que parece estar ausente ou não receber nenhuma valorização como por aquele em que se torna parte da história, da sociedade e adquire espaço e importância na vida dos indivíduos adultos. 
O aprendizado filosófico acontece a partir do momento em que são oferecidas oportunidades para desenvolver habilidades específicas de raciocínio e aplicá-las a temas de valores. Com a iniciação filosófica, adquirimos instrumentos para formular perguntas, treinar o raciocínio, formular relações de causa e efeito e construir hipóteses. Para ensinar Filosofia na Educação Infantil, o professor deve ser criativo, elaborar e desenvolver a imaginação, a reflexão e a crítica, ou seja, fazer com que as crianças pensam em coisas importantes da vida social e escolar de forma prazerosa, divertida e significativa. O educador pode utilizar-se de conversas informais, brincadeiras, canções musicais, vídeos educativos, entre outros recursos didáticos, explorando temas filosóficos de acordo com a faixa etária das crianças (zero a seis anos) como: família, amizade, respeito, preconceito, costumes, hábitos, higiene, alimentação, violência, mentira, sexualidade, esportes, entre outros. 
O educador precisa observar todos os aspectos para uma melhor aprendizagem, ou seja, a importância de organizar o trabalho seguindo uma rotina. Quando as atividades são realizadas sempre no mesmo horário adquire-se um padrão, que trará segurança à criança, pois através da rotina a criança irá prever o que acontecerá. Isso contribui no seu crescimento, pois ajudará na estruturação do pensamento, no desenvolvimento da noção do tempo e na percepção da sequencia das atividades.
A educação infantil tem como objetivo de complementar a ação da comunidade e da família, visando o desenvolvimento integral da criança nos aspectos psicológicos, intelectuais, físicos e sociais, portanto, durante essa etapa ocorrerá troca de experiências sociais que a tornarão indivíduos com identidade e subjetividade. Isto nos remete à questão da formação humana, mas que destaca a necessidade de promover o processo humanizador da criança. Esse processo é fundamentado em um conceito de educação para a vida, pois ele dará os recursos cognitivos iniciais para o pleno desenvolvimento da vida da criança.
A função social da escola de Educação Infantil implica ir além, considerando as características da criança. Portanto, o trabalho pedagógico da Educação Infantil pauta-se em uma concepção de infância, elemento indispensável para a proposta pedagógica. A escola tem como dever de democratizar o conhecimento, mas isto não pode ser feito de qualquer forma, desconsiderando as especificidades da criança e seu modo próprio de ser e estar no mundo, de relacionar-se e de aprender.

Outros materiais