Buscar

Psicologia na educação Ad1 2020 pedagogia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
 Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
 Avaliação a Distância 1 (AD1) – 2020.1
Disciplina: Psicologia da Educação
Coordenadora(o): Ana Lucia Gomes
Aluno(a): 
Matrícula: Polo: Cederj-
ATENÇÃO: Entrega somente através da plataforma – até o dia 01/03/2020
 Não serão aceitas entregas fora do prazo ou impressas.
 Enviar arquivo salvo com nome e sobrenome.
Orientações Gerais
Para responder às questões tome como base os textos referentes às aulas 1, 2 e 3. Antes de fazê-las, releia os textos e tire suas dúvidas com seus mediadores pedagógicos.
Desenvolva suas respostas colocando a sua compreensão sobre os assuntos tratados. Verifique se suas ideias estão organizadas de forma clara e se contemplam a tudo o que foi solicitado nas questões.
Caso realize citações ou copie trechos referentes aos textos para fundamentar ou exemplificar suas respostas, não deixe de colocar as devidas referências. As questões que apresentarem citações ou cópias sem indicar seus respectivos autores/fontes, não serão pontuadas.
Antes de enviar o seu trabalho, revise-o e atenção ao envio do arquivo para correção.
Bom trabalho!
Questão 01 (Valor 2,5 pontos): Os avanços teóricos obtidos pela psicologia científica visavam otimizar o diálogo entre a Psicologia e a Educação, no entanto, inúmeras críticas foram tecidas à prática psicológica no campo educacional. Explique como a Psicologia pode contribuir para o campo da Educação e aponte os motivos advindos dessa prática, que embasaram essas críticas.
Devido a pratica de estudo individualizado através da visão cientifica, tirou-se o foco da parte educacional que na época deveria diagnosticar pacientes que precisavam de outros tratamentos do tipo medicamentoso e/ou de mudança de métodos de ensino devido a retardos na aprendizagem.
Questão 02 (Valor 2,5 pontos): Por que a psicologia da educação, entendida como disciplina ponte, contribuiu para desconstruir a ideia de “patologização do fracasso escolar”.
Algumas doenças mentais, eram considerados como desvio de conduta ou imorais. Mas que com o avanço psicológico começaram a ser tratadas com os devidos remédios, em exemplo a esquizofrenia, transtorno bipolar, depressão e etc. E com isso o indivíduo poderia voltar ao ambiente social e retornar as escolas.
Questão 03 (Valor 2,5 pontos): Qual a importância da função do orientador educacional na escola?
Ele trabalha na coordenação da escola, juntamente com diretor e coordenador pedagógico. Ajuda o professor na melhoria de seus métodos de ensino e a compreender certos comportamentos por parte de alunos. Com o professor desenvolve métodos e estudos que possam ajudar o aluno a desenvolver suas melhores características cognitivas, o incentivando a estudar e a focar em seu futuro.
Questão 04 (Valor 2,5 pontos): Observe a tirinha abaixo e marque a melhor opção.
A professora diz que ensina “há anos do mesmo jeito e sempre deu certo”, mas sua aluna “flor” não dá a resposta esperada. Considerando as características da aprendizagem, quais seriam os possíveis motivos que levam à “não-aprendizagem” da aluna flor? 	
A professora não buscou aprimorar seus métodos, através de novas maneiras de ensino, mudar a maneira como ensina muita das vezes traz progresso ao aluno com dificuldade.

Outros materiais