Buscar

SIMULADO AV - PSICOLOGIA GERAL - ABRIL 2020

Prévia do material em texto

Disc.: PSICOLOGIA GERAL I   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	09/04/2020
	
	
	1a Questão (Ref.:201801776540)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Considerando o behaviorismo, um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer chama-se:
		
	 
	Reforço
	
	Associacionismo
	
	Positiva
	
	Insight
	
	Modelagem
	Respondido em 09/04/2020 14:19:44
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201801801139)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A expressão transtorno mental, adotada em lugar de doença, acompanha o critério da CID-10 (1993, p. 5). Há comprometimento quando: I - Funções mentais superiores recebem interferência, dificultando ou afetando a atuação (por exemplo, o indivíduo não consegue lembrar-se de compromissos); II - Atividades da vida diária, rotineiras, usualmente necessárias, sofrem comprometimento em algum grau; III - Existe o desvio ou conflito social sozinho, sem comprometimento do funcionamento do indivíduo. Marque a alternativa correta:
		
	 
	Apenas o critério III é falso
	
	Apenas os critérios III e II são falsos
	
	Apenas o critério III é verdadeiro
	
	Apenas os critérios II e III são verdadeiros
	
	Apenas os critérios II e I são falsos
	Respondido em 09/04/2020 14:22:05
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201801801187)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista penal existe o dilema, amplamente discutido, sobre se uma personalidade doente é imputável. O conceito de inimputabilidade expressa à ideia de que:
		
	
	Para o ordenamento jurídico e para a psiquiatria clássica, o agente do ato infrator, se portador de sofrimento mental, pode ser penalmente responsabilizado.
	
	Para o ordenamento jurídico e para a psiquiatria clássica, o agente do ato infrator, se portador de sofrimento mental, pode ser penalmente responsabilizado, mas terá a redução da pena.
	
	Dizer que o indivíduo é inimputável é deslegitimizar sua capacidade e de responsabilizar-se por suas ações, e assim, os motivos e as necessidades deste indivíduo estão distorcidos, mas representam escolhas intelectualizadas providas de responsabilidade.
	 
	É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
	
	Dizer que o indivíduo é inimputável é legitimar sua capacidade e responsabilidade por suas ações, e assim, os motivos e as necessidades deste indivíduo embora distorcido sejam escolhas.
	Respondido em 09/04/2020 14:29:46
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201801801195)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Normalmente tentamos explicar o comportamento das pessoas e muitas das vezes antecipamos nossas conclusões em função dos estereótipos que temos estabelecidos. Tais estereótipos muitas das vezes não nos permite perceber as variáveis externas e internas que motivam a conduta humana ou possuem validade empírica ou científica e levam a categorizações (rotulação). Cometemos erros de atribuição. O efeito da rotulação possui alguns efeitos que devemos interpretar criticamente. Considerando o exposto no enunciado é correto afirmar que:
		
	 
	Uma categorização pode levar a um preconceito, um julgamento prévio, na maioria das vezes negativo em relação a um determinado grupo.
	
	Quando nossa primeira impressão sobre uma pessoa é orientada por um estereótipo, tendemos a deduzir coisas sobre a pessoa e criar um rótulo. A rotulação é positiva, pois nossos recursos cognitivos são limitados e optamos por atalhos mentais.
	
	Em nossas relações interpessoais, facilitamos nosso relacionamento com os outros se atribuirmos a eles determinados rótulos capazes de fazer com que certos comportamentos possam ser antecipados.
	
	Uma categorização pode levar a uma profecia auto-realizadora, um julgamento prévio, na maioria das vezes negativo em relação a um determinado grupo.
	
	Facilitamos nosso relacionamento com os outros se atribuirmos a eles determinados rótulos capazes de fazer com que certos comportamentos possam ser antecipados. Chamamos esse fenômeno de profecia auto-realizadora.
	Respondido em 09/04/2020 14:33:13
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201801705761)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A família, com o advento da Constituição de 1988, passou a ser reconhecida, não somente com base na identidade instituída pelo matrimônio. Assim, além da família oriunda do casamento, passou-se a admitir a união estável como entidade familiar e a família monoparental, aquela formada por qualquer um dos pais e seus descendentes (Barbosa, 2001 e Fachin, 1999). A Constituição Federal de 1988 descreve em seu artigo 226: I - ¿§4º Entende-se, também, como entidade familiar a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes¿. II - ¿§5º Os direitos e deveres referentes à sociedade conjugal são exercidos igualmente pelo homem e pela mulher.¿ III - ¿§6º Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.¿ Assinale a alternativa correta:
		
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e III estão corretas
	
	Somente a afirmativa II está correta
	 
	As afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	Respondido em 09/04/2020 14:38:00
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201801305959)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Crianças e adolescentes têm direitos, que hoje são reconhecidos, enfatizados e garantidos por lei, independente da classe, raça o qualquer outro tipo de discriminação. O ECA ( Estatuto da Criança e do Adolescente) dispõe que deve ser considerado:
		
	
	a criança ou adolescente não deve ser objeto de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
	
	a inclusão da criança ou adolescente em programas de capacitação profissional terá preferência a seu acolhimento institucional, observado, em qualquer caso, o caráter temporário e excepcional da medida, nos termos desta Lei.
	
	a reconstrução de uma nova relação social, baseada na realidade e no fortalecimento dos grupos familiares e somente nelas, através de modelos que estimulem o contexto das relações existentes, e que sejam capazes de mobilizar seus componentes
	
	que a falta ou a carência de recursos materiais não constitui motivo suficiente para a perda ou a suspensão do poder familiar
	 
	o direito ao respeito e a inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.
	Respondido em 09/04/2020 14:44:59
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201801272023)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Enquanto as crianças e os adolescentes tiverem que permanecer nos abrigos, a legislação indica que outros esforços devem ser feitos no sentido de propiciar o direito à :
		
	
	A escolarização e projetos sociais.
	
	Atividade laborativa e esportiva.
	
	Intervenção profissional e ações sociais.
	 
	Convivência familiar e comunitária
	
	A atividade profissional e comunitárias.
	Respondido em 09/04/2020 14:49:07
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201801325402)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com o enfraquecimento do Estado nacional e social, indivíduos e grupos que sofreram as mudanças socioeconômicas e que intervieram desde os meados dos anos 1970, sem ter a capacidade de controlá-las, encontram-se em situação de vulnerabilidade. A diminuição da vulnerabilidade desses grupos está ligada:
		
	
	à exposição a riscos e baixa capacidade material, simbólica e comportamental de famílias
	 
	à retomada do crescimento econômico do país dentro de um novo modelo
	
	à concentraçãoda renda que continuará produzindo indigentes do mercado informal de trabalho.
	
	à concentração da renda em algumas classes sociais
	
	à possibilidade de, num futuro próximo, ocorrer uma perda de qualidade de vida pela ausência de ação preventiva.
	Respondido em 09/04/2020 15:07:28
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201801342888)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente. Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns.Neste caso sabe-se que:
		
	
	A violência verbal só existe na ausência da palavra, ou seja, até em pessoas que permanecem em silêncio absoluto, por diversas razões.
	 
	A vítima de Violência Doméstica geralmente, tem pouca auto-estima e se encontra atada na relação com quem agride, seja por dependência emocional ou material.
	
	A maioria das vítimas de abuso pelo companheiro procura sistematicamente assistência médica para tratamento das seqüelas decorrentes do mesmo
	
	A Violência Psicológica, menos prejudicial que a física, é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.
	
	À situação conflitante do lar, a violência física dificilmente pode perpetuar-se mediante ameaças de "ser pior" se a vítima reclamar à autoridades ou parentes.
	Respondido em 09/04/2020 15:09:48
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201801330595)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Frequentemente, a criança ou o adolescente maltratado não apresenta sinais de ter sido espancado (a), mas traz consigo múltiplas evidências menores, que podem estar relacionadas à privação emocional, nutricional, negligência e abuso. Como profissional, diante de uma suspeita de violência, é imprescindível questionar:
		
	
	a divulgação nos meios da família de que a violência sexual é crime, associada a um sistema de denúncia, e que tem por objetivo sensibilizar a sociedade
	
	se as equipes estão preparadas para lidar com altos e baixos, frente a estes comportamentos, sem desanimar
	
	e ensinar-lhes a estar alertas e saber o que fazer em situações de risco, que se sintam apoiadas e respaldadas pelos adultos
	 
	as informações colhidas na comunidade, com os professores da escola ou creche, amigos e vizinhos, que podem, muitas vezes, trazer observações importantes sobre o funcionamento do núcleo familiar.
	
	somente dos profissionais, dados e evidências observadas, de acordo com suas competências, para a construção de uma história precisa sobre o evento.
	Respondido em 09/04/2020 15:15:25

Continue navegando