Buscar

Desenvolvimento Infantil: Observação de Alice

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO: PEDAGOGIA 
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
PROFESSOR (A) TUTOR (A): MARIA ALEJANDRA ITURRIETA LEAL
TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: REVISITANDO A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E PROJETANDO PERSPECTIVAS FUTURAS.
 
 ALUNA AUTORA DA ATIVIDADE: SABRINA DE CAMPOS GRANGEIRO 
OBJETIVOS
Reconhecer nos sujeitos os aspectos do desenvolvimento psicossocial, biossocial e cognitivo dessa criança;
Construir uma análise crítica das observações realizadas relacionando-as com teorias do desenvolvimento e da aprendizagem
INTRODUÇÃO
Neste trabalho será apresentada uma caracterização da criança em idade escolar possibilitando ao pesquisador uma maior compreensão do desenvolvimento infantil, a fim de subsidiar suas ações. Conhecer as características de cada etapa do desenvolvimento pode evitar que, ao lidar com estudantes subestimemos ou exijamos habilidades cognitivas, sociais ou emocionais para as quais eles ainda não estão preparados.
É relativamente comum atribuirmos comportamentos à herança, como fazemos com características físicas, como cor dos olhos, altura ou alguma habilidade. Isso é o que comumente chamamos de “senso comum”. As teorias do desenvolvimento consideram que o comportamento é fruto tanto de características hereditárias quanto de outras aprendidas no meio ambiente em que vivemos. Entretanto, algumas dessas teorias divergem quanto à parcela de influência de cada uma destas fontes. Este estudo tem por objetivo refletir sobre diferentes posições teóricas na vertente interacionista, de modo a compreender como cada uma delas encara o papel social, enquanto condição que facilita e determina a apropriação e superação do conhecimento socialmente disponível. 
DESENVOLVIMENTO
Relatório de observação
Sujeito da observação: Alice
Idade: 1 ano
Data: 04/09/2019 até 08/11/2019
Escolaridade: Berçário
Ao chegar ao berçário da escola havia muitas crianças e decidi observar a Alice, logo que entrei ela estava sentada junto aos demais e com a professora que estava fazendo a rotina de chamada de forma lúdica, utilizando fotos dos alunos e cantando a música utilizada para fazer a chamada. A Alice participou ativamente dessa atividade, porém, algumas vezes a professora tinha que chama-la, pois, a mesma dispersava a atenção e saía engatinhando pela sala.
Depois disso fomos para o refeitório, onde foram servidas as mamadeiras, assim que estas foram distribuídas para as crianças, a Alice logo segurou a sua com suas mãos e logo a finalizou, logo após a hora da mamadeira as crianças voltam à sala de estimulação do berçário, onde é realizada a atividade pedagógica, em todas as atividades aplicadas a Alice se mostra interessada e curiosa sobre o que será feito, são feitas pinturas, atividades sensoriais com texturas, colagens e em todas essas a Alice se mostra muito participativa e algumas vez quer até repetir a atividade.
Finalizada a atividade os alunos são liberados para brincar, a Alice hora brinca em conjunto, hora fica sozinha, não é violenta, respeita bastante os colegas e divide os brinquedos sem problemas.
Na hora da janta a Alice é atenta à refeição que é oferecida e come muito bem, após a janta a mesma vai para casa com sua mãe.
Desenvolvimento físico-motor:
Alice é saudável, possuí um excelente desenvolvimento psicomotor, segura os brinquedos e mamadeira com firmeza em suas mãos, utiliza giz de cera e pincel de forma satisfatória para sua idade e fez a transição do engatinhar para o andar de forma rápida, e já consegue andar com bastante equilíbrio.
Desenvolvimento Cognitivo:
A Alice é muito esperta, compreende comandos dados pela professora e os combinados, porém, as vezes não os segue. A aluna reconhece sua foto, atende pelo seu nome, se mostra com vontade de falar, repete algumas palavras e gestos que a professora ensina em sala, se interessa por livros e bonecas próprias para sua idade. Tem uma concentração relativamente boa para sua faixa etária.
Desenvolvimento psicossocial:
A Alice tem uma boa relação com as professoras e demais funcionárias da escola e com os colegas de classe também. É sorridente com todos. 
Participa de tarefas dentro e fora de sala de aula, é prestativa, sabe dividir brinquedos e sempre ajuda na organização dos mesmos.
Desenvolvimento biossocial:
Alice tem um desenvolvimento emocional adequado a sua faixa etária. É alegre e bem cuidada. Não gosta de ficar sozinha, nesses momentos apresenta choro, talvez por ser criada com sua irmã.
Análise da observação com base em teoria do desenvolvimento:
Piaget – As respostas às questões sobre a natureza da aprendizagem de Piaget são dadas a luz de sua epistemologia genética, na qual o conhecimento se constrói aos poucos, à medida que as estruturas mentais e cognitivas se organizam de acordo com os estágios de desenvolvimento da inteligência, a qual é antes de tudo adaptação.
Esta característica se refere ao equilíbrio entre o organismo e o meio ambiente, que resulta de uma interação entre assimilação e acomodação. A assimilação e a acomodação são, pois, os motores da aprendizagem. A adaptação intelectual ocorre quando há o equilíbrio de ambas.
Com base nesta teoria, a Alice encontra-se no estágio sensório-motor, é um bebê e gradualmente torna-se capaz de organizar atividades em relação ao ambiente. Aprende mediante atividade sensorial e motora.
Conclusão
Nesta pesquisa pode-se observar que o desenvolvimento é um processo continuo no ser humano e depende de uma contextualização para ser favorável ou não. Diversos aspectos são comuns a muitas pessoas, possibilitando trabalhos focados, os deixando envolvidos. Outros são específicos, frutos de condições da própria pessoa (no caso de portar alguma deficiência) ou ainda, por questões sociais e/ou culturais. Em qualquer desses casos cabe ao professor estar sempre atento para que se possa compreender e contribuir para um melhor desenvolvimento de seus alunos.
Bibliografia
PIAGET, J. A construção do real na criança. Rio de Janeiro, Zahar, 1960.
SHAFFER, D. R. Psicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. São Paulo: Pioneira Thomson, 2005
CARRARO, PATRICIA ROSSI – Livro didático – Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem. 1ª edição, SESES, Rio de Janeiro, 2015.
2019
São Paulo

Continue navegando