Buscar

Fluxo de caixa 1

Prévia do material em texto

Fluxo de caixa
Planejamento de caixa
O orçamento de caixa, é uma demonstração das entradas e saídas de caixa previstas da empresa. Serve para estimas as necessidades de caixa no curto prazo, dando especial atenção ao planejamento de superávits e déficits de caixa; 
Planejamento de caixa
Para um bom planejamento de caixa, você terá de considerar todos os tipos de projeções como:
Projeção de Faturamento;
Projeção de Deduções de Vendas;
Projeção de Custos Variáveis;
Orçamento de Gastos com Pessoal;
Orçamento de Despesas Operacionais;
Orçamento de Investimentos Operacionais;
Levantamento da Necessidade de Capital de Giro (NCG).
Elaboração de orçamento de caixa
1)  Registrar
A base mais usual de todos os planejamentos de caixa é a planilha, 
2) Projete
Vá completando a planilha com os dias que estão por vir. 
3) Atualize
Conforme os dias forem correndo, vá atualizando as linhas da planilha com o seu saldo efetivo. 
4) Automatize
Existem vários sistemas online de gestão que permitem automatizar todo esse processo, facilitando o seu dia a dia e melhorando o seu controle de vendas, de despesas e também o planejamento de caixa mensal.
Avaliação do orçamento de caixa
Foco em resultados;
É preciso ter parâmetros para acompanhar sua evolução de maneira a garantir que os objetivos estabelecidos estão sendo atingidos;
Relatórios que podem auxiliar na avaliação: Relatórios Gerenciais, as Análises Gráficas e os Indicadores de Desempenho. 
Conferir o histórico com a evolução dos números e assim comparar o que foi realizado com aquilo que foi planejado.
Lidando com a incerteza no orçamento de caixa
Elaborar diversos orçamentos baseados em situações otimistas, prováveis e pessimistas;
Ter reserva de emergência (plano de emergência);
Controlar e atualizar o fluxo de caixa;
Separar contas pessoas da pessoa jurídica;
Ter informações claras e completas.
Fluxo de caixa da empresa
O Fluxo de Caixa é uma ferramenta que controla a movimentação financeira, entradas e saídas de recursos de determinado período de uma empresa.
É um facilitador de gestão, onde se pode projetar um cenário financeiro com todos os pagamentos, recebimentos e o saldo disponível para o momento. Dessa forma torna-se um grande aliado nas decisões quanto a busca de recursos ou investimentos.
Elaboração do fluxo de caixa
É necessária a elaboração para que possa ter um adequado equilíbrio entre os recursos que a empresa receberá através de vendas e recebimentos e aqueles que ela terá que dispor em reposição de estoques, investimentos, despesas operacionais e, em especial, na remuneração do capital investido.
Como elaborar um fluxo de caixa?
 Para que possa ser denominado Fluxo de Caixa este controle deve contemplar não apenas as receitas, despesas e investimentos já realizados como também as previsões e provisões.
Na falta de previsões e projeções, o Fluxo de Caixa poderá ficar longe da realidade da empresa e, por isso, criou mais problemas do que soluções. 
Exemplos: Na previsão de vendas não foi estabelecida adequadamente a proporção de venda à vista e venda à prazo, ainda nas vendas não foi considerada a sazonalidade, na projeção de recebimentos não foi considerado o eventual atraso ou inadimplência de alguns clientes, na manutenção ou reposição de equipamentos não foi considerada a vida útil ou obsolescência dos mesmos, entre outros.
Cada empresa define, de acordo com a disponibilidade de dados e controles financeiros, a periodicidade de seu fluxo de caixa. A recomendação é de que ele seja diário para os próximos 60 dias, semanal para os 120 dias seguintes e mensal para os 180 dias restantes. É indispensável um acompanhamento diário e uma revisão, ao menos, a cada trimestre.
Como o fluxo de caixa bem elaborado pode contribuir na tomada de decisões?
Ao elaborar o fluxo de caixa, o empresário terá uma visão do presente e do futuro. É uma excelente ferramenta para avaliar a disponibilidade de caixa e a liquidez da empresa. Com essa tranquilidade, o empreendedor pode antecipar algumas decisões importantes, como a redução de despesas sem o comprometimento do lucro, o planejamento de investimentos, a organização de promoções para desencalhe de estoque, o planejamento de solicitação de empréstimos, a negociação para uma dilatação de prazo com fornecedor e outras medidas para que possíveis dificuldades financeiras possam ser evitadas ou minimizadas.
http://www.commercemaster.com.br/2017/01/31/planejamento-de-caixa/
https://www.flua.com.br/blog/erros-de-fluxo-de-caixa-que-sua-empresa-nao-pode-cometer/
https://blog.fortestecnologia.com.br/conheca-os-niveis-de-maturidade-da-gestao-orcamentaria/
https://administradores.com.br/noticias/fluxo-de-caixa-ferramenta-importante-na-administracao-financeira
https://administradores.com.br/artigos/fluxo-de-caixa-porque-e-como-elaborar
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/fluxo-de-caixa-o-que-e-e-como-implantar,b29e438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD

Continue navegando

Outros materiais