Buscar

PAPEL DO FARMACÊUTICO

Prévia do material em texto

PAPEL DO FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA HOSPITALAR
RENAN PEREIRA DE LIMA 
ROSANA CARNEIRO BATISTA
PALESTRA MINISTRADA DIA 9 DE MAIO DE 2013 PELA PROFESSORA GEYSA AGUIAR ROMEU. 
MESTRADO EM FÁRMACOS E MEDICAMENTOS 
ESPECIALISTA EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR E FARMÁCIA CLÍNICA HOSPITALAR. 
FARMÁCIA HOSPITALAR
A Farmácia Hospitalar é a unidade clinica de assistência técnica, administrativa e contábil, dirigida por profissional farmacêutico que visa atender toda a comunidade hospitalar no âmbito dos produtos farmacêuticos, integrada técnica e hierarquicamente as atividades hospitalares. É um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, onde se desenvolvem atividades ligadas à produção, armazenamento, controle, dispensação e distribuição de medicamentos e correlatos às unidades hospitalares.
FARMÁCIA HOSPITALAR
A Farmácia Hospitalar se faz importante porque em razão do pouco tempo de duração de uma consulta, algumas dúvidas não são sanadas durante o atendimento médico, fazendo-se necessário assim um maior esclarecimento para o paciente sobre suas necessidades e principalmente sobre o caminho que está sendo traçado para que sejam sanados seus problemas de saúde, incluindo assim os medicamentos que serão utilizados, os horários e as doses.
5
FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA HOSPITALAR
 O Papel do Farmacêutico Hospitalar é o apoio clínico integrado a serviço do paciente, objetivando dispensar medicações seguras e oportunas. Sua missão compreende tudo o que se refere ao medicamento, desde sua seleção até sua dispensação.
O farmacêutico, mais do que nunca, tem um papel importante junto à construção de um novo modelo de atenção à saúde, onde ele possa estar inserido como profissional do medicamento, atuando como referência na orientação, cumprimento, acompanhamento e monitoramento da terapia farmacológica.
SÍNTESES 
A atuação de um profissional em uma farmácia hospitalar é de exclusividade do farmacêutico e que, o mesmo, deve conhecer o hospital e o seu tipo de assistência(primaria, secundaria, terciaria ou especializado). 
O farmacêutico em uma farmácia hospitalar deve desenvolver ações desde as atividades básicas (responsável pelo uso racional dos medicamentos, informação farmacêutica e manipulação), até as atividades clínicas, que são atividades próximas do paciente(acompanhamento do tratamento do paciente, atenção farmacêutica e fármaco vigilância)
Percebi que um farmacêutico que trabalha em farmácia hospitalar, tem muita importância para a evolução do paciente, no seu processo saúde – doença. 
RENAN PEREIRA DE LIMA
Quem palestrou sobre farmácia hospitalar para nós foi a Dra. Geysa, que com toda a sua experiência na área nos mostrou o que deveria ser e o que realmente é trabalhar em uma farmácia hospitalar.
Nesse ramo da farmácia o farmacêutico é o profissional responsável por toda a parte de controle de medicamentos de todo o hospital, e também presta assistência farmacêutica. O profissional conta com a ajuda de técnicos, os quais na maioria das vezes é o próprio farmacêutico quem os treina.
Essa área é exclusiva do farmacêutico.
ROSANA CARNEIRO BATISTA
REFERÊNCIAS
O papel do farmacêutico na farmácia hospitalar- http://www.ebah.com.br/content/ABAAABa8EAA/papel-farmaceutico-na-farmacia-hospitalar

Continue navegando