Buscar

Estudo de caso Biomecânica do Exercício

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO – BIOMECÂNICA DO ESPORTE E EXERCÍCIO
1. De que forma as políticas públicas contribuem para o desenvolvimento do esporte e a melhora da qualidade de vida de uma população?
2. Como é dividida (tripé) a Política Nacional do Esporte com o intuito de ascender a prática esportiva no Brasil?
3. Há, em sua cidade, políticas públicas – federal, estadual ou municipal – de incentivo ao esporte e à atividade física? Cite duas dessas políticas de incentivo e explique brevemente os benefícios para a população local.
Políticas públicas são um conjunto de ações promovidas pelo poder público com o intuito de intermediar suas relações com a sociedade. No esporte e na qualidade de vida ações de políticas públicas tem grande impacto. Através de ações, leva-se a conhecer, oportunizar e a aderir gosto pela prática esportiva de determinada modalidade esportiva que dantes era desconhecida ou pouco viável para a população. São descobertos novos talentos esportivos e mesmo que não seja para ser atleta, oportuniza a prática de exercícios físicos diversificados, melhorando assim, a qualidade de vida da população.
Com o intuito de ascender o esporte no país, a Política Nacional do Esporte é dividida no tripé Esporte de Alto Rendimento, tido como uma importante vitrine do desenvolvimento político-econômico de uma nação; Esporte Educacional, como parte do processo educacional do povo; Esporte Recreativo e de Lazer da população, e para tanto, desenvolveu políticas setoriais que visam ações a serem implementadas.
Em minha cidade existem algumas políticas públicas voltadas ao esporte e ao incentivo do exercício físico por parte da população. Uma delas é a construção em vários pontos da cidade, campos de futebol 7 com grama sintética, devidamente cercada e construída. Outra delas é a construção de academias ao ar livre em praças públicas de acesso gratuito. Tais ações possibilitam o acesso por parte da população à prática de exercícios físicos e lazer.

Continue navegando