Buscar

exercicios 10 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quem é, normalmente, o responsável pela seleção de fornecedores que serão convidados para apresentarem suas ofertas em um processo de aquisição?
Comprador.
Qual é o tipo/categoria de contrato em que o comprador assume a maior parte do risco, pois o custo total é desconhecido?
Custo reembolsável.
Encerramento das aquisições inclui:
I - Terminar e liquidar o contrato, dando solução a qualquer item pendente e aceitar formalmente o fornecimento.
II - Confirmar que todo trabalho contratado foi executado e as entregas foram aceitas.
III - Atividades administrativas, tais como solucionar as reivindicações pendentes, atualizações de registros dos resultados finais e o arquivamento das informações para uso futuro.
Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
É a área de gerenciamento do projeto inclui os processos necessários para comprar ou adquirir produtos, serviços ou resultados externos à equipe do projeto. Seus principais envolvidos são: Vendedor = fornecedor, contratada, subcontratada, prestador de serviços ou fornecedor; Comprador = cliente, contratante, organização compradora, órgão governamental, solicitante do serviço. Essa área do Gerenciamento de Projeto é conhecida como:
Aquisições.
O planejamento das aquisições visa atender todas alternativas abaixo, EXCETO:
Negocia a proposta mais vantajosa
Um determinado projeto concluiu sua Iniciação, Planejamento e está em Execução. Seu gerente precisa executar o processo cujo principal benefício é prover o alinhamento das expectativas internas e externas das partes interessadas através de acordos.
Conduzir as aquisições.
Qual dos itens a seguir provavelmente seria parte de uma operação?
Fornecimento de eletricidade para uma comunidade.
Para que fique bem claro para os potenciais fornecedores como as propostas serão pontuadas e classificadas, devem ser definidos os critérios de:
Avaliação das propostas.
Na Gerencia de Aquisição estudamos o que são declarações de trabalho. Em relação a elas, considere as seguintes afirmativas: I - São planos de tempo, custo e risco que o projeto terá..... II - Contém as especificações do que deverá ser entregue pelo fornecedor.... III - Incluem a descrição dos relatórios de desenvolvimento para cada item contratado..... Identifique as opções corretas.
II e III
Um dos objetivos do Gerenciamento das Aquisições é:
Gerenciar todos os contratos do projeto.
Assinale as alternativa Verdadeira na conformidade com o texto: O ciclo de elaboração de estratégias, ação, análise de viabilidade, projeto e implementação é repetido para cada nova oportunidade de mudança organizacional, o que, se analisado como um todo, acarreta um aumento expressivo da complexidade do gerenciamento. Qual dos itens abaixo NÃO está envolvido neste contexto:
Projetos nunca disputam os mesmos recursos.
Considere as seguintes afirmativas: l. Administrar aquisições inclui o gerenciamento financeiro, que envolve o monitoramento dos pagamentos realizados para o fornecedor. ll. Administrar aquisições inclui impedir que aconteçam mudanças no contrato, de modo a garantir que o projeto permaneça inalterado. lll. Administrar aquisições inclui documentar o desempenho do fornecedor, tomando por base estritamente os termos do contrato e, se necessário, estabelecer as ações corretivas.
Afirmativas l e lll estão corretas, mas ll está errada.
Um determinado projeto concluiu sua Iniciação, Planejamento e está em Execução. Seu gerente precisa executar ações de Monitoramento e Controle. Ele precisa conduzir o processo cujo principal benefício é garantir que o desempenho, tanto do fornecedor como do comprador, cumpra os requisitos de aquisição, de acordo com os termos do acordo legal.
Controlar as aquisições.
Considere as seguintes afirmativas sobre contratos: I. É possível evitar ou reduzir alguns riscos identificáveis gerenciando ativamente o ciclo de vida do contrato e redigindo cuidadosamente os termos e condições contratuais. II. O comprador não precisa adequar o edital de licitação e o contrato às necessidades específicas do projeto, desde que o contrato atenda às políticas da organização. III. Muitas organizações possuem políticas e procedimentos que definem quem pode, em nome da organização, assinar contratos, administrar a contratação, realizar medições dos serviços executados, receber e verificar os produtos entregues, inspecionar a qualidade do fornecimento.
A afirmativa II é falsa.
Durante a fase de licitação de um projeto da área de atendimento, ocorreu um problema na negociação com as licitantes. Como a licitação em questão é referente à um serviço muito contratado nesta área, o Líder do projeto (gestor do projeto) deseja verificar se existe alguma solução para esse problema. Que ação deve ser realizada pelo Líder (gestor) do projeto?
Consultar a base de conhecimento.
Sobre os conceitos de gerenciamento das aquisições do projeto, analise as afirmativas a seguir:
I. Tipicamente, o fornecedor irá gerenciar seu trabalho como um projeto, caso o fornecimento não seja apenas de material ou bens ou produtos comuns. Neste caso, o comprador é uma importante parte interessada do projeto do fornecedor.
II. A equipe de gerenciamento de projetos do fornecedor estará preocupada com todos os processos de gerenciamento de projeto e não apenas com a gestão do contrato.
III. No caso de contratações de vulto, que impactam na sociedade, o processo pode incluir audiências públicas, de modo a divulgar para a sociedade envolvida os impactos do projeto.
 
Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
Considere as sequintes atividades:.... I - Identificação dos potenciais fornecedores.... II - Administrar os pagamentos ao fornecedor.... III - Monitorar riscos envolvidos no contrato... Identifique a opção que corresponde a atividades do planejamento de aquisições
I
 
Um determinado projeto concluiu sua Iniciação e está em Planejamento. Seu gerente precisa executar o processo cujo principal benefício é definir a obtenção ou não de suporte externo e, se for o caso, o que obter, a quantidade necessária, como fazer a obtenção e quando.
Planejar o gerenciamento das aquisições.
Conforme estudamos, o encerramento das aquisições inclui as seguintes atividades, exceto:
Cancelar as disposições contratuais específicas dos procedimentos do contrato.
Um contrato pode ser simples ou complexo, refletindo a simplicidade ou complexidade do fornecimento. Ele inclui diversos termos e condições, usualmente padronizadas pela empresa, julgados necessários para esclarecer para o contratante o que deve ser fornecido. Há três categorias de contratos, quais são elas?
Preço fixo, custo reembolsável e custo unitários.
Qual das atividades abaixo, NÂO ocorre durante a iniciação do projeto?
Contratar fornecedores
Quais são as categoria de contratos?
Preço fixo, custo reembolsável e custos unitários.
Indique qual a opção correta que completa a afirmativa a seguir:
Os documentos ________________representam os termos do edital de licitação e são utilizados para solicitar propostas dos fornecedores.
de aquisição.
Com relação ao processo de planejamento das aquisições, considere:
I - Documenta as decisões de compra.
II - Especifica a abordagem a ser adotada para as aquisições.
III - Especifica os bens ou serviços a serem fornecidos.
IV - Identifica potenciais fornecedores.
V - Prepara o edital da licitação.
Está correto o que se afirma em:
I, II, III, IV e V.
Julgue as assertivas em relação ao gerenciamento das aquisições: I -O objetivo básico do gerenciamento de aquisições em projetos é propiciar a construção e a manutenção de relações comerciais sólidas e equilibradas entre cliente e fornecedor, de forma que o projeto possa ser finalizado a contento. II -O processo do planejamento de compras e aquisições consiste, em sua essência, na definição do que, quanto, como e quando adquirir, para que as entregas previstas na Estrutura Analítica de Projeto - EAP sejam devidamente cumpridas. III - Vários critérios poderão ser considerados, como preço, prazo de entrega, experiência dofornecedor, nível de atendimento das especificações e qualificações específicas.
TODAS AS ASSERTIVAS ESTÃO CORRETAS
É objetivo da reunião com os licitantes:
Esclarecer dúvidas do edital de licitação
O comprador agenda com os fornecedores uma reunião para analisar pontos pertinentes ao fornecimento do produto ou serviço. Em relação a estas reuniões com os licitantes podemos afirmar que: I - Devem ser feitas com cada empresa fornecedora em separado..... II - Devemos discutir a forma como o licitante fará o produto ou serviço a ser contratado..... III - Cabe ao comprador garantir que todos os licitantes ouçam as questões levantadas pelos concorrentes, assim como todas as respostas a elas..... Identifique a opção CORRETA
III
1
3

Outros materiais