Buscar

Trabalho Legislação Aplicada a Administração

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Legislação Aplicada a Administração
A sociedade de acordo com o art. 981 do Código Civil é o contrato em que duas ou mais pessoas colaboram com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica em que se partilharão os lucros e também contribuem para a formação do capital social. 
A sociedade é, ao mesmo tempo, um contrato e uma pessoa jurídica. Como contrato, a sociedade nasce a partir do acordo de interesses e é registrado na Junta Comercial. Como pessoa jurídica, a sociedade simples nasce a partir do registro que é feito no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, portanto, sem registro a sociedade existe como contrato, mas ainda não é uma pessoa jurídica.
A partir do registro, a sociedade se transforma em uma pessoa jurídica autônoma e é distinta do caráter de sócios. O sócio pode ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica.
A sociedade responde diretamente pelas dívidas que contrair, isto é, todos os bens da sociedade podem ser penhorados para que se paguem as dívidas da sociedade. Já a responsabilidade dos sócios pelas dívidas adquiridas dentro da sociedade é uma responsabilidade compartilhada, só se pode mover ação contra o sócio depois de esgotado os recursos de patrimônio da sociedade.
A sociedade é sempre uma pessoa jurídica de direito privado, ainda que constituída com recursos públicos, como é o caso da sociedade de economia mista, em que o Poder Público contribui para a formação do capital social.
As sociedades podem ser: personificadas e não personificadas. A sociedade personificada é aquela que possuem personalidade jurídica, que é adquirida com o registro, nos termos legais de acordo com o Código Civil. As sociedades não personificadas por sua vez, não possuem personalidade jurídica, por não possuírem registro, exemplos de sociedade não personificadas são aquelas que contam de participação e a sociedade comum, também chamada de irregular ou de fato.
Essas sociedades personificadas podem ser empresárias e não empresárias. 
As empresárias são: a sociedade em nome coletivo, sociedade anônima, comandita simples ou por ações e a sociedade limitada.
As não empresárias são: as sociedades simples e as cooperativas. Alguns autores usam apenas a expressão “sociedade simples”, ao invés da expressão “sociedade não empresária”, de modo que a cooperativa também seria uma sociedade simples.
A Sociedade Empresária é a que irá atuar da maneira prevista no art. 966 do Código Civil, ou seja, exercerá profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou a circulação de bens ou de serviços e registradas na Junta Comercial. 
Um ponto importante é que as Sociedades Empresárias estão sujeitas a Lei da Falência de acordo com a Lei nº 11.101/05, enquanto as Sociedades Simples não estão.
Para melhor entender, tal Lei regime na recuperação judicial, extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária.
Quando a empresa passa por algum momento de complicação financeira e se torna incapaz de pagar suas dívidas, pode entrar com o pedido de recuperação judicial, que é o processo jurídico que visa evitar a falência da empresa, que com a ciência de seus credores e demais diretrizes impostas, poderão continuar suas atividades, buscando pagar suas dívidas e se reestruturar financeiramente. Em termos gerais esses são os tipos jurídicos mais utilizados atualmente. É de extrema importância compreender as diferenças entre eles, uma vez que a natureza jurídica adotada impactará diretamente nos aspectos patrimoniais e na responsabilidade societária.
A sociedade empresária tem como objetivo a atividade econômica organizada para a produção e/ou circulação de bens ou de serviços. Ou seja, a atividade empresarial está diretamente relacionada aos meios de produção de produtos ou serviços, e são aquelas formadas por um ou mais sócios em que prevalece a atividade empresária e comercial. 
A sociedade empresária é de tipologia fechada, de acordo com o art. 983 do código civil, porque apenas pode adotar os seguintes modelos: sociedade em nome coletivo, sociedade em comandita simples, sociedade limitada, sociedade anônima e sociedade em comandita por ações. Só pode adotar um desses cinco modelos; não pode adotar outros modelos, por isso tipologia fechada.
A Sociedade Simples, antigamente, era chamada de sociedade civil. Hoje, este termo sociedade civil não é muito correto, porque toda sociedade, hoje, é civil, em razão de estar sendo regida pelo Código Civil. A sociedade simples é aquela sociedade em que o objeto é uma prestação de serviço, em que os sócios exerçam profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, desde que o exercício da profissão não constitua elemento de empresa, conforme o parágrafo único do art. 966 do código civil.
Ponto fundamental na Sociedade Simples é que a atividade fim depende diretamente da atuação e conhecimento pessoal dos seus sócios. Por exemplo, uma sociedade constituída por dentistas, onde os mesmos exerçam a atividade da empresa, esse modelo societário deve ser registrado no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.
As sociedades simples são de tipologia aberta, porque elas podem adotar, além desses modelos (nome coletivo, comandita simples e limitada), outros modelos de sociedade não previstos em lei, portanto, a forma é livre. Uma sociedade simples pode adotar o modelo de nome coletivo, comandita simples, limitada, mas, além disso, pode adotar outros modelos também, por isso que se diz que a tipologia é aberta. Agora, obviamente que se adotar S.A. ou comandita por ações, como nós já vimos, vai ser sociedade empresária. 
As cooperativas, também, qualquer que seja o seu objeto social, ainda que a cooperativa exerça uma atividade de compra e venda (esse tipo de coisa), uma atividade típica de empresário, por força de lei, são sempre consideradas sociedades simples; a cooperativa nunca será uma sociedade empresária.
A rigor, a cooperativa não é nem sociedade, porque a cooperativa não visa lucro, então, se aproxima mais da associação. Mas podemos dizer a cooperativa, qualquer que seja o seu objeto, é classificado como sociedade simples, por força de lei. Há uma lei especial que rege as cooperativas.
Por outro lado, a sociedade anônima e a sociedade em comandita por ações, que são sempre sociedades empresárias, ainda que o seu objeto não seja uma atividade empresarial. Portanto, essas sociedades que emitem ações nunca serão sociedades simples, qualquer que seja o seu objeto, elas se classificam como sociedades empresárias. 
O art. 982 do Código Civil estabelece a diferença. A diferença está no objeto social: a sociedade empresária é constituída para exercer uma atividade empresarial, é o que antigamente se chamava de sociedade comercial, já a sociedade simples ou não empresária é aquela em que o objeto social é outro, é a uma atividade não empresarial, é o objeto social que distingue se a sociedade é empresária ou se a sociedade é simples.
A atividade que envolve produção de bens e a atividade que envolve circulação de bens nunca será sociedade simples. Sempre vai ser sociedade empresária. Por outro lado, a atividade de prestação de serviços é compatível com a sociedade empresária e também com a sociedade simples.
Se o serviço for de natureza intelectual, científica, artística ou literária, a sociedade é simples quando esse serviço for prestado pelos próprios sócios. Ainda que eles tenham empregados, mas se eles mesmos praticam o serviço, é uma sociedade simples, que é o caso de dois médicos que se unem para montar uma sociedade e eles prestam o serviço diretamente, ou dois engenheiros que prestam diretamente. Se esse serviço for prestado por outras pessoas, por terceiros, torna-se elemento da empresa e vira sociedade empresária. Então, dois médicos montam uma clínica e com o tempo eles mesmos não exercem mais a medicina, eles só estão administrando e contrataram outros médicos, delegaram o serviço para outros médicos, daí se tornou uma sociedade empresária. Mesma coisa: dois arquitetos, no começo eles faziam o projeto,ao decorrer do tempo eles apenas delegam e contrataram vários arquitetos, e eles mesmos não trabalham mais na atividade intelectual, só administra, daí é uma sociedade empresária.

Outros materiais