Buscar

AP3 - Legislação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
Thaina Ferreira da Silva
2036912
Direito do Trabalho no Brasil
DUQUE DE CAXIAS
 2021
Contrato temporário
Para analisarmos o caso, irei explicar o que é contrato temporário.
É um contrato por um tempo determinado, com prazo de início de prazo final de duração. O trabalho temporário foi formado pela Lei 6.019/74, como é serviço prestado por uma pessoa física à empresa para suprir a falta de um dos seus empregados.
Definindo trabalho temporário:
“Trabalho temporário é aquele prestado por pessoa física contratada por uma empresa de trabalho temporário que a coloca à disposição de uma empresa tomadora de serviços, para atender à necessidade de substituição transitória de pessoal permanente ou à demanda complementar de serviços.”
De acordo com a lei Lei 13.429/2017 “dispõe que o contrato de trabalho temporário pode versar sobre o desenvolvimento de atividades-meio e atividades-fim a serem executadas na empresa tomadora de serviços.”
Primeiro caso:
Marta foi contratada na empresa Turismo e Lazer Ltda, em caráter temporário, para atender as grandes demandas do período do verão. Por tal razão, o contrato foi firmado para atender os meses de novembro a março. No mês de janeiro Marta descobre que está grávida de 4 semanas e questiona no RH se nesta hipótese está coberta pela estabilidade gestacional.
Diante do caso concreto, qual a orientação, de acordo com a lei e atual entendimento do TST, deve ser passado à Marta? Responda de forma fundamentada.
Análise
Diante da lei 6.019/74, a gestante em trabalho temporário não terá direito de estabilidade provisória, pois o término do contrato não é uma dispensa aleatória, sem motivos ou sem justa causa. E sim porque o contrato tinha um prazo determinado de término. O contrato temporário não há possibilidade de dar continuidade após o período final ter sido estipulado. 
Sendo assim, Marta não terá direito a estabilidade provisória após o fim do contrato pois não corresponde com os padrões estabelecidos.
Contrato de período de experiência
O contrato de experiência nada mais é do que o tempo em que a empresa irá avaliar o funcionário em período de experiência, com o objetivo de identificar e analisar se ele (a) irá se adequar as atividades da empresa. 
O período de experiência é obrigatório a assinatura na Carteira de Trabalho, possui um período de experiência de 45 a 90 dias, após esse período a organização definirá, se irá estender o prazo ou não, caso não seja registrado na carteira, o contrato será considerado como tempo indeterminado.
Segundo caso:
Lúcia foi contratada pelo período de experiência pelo prazo de 90 dias na função de assistente administrativa na empresa LM Contábeis Ltda. Após 60 dias na função, Lúcia descobriu que está grávida de 3 semanas. Em razão de sua situação solicita conversar com o diretor de RH da empresa para saber se tem direito à estabilidade gestacional. Diante do contexto, qual informação, de acordo com a lei vigente, o diretor de RH, deverá passar à Lúcia? 
Análise
De acordo com a Súmula 244, do TST a estabilidade gestacional em casos de contratos por tempo indeterminado até 5 meses após o parto. 
No contrato de experiência, terminará automaticamente os 90 dias, depois desse período de 90 dias, o contrato passará a ser como contrato por tempo indeterminado. Desta forma, Lúcia poderá desfrutar da estabilidade gestacional, pois a empresa não poderá mandar realizar a saída da colaboradora por dispensa aleatória e sem que haja justa causa.
Importante ressaltar que se a Lúcia cometer alguma infração que possa lhe causar justa causa, a mesma poderá ser desligada da empresa.
Sendo assim, Lúcia terá direito a estabilidade gestacional mesmo realizando seu período de experiência, garantido seu emprego até 5 meses após o parto.
Referências
Guia Trabalhista. Trabalho temporário. Guia Trabalhista. Disponível em: < http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/trab_temporario.htm#:~:text=Trabalho%20tempor%C3%A1rio%20%C3%A9%20aquele%20prestado,%C3%A0%20demanda%20complementar%20de%20servi%C3%A7os. >. Acesso em: 21 maio 2021.
Nascimento, Dannúbia Santos Souza. Estabilidade gravídica em contratos temporários de trabalho: Entendimento do Tribunal Superior do Trabalho. Migalhas, 2020. Disponível em: < https://www.migalhas.com.br/depeso/335965/estabilidade-gravidica-em-contratos-temporarios-de-trabalho--entendimento-do-tribunal-superior-do-trabalho >. Acesso em: 21 maio 2021.
Guia Trabalhista. Contrato de experiência. Guia Trabalhista. Disponível em: < http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/contrato_experiencia.htm >. Acesso em: 21 maio 2021.
Guia Trabalhista. Estabilidade no contrato de experiência ou determinado. Guia Trabalhista. Disponível em: < http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/estabilidadeexperiencia.htm >. Acesso em 21 maio 2021.

Continue navegando