Buscar

relatorio estagio obrigatorio gestao

Prévia do material em texto

SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
4
2.1 Fundamentação Teórica
..4
2.2 Análise das respostas..........................................................................................6
3 CONSIDERAÇÃO DO GRUPO................................................................................7
4-REFERÊNCIAS
8
5-APÊNDICES
9
1.INTRODUÇÃO
O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.
O planejamento para os anos iniciais de ensino deve ter como foco processo de leitura e de escrita. Para tanto, a coordenação pedagógica pode centrar suas orientações na mediação na sala de aula entre professor e aluno, momento em que o professor tem condições de identificar os conhecimentos prévios do aluno, sua prática social inicial e organiza o seu plano de aula propondo a superação dessa condição inicial, levando o aluno à apropriação de conhecimento mais elaborado. 
O presente trabalho tem como objetivos: refletir sobre o planejamento diante do processo de ensino aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos, e analisar como é realizado o planejamento nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Esse trabalho foi realizado na EMEF Nusa Machado, no município de Rio Verde estado de Goiás. Foi realizada uma pesquisa de campo abrangendo os professores dos anos iniciais do ensino fundamental, onde foram abordadas as seguintes questões: 1) Identificação – formação do(a) professor(a), ano que atua, tempo de trabalho no magistério, tempo de trabalho nos anos iniciais do Ensino Fundamental e tempo de trabalho no ano em que está lecionando atualmente (1º, 2º, 3º, 4º ou 5º ano). 2) O que é planejamento? 3) Como você planeja suas aulas? Com base em quê? Utiliza livros? Quais? Outros materiais? Quais? 4) Você recebeu alguma orientação quando começou a atuar neste ano do ensino? Qual? E, no magistério? Qual? 5) Você fez algum curso sobre planejamento ou teve este tema discutido em algum curso? (Especificar o curso). 6) Ao fazer seu planejamento, você procura contextualizar, isto é, relacionar à realidade do aluno? Como faz isso? 7) Que dificuldades você encontra com relação ao planejamento no seu dia a dia? Como faz para saná-las? 8) Quais sugestões você apresentaria para melhorar sua prática pedagógica com relação ao planejamento? 
O trabalho tem como objetivo refletir sobre o planejamento diante do processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental de nove anos e analisar como é realizado o planejamento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pois esse semestre apresenta como eixo norteador a organização do espaço educativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 
2-FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Considerando o processo de ensino como um conjunto de métodos e estratégias, organizadas e estruturadas pelos educadores a fim de transmitir os conteúdos científicos de determinadas disciplinas, buscando desenvolver nos alunos 
e alunas as habilidades necessárias a construção do conhecimento, é consenso entre alguns teóricos como Libâneo (1991) e Fusari (1998) que o planejamento se insere como etapa fundamental deste processo.
Desta forma, mesmo que para alguns profissionais, discutir o planejamento de ensino se configure como um assunto ultrapassado, em razão das acomodações que a experiência em sala de aula lhes propicia, com o passar do tempo, diante da realidade atual em que os indivíduos estão inseridos, o ato de planejar as ações cotidianas é algo imprescindível para o desenvolvimento de um trabalho significativo.
Sendo assim, a importância de um trabalho planejado no mundo globalizado, tem um novo sentido, já que a organização das tarefas mudou bastante , da forma como ocorria há 20 anos , conforme aponta Hernández (1998, p. 63) “[...] quando não existia a síndrome do excesso de informação, ou há 40, quando se pensava que as disciplinas se articulavam por regras estáveis, ou há 80, quando muitos campos disciplinares estavam em fase de definição”.
Segundo Libâneo (1991, p.221)
O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
Já na concepção de Padilha (2001, p. 30)
 Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.
O planejamento de ensino é uma previsão bem feita do que será ministrado em classe, pois ajuda o aprendizado dos alunos e aprimora a prática pedagógica do professor. Desta maneira o planejamento deve conter várias intenções e objetivos, para que não se torne um ato simplesmente burocrático, como acontece em muitas escolas. A forma de se planejar não deve ser repetitiva, pelo contrário, na realização do planejamento devem ser considerados diversos aspectos: alunos como indivíduos com características próprias, levar em consideração as concepções dos alunos e procurar entender os interesses da turma.
Conforme Xavier (2000, p. 117) [...] 
Para considerar os conhecimentos dos alunos é necessário propor situações em que possam mostrar os seus conhecimentos, suas hipóteses durante as atividades implementadas, para que assim forneçam pistas para a continuidade do trabalho e para o planejamento das ações futuras.
Ao pesquisar sobre as contribuições que o planejamento proporciona aos educadores, o exercício de sua prática pedagógica, percebe-se a importância que a pesquisa exerce no campo educacional, pois, a partir da observação e divulgação dos resultados obtidos nestes trabalhos, os educadores são estimulados a refletirem sobre suas ações, e consequentemente buscarem o aperfeiçoamento didático, no sentido de desenvolver uma prática em que os discentes construam o processo 
de ensino e aprendizagem com o professor. 
Desta forma, cabem a todos os profissionais que compõem o sistema educacional, auxiliar os educadores no desenvolvimento de um projeto de ensino, em que a construção do planejamento seja apenas a etapa inicial do trabalho a ser desenvolvido, sendo necessárias discussões posteriores, para que as ideias planejadas e organizadas no papel possam ser adaptadas no transcorrer do ano, no intuito de atender as carências de cada turma, já que, considerando as diversidades de cada grupo, nem sempre o planejamento pode ser aplicado da mesma forma em todas as salas de aulas.
 ANÁLISE DAS RESPOSTAS
Os professores entrevistados consideram que o planejamento é o norte de um professor dentro da sala de aula, e onde é traçado as metas e objetivos a serem alcançados com os alunos. É a etapa mais importante, pois é no planejamento que o professor poderá refletir e preparar metodologias diferenciadas para chegar a aprendizagem.
O planejamento é feito diário e utilizando como recurso o plano de curso e unidade no qual constam todos os conteúdos a serem trabalhados durante o bimestre, e também através das dificuldades diagnosticadas, para isso são utilizados livros de diversas, coleções para retirada de atividades, livros didáticos e internet e outros matérias.
Professores relatam que recebem orientações do coordenador, e que durante a sua graduação tiveram acesso àsteorias que embasaram suas praticas pedagógicas, e também cursam formação continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação.
Durante a graduação, nos cursos de formação continuada: ProInfo, Pro Infantil, PNAC, Pro Letramento, e pesquisa relacionada ao tema.
Quanto à contextualização se faz uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos, tendo sempre que possível unir pratica e teoria e durante a explicação dos conteúdos usam exemplos comuns do dia a dia dos educandos.
A dificuldade encontra é a diferença de nível de alfabetização entre os educandos, pois alguns já estão alfabetizados outros não. Outra dificuldade encontrada é a metodologia diferenciada para aplicar na sala de aula pois requer tempo, porém para sana-la passamos a fazer uma previa dos conteúdos que serão trabalhados durante a semana e das metodologias que poderão ser utilizadas, pois caso precisar de confeccionar algum material poderá ser feito com antecedência.
Quanto a formação dos professores todos são graduados em Licenciatura, apenas uma não é pós-graduada, e todas participam de formação continuada, atuando na escola de 1 ao 5 ano. Possui em media 5 anos de atuação na escola.
 CONSIDERAÇÕES DO GRUPO
Percebe-se que nessa escola os profissionais da educação são todos graduados e a grande maioria pós-graduados. Também se observa a constante busca pelo aperfeiçoamento desses profissionais.
Quantos planejamentos são elaborados seguindo o PCNs, Plano de Curso do Município, Plano de Unidade da instituição. 
Os professores tem a noção da importância do planejamento para a boa aprendizagem dos educandos, utilizando diversos recursos para a sua elaboração.
As aulas são planejadas seguindo embasamento teórico, com base dos documentos que regem a educação e conhecimentos prévios dos alunos no contexto escolar em que estão inseridos, se utilizando de diversos recursos didáticos, bem como orientações pedagógicas.
Dentre as orientações que recebem pode se destacar o trabalho diferenciado com os alunos que apresenta dificuldades de aprendizagem. Outra é como abordar o conteúdo proposto de cada ano de ensino, também se verificou um grande incentivo por parte da gestão escolar como um todo.
Durante as reuniões pedagógicas e no HTPC o tema planejamento é sempre abordado de forma dinâmica a serem trabalhados.
 Quanto à contextualização do conteúdo com a realidade do aluno os professores sempre procuram conciliar os mesmos fazendo um paralelo entre os dois.
Quanto à dificuldade do planejamento observa-se que a preocupação maior é com os diferentes níveis de aprendizado entre os educandos, onde os mesmos buscam formas alternativas para saná-las.
Quanto a sugestões para melhorar a prática pedagógica com relação ao planejamento: planejar a partir do diagnostico prévio, troca de experiência entre os professores, buscar constante de aprimoramento profissional.
E- REFERÊNCIAS
BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
FUSARI, J. C. O Planejamento do Trabalho Pedagógico: Algumas Indagações e Tentativas de Respostas. Série Ideias, n. 8. São. Paulo: FDE, 1998. p. 44-53. Disponível em: <www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0208cassab.pdf>. Acesso: 23/08/2012.
HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na Educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
JÚNIOR, Orlando Mendes Fogaça. Ensino da educação física escolar. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
LIBÂNEO, J. C. O planejamento escolar. Didática . (Coleção Magistério 2º Grau Série Formação do Professor). São Paulo: Cortez, p. 221-247, 1991. 
PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.
XAVIER, M. L. M.; ZEN, M. I. H. D. Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Cadernos Educação Básica 5. Porto Alegre: Mediação, 2000.
SIMM, Juliana Fogaça Sanches. Ensino da língua portuguesa: pedagogia. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009
APENDICE – Questões para entrevista: 
1) Identificação – formação do(a) professor(a), ano que atua, tempo de trabalho no magistério, tempo de trabalho nos anos iniciais do Ensino Fundamental e tempo de trabalho no ano em que está lecionando atualmente (1º, 2º, 3º, 4º ou 5º ano). 
2) O que é planejamento? 
3) Como você planeja suas aulas? Com base em quê? Utiliza livros? Quais? Outros materiais? Quais? 
4) Você recebeu alguma orientação quando começou a atuar neste ano do ensino? Qual? E, no magistério? Qual? 
5) Você fez algum curso sobre planejamento ou teve este tema discutido em algum curso? (Especificar o curso). 
6) Ao fazer seu planejamento, você procura contextualizar, isto é, relacionar à realidade do aluno? Como faz isso? 
7) Que dificuldades você encontra com relação ao planejamento no seu dia a dia? Como faz para saná-las? 
8) Quais sugestões você apresentaria para melhorar sua prática pedagógica com relação ao planejamento? 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
dayanne soares cabral
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rio Verde - GO
2015
dayanne soares cabral
IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Trabalho de Pedagogia apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de: Organização do Trabalho Pedagógico nos Anos Iniciai Ensino Fundamental: Reflexão e Pesquisa; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de Educação Física Escolar; Seminário VI; Estágio Curricular Obrigatório II –Educação Infantil.
Professores: Vilze Vidotte; Sandra Reis; Edilaine Vaula; Marlizete Steinle; Juliana Fogaça; Suhellen Lee.
Rio Verde GO
2015

Continue navegando