Buscar

Atividade Avaliativa 01 - MÓDULO I ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O profissional de técnico de qualidade tem uma responsabilidade e necessidade autêntica no mercado atual global, a sua contextualização com o mercado e perfil profissional é baseado em sua capacidade de apoiar tecnicamente a implementação e a manutenção dos sistemas de gestão da qualidade, controlar a qualidade de produtos e processos e atuar em auditorias de sistemas de gestão da qualidade, considerando os padrões, normas, procedimentos e requisitos técnicos, de qualidade, de saúde e segurança e de meio ambiente. Basicamente criando manuais, relatórios e procedimentos para o sistema de uma organização. Ele também realiza auditorias internas e externas, elabora procedimentos e analisa não conformidades de produtos e serviços.
O mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade, é vasto e necessário e atende nichos variados, desde o comércio, indústria e prestadores de serviços, a sua atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos como por exemplo auditor de qualidade sanitária em um restaurante, auditor da qualidade de produção de uma fábrica de pneus, auditor interno da ISSO 9001 em uma indústria de pelotização de minérios, avaliador da qualidade de veículos novos vendidos, visualmente e de maneira sensorial em uma concessionária de veículos.
O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações é claro, entretanto, é necessário que seja trabalhada de forma correta, assim e a qualidade é capaz de oferecer muitos beneficios. 
Com a atuação da qualidade na empresa, os processos de produção se tornam muito eficientes, o que consequentemente reduz os custos, logo passa a produzir com mais qualidade por um valor baixo, e trazendo confiabilidade ao consumidor.
Os processos sendo mais eficientes e bem definidos, contribui com a satisfação da equipe operacional, trazendo mais harmonia no ambiente de trabalho, proporcionado aumento de produtividade individual. Além disso, há um ponto estratégico crucial, com a redução de custos, a eficiência em seu melhor patamar e o aumneto de produtividade trazem maior disponibilidade e força para a conquista de mais espaço no mercado, e claro: com o resultado positivo de todos estes itens citados há pouco, o aumento da lucratividade é inevitável.
Para exemplificar, seguem 03 cases de sistemas da qualidade:
A Móveis Cabral, é uma fábrica de móveis residenciais e comerciais – inclusive hotelaria, possui cerca de 80 colaboradores. A empresa é certificada na norma ISO 9001 há cerca de 2 anos, os ganhos foram percebidos já foram percebidos no atendimento ao cliente, no controle dos documetos utilizados na fabricação dos móveis e na capacitação dos colaboradores. Ganhos também na diminuição dos disperdicios da matéria prima em todos os setores e tambem na medição da satisfação dos clientes. Assim a Móveis Cabral, melhorou a lucratividade e a satisfação dos clientes.
A Usinagem Vértice atende indústrias do polo industrial e conta com uma equipe de 25 colaboradores, dividos entre administração, fábrica, almoxarifado e qualidade. Após alguns clientes exigerem certificação, a Vértice certificou-se na ISO TS 16949 e ISO 9001, mesmo os colaboradores sendo resistentes no inicio das mudanças dos processos e das rotinas, após o 5S todo o fluxo de dados e informações entre os setores e os processos produtivos agora são documentados, os treinamentos também surtiram efeito positivo, principalmente na exigência com as especificações técnicas e na pontualidade na entrega. 
Vector Software, empresa voltada para o desenvolvimento de softwares para setores imobiliários, financeiros, contabilidade e de controle de estoque. Obtiveram o certificado no ISO 9001 há 3 anos e puderam perceber os ganhos ao longo desse período, a certificação serviu para quebrar alguns paradigmas que tinham no ramo de atuação. Destaque ganho com o mapeamento de processos quer eram desconhecidos pela maioria dos colaboradores e também a atenção com a qualidade dos produtos, que agora passam por um rigoroso controle de qualidade documentado. E está dentro do cronograma buscar a certificação CMM que é a soma das "melhores práticas" para diagnóstico e avaliação de maturidade do desenvolvimento de softwares.
Para que seu papel seja feito em excelência, é preciso utilizar de metodologias e ferramentas. Uma das metodologias mais usadas e importantes na qualidade é o PDCA – Plan, Do, Check, Act, em português: Planejar, Executar, Verificar e Agir, é um instrumento de melhoria contínua normalmente estabelecido em processos e rotinas e algumas ferramentas utilizadas são: 5W2H, Fluxograma, Gráfico de Pareto, Diagrama de Dispersão e outros.
O histórico da qualidade é antigo, mais foi aprimorada depois de três eventos: a Revolução Industrial e as duas Grandes Guerras Mundiais. Depois da guerra o Japão se tornou referencia em conceito da qualiade e logo se espalhou para outros países e, a partir disto surgiram os Gurus tais como: Deming, Juran, Crosby, Feigenbaum e Kaoru Ishikawa.
Estes Gurus desenvolveram ferramentas que estão dentro de um sistema chamado de gestão da qualidade que nos dias atuais, com os grandes adiantamentos tecnológicos e as transformações do estilo de vida do homem, a busca pela melhoria contínua na qualidade de processos e serviços se tornou fundamental para lutar dentro de um mercado cada vez mais competitivo.

Outros materiais