Buscar

: Teoria da Burocracia e Disfunções. Teoria Estruturalista. Ambiente Organizacional Flexível, Teoria Sistêmica. Perspectivas das organizações: Mecanicismo e Organicismos


Continue navegando


Prévia do material em texto

FACULDADE SENAC - MINAS
	CURSO
	Administração/Ciências Contábeis
	DISCIPLINA
	Teoria das Organizações
	PERÍODO
	3º
	TURMA
	Noite
	ETAPA
	1ª 
	VALOR
	20 pontos
	PROFESSOR
	Maria Elizabeth Corrêa Campos e Silva
	ASSINATURA DO ALUNO
	DATA
	NOTA
	
	THALITA ALVES GUIMARÃES
	17/04/20
	
	
INSTRUÇÕES 
· Esta avaliação contém 5 questões abertas, valendo 4 pontos cada, totalizando 20 pontos. 
· Leia atentamente as questões antes de respondê-las. 
· As respostas das questões devem ser dadas através de textos dissertativos, uma vez que estará sendo avaliada a capacidade de argumentação do aluno. 
· O aluno terá das 21:50 min até às 22:30 min para resolver as questões propostas.
· Questões com respostas iguais serão anuladas . 
· Boa Prova!
Conteúdos avaliados: Teoria da Burocracia e Disfunções. Teoria Estruturalista. Ambiente Organizacional Flexível, Teoria Sistêmica. Perspectivas das organizações: Mecanicismo e Organicismos 
Para responder as questões 1 e 2 leia sobre a situação do proprietário da empresa Proteus. 
 Proteus
Alexandre é o proprietário da Proteus, uma conhecida empresa do ramo imobiliário. Depois de décadas de atividade, a Proteus precisa deslanchar para abrir novos mercados. Durante todo esse tempo, Alexandre havia assumido uma autoridade tipicamente carismática e que agora precisa ser modificada para permitir o crescimento da empresa. 
QUESTÃO 1 - Explique por que a autoridade carismática exercida por Alexandre não atende mais os interesses da Proteus? 
A autoridade carismática dificilmente precisa usar o poder para fazer com que demandas sejam cumpridas e suas decisões sejam respeitadas, a administração não é regida por regras.
Podemos imaginar que os funcionários ja estão acomodados com a liderança de Alexandre o que atrapalha o crescimento da empresa. Desta forma, em busca de novos mercados e crescimento da empresa é necessário instituir normas e regras que estruturam grandes empresas, tornando a as tomadas de decisões mais impessoais.
QUESTÃO 2 - Que tipo de poder é o mais apropriado para ser adotado pelo proprietário da Proteus? Explique? 
Autoridade racional, fundamentada em normas sociais, administradas pela meritocracia, com traços impessoais, técnicos e racionais. As regras e normas são originadas de um regulamento que é, por sua vez, reconhecido e aceito pelo grupo.
QUESTÃO 3 - As Disfunções da Excelsa
A Excelsa é uma empresa que tem tudo para dar certo. Mas tudo sai errado. Ela adotou um caráter legal e formal, definiu cargos e posições hierárquicas, elaborou rotinas e procedimentos e profissionalizou a diretoria e participantes. Nada mais correto. Contudo, o resultado está decepcionando: as pessoas apenas seguem as normas e os procedimentos, o formalismo é total e o papelório uma loucura, as pessoas resistem às mudanças, o relacionamento entre os funcionários é precário e superficial, os chefes abusam das suas mordomias e se afastam dos subordinados e os clientes vivem reclamando da falta de atenção aos seus problemas: Se você fosse diretor da Excelsa, o que faria? 
Adotaria uma cultura orgânica, onde a mesma se adapta a condições instáveis, a ambientes com os quais a organização não tem familiaridade. Ninguém é especialista em nada, ou todos são especialistas em tudo. Por isso, nos sistemas orgânicos, há contínua redefinição de tarefas.
Descentralizaria as atividades, faria a redução no excesso da burocracia, faria reuniões semanais para melhoria em todos os setores, investiria em cursos de aperfeiçoamento dos procedimentos, em marketing e vendas e quem não se adequasse seria demitido, realizaria novas contratações e os mesmos antes de assumirem o cargo deveriam fazer os cursos.
.
 
 QUESTÃO 4 – Leia o caso a seguir e logo após responda a problematização. 
Elabore um texto identificando como o caso Wall-Mart está relacionado com a Teoria de Sistemas. 
 
Podemos relacionar o caso Wall-Mart com o enfoque sistêmico que tem como base a ideia de sistema, que consiste: em um todo complexo ou organizado; é um conjunto de partes ou elementos que formam um todo unitário ou complexo. O Wall-Mart viu a necessidade mudar o processo, levando em conta o elevado custo de armazenagem de produtos volumosos e de baixo valor agregado. No intuito de reduzir custo e otimizar as vendas, a empresa antecipou-se fazendo uma acordo com a P&G, para que essa última realizasse a gestão de estoque do supermercado. Desta forma, a junção das empresas trouxe benefícios para ambas às partes
QUESTÃO 5 – Leia, com atenção, a reportagem abaixo, e após responda o problema proposto 
Identifique quais ambientes organizações estão envolvidos, no contexto da reportagem sobre o grupo de vestuário Soma. Explique o por que? 
Ambiente Interno: A empresa, com sua demanda de produção.
Ambiente Operacional: AS oficinas que atendem à operação da empresa e o governo que regulamenta o serviço da empresa e de seus fornecedores.
Ambiente Contextual: Fatores políticos-legais que fizeram com que a Soma importasse 40% de suas peças devido às más condições de trabalho oferecidos por seus fornecedores brasileiros.