Buscar

1 1 enfermagem e ciencia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Evolução histórica da enfermagem
Determinantes
· Determinantes históricos, filosóficos culturais, sociais e econômicos das práticas em enfermagem e em saúde no mundo.
· A enfermagem atual surgiu a partir das bases científicas propostas por Florence Nightingale (nasceu em 12 de maio de 1820 e faleceu em 13 de agosto de 1910).
· Antes de Florence Nightingale
· Cristianismo, com a lei da caridade e do amor incondicional.
· pobres e enfermos, recebiam cuidados dos diáconos e diaconisas, organizados por São Pedro.
· A igreja sofreu perseguição pelos judeus.
· dioceses foram declaradas livres pelo imperador Constantino e surgiram as diaconias, casas de
· cuidado organizadas pela igreja.
· hospitais surgiram nos séculos seguintes.
· Monarquismo
· surgiram os mosteiros beneditinos, onde os monges cultivavam plantas medicinais e mantinham hospitais para os pobres.
· Cruzadas
· organizações de enfermagem religiosa e militar que fundaram os hospitais São João (para homens) e Santa Maria Madalena (para mulheres). eram luxuosos, mas possuíam serviços de limpeza precários.
· Queda do Império Romano
· fundadas as Universidades de Córdoba, Sevilha e Toledo e foram criados hospitais e ambulatórios.
· surgiu o estabelecimento de fármacos e o envio de receitas para preparo pelos farmacêuticos.
· Decadência do Cristianismo
· substituição dos religiosos por pessoas de baixa escala social, trabalhavam pesado com baixos salários e extorquiam dinheiro dos indigentes e deixavam os doentes morrer.
· irmãos S. João de Deus, São Camilo de Lellis (padroeiro da enfermagem), São Carlos, as Terceiras Franciscanas elevaram a enfermagem, pelo menos com a dedicação, mas sem evoluir sobre o ponto de vista técnico e científico.
· São Vicente de Paulo precursor da Enfermagem Moderna. Ele, em conjunto com Santa Luiza de Marillac, criou um Instituto das Filhas de Caridade, que aceitavam camponesas que desejassem se dedicar ao serviço aos doentes e pobres.
· Era Florence Nightingale
· viveu em uma sociedade aristocrática, estudando diversos idiomas, matemática, religião e filosofia.
· Realizou estágio de três meses no Instituto de Diaconisas de Kaiserswerth/Alemanha (irmãs de caridade), onde aprendeu os primeiros passos da disciplina na enfermagem (regras e horários rígidos, religiosidade, divisão do ensino por classes sociais).
· participação como voluntária na Guerra da Crimeia, em 1854, junto a outras 38 mulheres organizou um hospital de 4.000 soldados internos, baixando a mortalidade local de 40% para 2%.
· Com o prêmio recebido do governo inglês por este trabalho, fundou a primeira escola de enfermagem no Hospital St. Thomas – Londres, em 24 de junho de 1860.
· Florence morreu aos 90 anos.
· Guerra da Crimeia
· 1854, a Grã-Bretanha (Inglaterra) lutava junto à França ao lado dos aliados turcos em sua guerra contra a Rússia.
· O exército britânico estava prestes a ser derrotado em virtude da doença, da desorganização, do frio e da fome.
· A cólera reduziu o exército.
· Após Florence Nightingale
· Foram as alunas da escola de Florence que levaram o sistema de ensino dela ao Canadá, à Austrália, à Nova Zelândia e aos Estados Unidos da América.
· 1876, o comitê adotou o nome de "Comitê Internacional da Cruz Vermelha" (CICV), que é, até o presente, sua designação oficial.
· Determinantes históricos, filosóficos, culturais, sociais e econômicos das práticas em enfermagem e em saúde no Brasil
· Após a descoberta do Brasil pelos portugueses, em 1500, o país passou a ser povoado pelos europeus, que traziam consigo as doenças e pestes que eram comuns na Europa".
· padre José de Anchieta (19 de março de 1534 – 09 de junho de 1597) primeiro a tratar dos doentes e improvisar um hospital, que se tornou a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.
· dirigida por jesuítas que acumulavam as funções de médicos e de enfermeiros, com ajuda de escravos no cuidado de enfermos.
· 1830, curso de parteiras, ministrado na Escola de Medicina da Bahia.
· Anna Nery (nasceu em 13 de dezembro de 1814 e morreu em 20 de maio de 1880), baiana que se casou com Capitão-de-fragata Isidoro Antônio Nery, em 1837. Com o cônjuge teve três filhos: Justiniano Nery, Antônio Pedro Nery e Isidoro Antônio Nery Filho. Dois filhos de Anna Nery eram médicos do Exército e, ao irromper a Guerra do Paraguai, em dezembro de 1864, seguiram ambos para o campo de luta, acompanhados do tio, o Major Maurício Ferreira, irmão de Anna.
· Ao término da guerra e ao regressar ao Brasil, Dom Pedro concedeu a Anna Nery uma pensão anual e a condecorou com a medalha humanitária.
· 1916, gripe espanhola, 1920, pelo Decreto nº 3.987, foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública e o setor de profilaxia da tuberculose iniciou o serviço de visitadores.
· 1921, Carlos Chagas e a Fundação Rockefeller, criaram o serviço de Enfermagem do Departamento Nacional de Saúde Pública
· 1922, criada a Escola de Enfermagem do Departamento Nacional de Saúde Pública, posteriormente Escola de Enfermagem Anna Nery e, hoje, Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
· semanas de enfermagem, 12 a 20 de maio, foram uma homenagem a Florence Nightingale e Anna Nery.
· 1940, intensa industrialização, foi fundado o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. 
· 1944,Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.
· A divisão de trabalho na enfermagem brasileira, iniciada naquela época, se mantém até os dias de hoje. Em 1946, a Escola Anna Nery já realizava o curso de auxiliar de enfermagem.
· 1950, Os hospitais incorporaram a moderna tecnologia médico-científica e passaram a requerer a participação de enfermeiras diplomadas.
· 1940 a 1956, foram criados 43 cursos de Auxiliares de Enfermagem.
· anos 60, o Estado mantinha sua tendência em conferir prioridade ao tratamento curativo em detrimento das medidas preventivas: a prática de saúde notoriamente hospitalocêntrica.
· 1974, desaceleração da economia, caem as taxas de crescimento do produto e do emprego, surge a política social com objetivo próprio.
· 70 e início da década de 80, a política de saúde passou a enfatizar as ações básicas de saúde e a organização de serviços, de menores níveis de complexidade em detrimento da tendência à hospitalização.
· surgiram vários programas para tentar revalorizar os cuidados primários, recomendados pela 7ª Conferência Nacional de Saúde (1980) e pela Reunião da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizada em Alma-Ata (1977).

Outros materiais