Buscar

ATIVIDADE 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA 02 – ATIVIDADES 10
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais idéias. Mas, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
		
	
	libertário, pois pregava o fim do Estado.
	
	elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	 
	inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	
	conservador, na medida em que entendia a educação pública como privilégio.
	
	autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Considere as afirmações abaixo acerca da educação brasileira e sua relação com o processo colonial: I. o processo civilizatório brasileiro foi marcado pelos estranhamentos e preconceitos étnicos. II. o pluralismo étnico - cultural inexistiu em nosso país. III. os métodos pedagógicos indígenas foram recusados. IV. A ação pedagógica no período colonial estava relacionada com a expansão ultramarina. Com base nas afirmações indique a opção correta.
		
	
	II, III e IV estão corretos.
	 
	I, III e IV estão corretos.
	
	São corretos todos os ítens.
	
	I, II e III estão corretos.
	
	Todos os ítens estão incorretos.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	: Marque V (verdadeiro) e F (falso):
 
(      )A colonização portuguesa no Brasil teve como principais características submeter os indígenas ao domínio português.
(      )Acostumados ao modo de vida dos europeus que baseava-se numa existência sedentária, os indígenas compreendiam  a diferença entre a sua cultura e  a outra.
(      )Pela abundância de alimentação existente em terras brasílicas, pela produção e coleta de alimentos e, pela habilidade do indígena como caçador, pode-se considerar como um forte indicativo que a  antropofagia, arraigada fortemente entre os costumes  de algumas tribos, tinha o objetivo apenas de matar a fome.
(     )No Brasil os jesuítas se dedicaram a pregação da fé católica e ao trabalho educativo. Perceberam que não seria possível converter os índios à fé católica sem que soubessem ler e escrever.
(      )As Missões acabaram por transformar os índios nômades em sedentários, o que contribuiu decisivamente para facilitar a captura deles pelos colonos.
		
	
	V, V, V, F, F
	
	F, F, F, V, V,
	 
	V, F, F, V, V
	
	F, F, V, V, V
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	De acordo com o contexto histórico do Brasil na era pombalina é correto afirmar que:
		
	
	Com a transplantação da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, abriu-se uma nova chamada para educação jesuítica no Brasil. Desse modo, a Companhia de Jesus retomou suas práticas catequéticas.
	
	Inspirado nos ideais e nos princípios da Igreja, Pombal empreende uma profunda reforma educacional em Portugal que tem seus desdobramentos na efetivação de uma educação catequética no Brasil.
	
	Em 1772 criou-se o ¿subsidio literário¿ para manutenção do ensino superior no Brasil, pois a educação elementar e secundária já tinha recursos para atender a demanda.
	 
	As reformas educacionais de Pombal visavam a três objetivos principais: trazer a educação para o controle do Estado, secularizar a educação e padronizar o currículo.
	
	Mesmo com a organização de uma a educação financiada pelo Estado, os jesuítas que ministravam o conhecimento nas aulas régias.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(IPAD / PE / 2006 - adaptada) Durante o período colonial no Brasil (1530-1822), os Jesuítas dominaram plenamente a educação da colônia. Sobre a sua atuação na educação, é correto afirmar que:
		
	
	Na verdade, a presença jesuítica na Colônia foi sem importância e só depois de instaurado o Império é que eles passaram a dominar a educação.
	
	Instauraram uma eficiente educação pública, mas foram expulsos do Brasil e só retornaram depois da Revolução de 1964, através da intervenção militar.
	 
	Os Jesuítas seguiam o método de estudo conhecido como Ratio Studiorum, inspirado do modelo medieval escolástico.
	
	Eles foram os responsáveis pela criação, ainda durante a Colônia, dos primeiros cursos jurídicos do Brasil.
	
	Foram os primeiros a falar de "educação democrática" e, por isso, foram expulsos pelo Marquês de Pombal.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	(Mackenzie,1996) "Pouco fruto se pode obter deles se a força do braço secular não acudir para domá-los. Para esse gênero de gente, não há melhor pregação do que a espada e a vara de ferro." (José de Anchieta. Pedro Casaldáliga in "Na Procura do Reino") O fragmento de texto anterior, escrito nos primórdios da colonização do Brasil, refere-se: 
		
	 
	à catequização do índio pelos jesuítas e a utilização dos silvícolas como mão-de-obra nas propriedades da Companhia de Jesus.
	
	à determinação dos jesuítas em pregar o Evangelho junto aos índios e negros, ampliando os horizontes da fé.
	
	à inadaptação do índio para o trabalho e a escravização do negro pelos jesuítas em suas reduções de ouro.
	
	à expansão da cana-de-açúcar para o interior de Mato Grosso e a utilização de mão-de-obra indígena.
	
	à evangelização do negro e o apresamento de escravos pelos bandeirantes.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os jesuítas permaneceram como responsáveis pela educação no Brasil  durante duzentos e dez anos, até 1759, quando foram expulsos de todas as colônias portuguesas por decisão de Sebastião José de Carvalho, o marquês de Pombal.
Sobre o modelo educacional jesuítico leia as alternativas abaixo:
 
a) A educação jesuítica foi nitidamente dogmática, abstrata e conservadora. A Igreja católica ameaçada pelo espírito crítico que rondava a Europa, parecia empenhar-se, mediante o ensino jesuítico, pela reafirmação de sua autoridade.
b) Consideramos que correspondendo ao ideal europeu da época, cujo interesse dirigia-se a formação do homem culto, os padres jesuítas não
visavam formar letrados eruditos que, entretanto não questionassem a ordem estabelecida.
c) O desinteresse quase total pela ciência caracterizou toda a educação na colônia. A
metrópole, por outro lado, reforçava essa realidade por manter-se fechada ao espírito crítico e de análise, à pesquisa e experimentação.
d) Os interesses da educação no período colonial, na realidade, convergiam para um único objetivo ¿ a manutenção da ordem. Nesse sentido, a educação jesuítica refletia claramente o seu caráter elitista.
e) Os jesuítas investiram maciçamente em um espírito crítico e questionador, muito característico do sistema educacional português e espanhol. Tal sistema de educação foi fundamental para o combate as teorias da Contra Reforma que ameaçavam a Igreja Católica na Europa.
 
Assinale a alternativa que contém a afirmativa que contém a sequência correta :
		
	
	F, F, V, V, F
	 
	V, V, V, V, F
	
	V, F, F, V, V
	
	V, V, V, V,V
	
	V, V, F, V, F
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil podemos afirmar que:
		
	
	A ação militar foi a forma pela qual os jesuítas participaram da colonização portuguesa no Brasil. Apoiados pelo Marquês de Pombal, estabeleceram Missões na região de SãoPaulo e no sul do país para manter os índios reunidos.
	 
	A educação foi um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo.
	
	Os jesuítas se destacaram na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a cultura e respeitando a religiosidade indígena.
	
	Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles permaneciam em regime de escravidão.
	
	Os jesuítas chegaram ao Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios que passavam a morar nas vilas e missões.
	Respondido em 23/04/2020 13:38:32

Continue navegando