Buscar

diretos aol5

Prévia do material em texto

21397 . 7 - Educação em Direitos Humanos - 20201.B
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Questionário
Rute Cristina Barroso Oliveira Braga
Nota finalEnviado: 20/04/20 16:57 (BRT)
10/10
Seu instrutor revelará as respostas corretas após o envio de todos os alunos
1. Pergunta 1
/1
Leia a situação-problema abaixo:
Carolina tem 15 anos e descobriu recentemente que está grávida. Por essa razão, não quer mais frequentar a escola que frequentava por 5 anos e seus pais decidiram, portanto, matriculá-la em uma escola mais próxima de casa, para que ela consiga recuperar as aulas perdidas, além de ter maior mobilidade nos últimos meses de gestação. O que sua família não esperava é que a escola se recusou de realizar a sua matrícula, alegando que tem autonomia para escolher quais alunos podem fazer parte dela e assim, sugeriu que os pais procurassem outra instituição. Esta atitude viola os direitos humanos, pois:
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
A escola deveria ter aceitado e a aluna, mas disponibilizado atividades domiciliares. 
2. 
A escola deveria ter encaminhado a aluna para uma escola que aceita adolescentes grávidas.
3. 
A adolescente foi considerada um mau exemplo para as outras alunas da escola.   
4. 
Neste caso, a aluna poderia ser educada em casa, pelos próprios pais.
5. 
A educação é um direito de todos os cidadãos e deve ser oferecida de forma gratuita, pelo menos a nível básico.
2. Pergunta 2
/1
A educação não formal em Direitos Humanos não substitui a educação formal, mas conforme estudamos, ela contribuiu para que os indivíduos possam refletir sobre as suas próprias realidades, além de agir no empoderamento de diversos grupos sociais no que se refere à defesa, à promoção e à garantia dos direitos humanos em toda a sociedade. Dentro desta temática, considere as opções a seguir:
I. Educação para cidadania.
II. Educação de componentes curriculares tradicionais.
III. Educação para liberdade.
IV. Educação para justiça social.
V. Educação para a paz.
Agora, assinale as alternativas que representam as temáticas abordadas dentro da Educação em Direitos Humanos não formal:
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Apenas II e III.
2. 
Todas as opções são corretas.   
3. 
Apenas IV e V.
4. 
Apenas I, III, IV e V.
5. 
Apenas III, IV e V.
3. Pergunta 3
/1
Paulo Freire defende a educação libertadora como um ato político e por isso, reprovava a educação bancária. Esta concepção de ensino considerava que o aluno era reconhecido apenas como um depósito de informações e dos conhecimentos dos educadores. Neste sentido, considere as seguintes premissas a respeito do tipo de educação defendida pelo educador Paulo Freire:
I. Um processo de ensino-aprendizagem significativo deve partir da realidade e das experiências dos alunos.
II. A escola é o estabelecimento que apresenta os únicos comportamentos adequadas para os estudantes.
III. Os homens podem se educar entre si e serem mediados pelos contextos nos quais estão inseridos.
IV. O objetivo da educação é proporcionar ao aluno o desenvolvimento do senso crítico.
V. O educador deve desenvolver o papel de problematizador no processo de ensino-aprendizagem.
Agora, escolha a opção que apresenta as sentenças corretas.
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Apenas I, III, IV e V são corretas.
2. 
Apenas I, II e III são corretas.
3. 
Todas as opções são corretas.
4. 
Apenas I e II são corretas. 
5. 
Apenas III e IV são corretas.  
4. Pergunta 4
/1
Segundo o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006) A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1948, desencadeou um processo de mudança no comportamento social e a produção de instrumentos e mecanismos internacionais de direitos humanos que foram incorporados ao ordenamento jurídico dos países signatários. Esse processo resultou na base dos atuais sistemas global e regionais de proteção dos direitos humanos, que engloba a Educação em Direitos Humanos em vários aspectos. Qual das opções a seguir apresenta um dos objetivos da Educação em Direitos Humanos não-formal?
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais.
2. 
A construção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão deve ser feita articulando as diferentes áreas do conhecimento, os setores de pesquisa e extensão, os programas de graduação, de pós-graduação.
3. 
Instrumento de leitura crítica da realidade local e contextual, da vivência pessoal e social, identificando e analisando aspectos e modos de ação para a transformação da sociedade.   
4. 
As atividades acadêmicas devem se voltar para a formação de uma cultura baseada na universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos, como tema transversal e transdisciplinar, de modo a inspirar a elaboração de programas específicos e metodologias adequadas nos cursos de graduação e pós-graduação.
5. 
 A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais desta modalidade e permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político-pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação.
5. Pergunta 5
/1
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006) afirma que todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades, mas nos locais de trabalho, nas cidades, nos movimentos sociais, nas associações civis, nas organizações não governamentais, dentre outros.
Diante desta premissa, qual das opções abaixo se refere a um exemplo de educação não-formal em direitos humanos?
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Projetos sociais desenvolvidos por uma ONG na promoção da saúde.
2. 
Linhas de pesquisa em programas de pós-graduação. 
3. 
Disciplinas de extensão universitária.
4. 
Disciplinas obrigatórias em cursos de licenciatura.
5. 
Temas transversais trabalhados na educação básica e delineada pela BNCC.   
6. Pergunta 6
/1
Leia esta situação-problema:
Maria Alice trabalha como diarista em uma cada de família e em alguns dias da semana precisa levar seu filho de 08 anos para a casa em que trabalha, pois não tem com quem deixá-lo. Porém, sua vizinha a indicou que inscrevesse o menino em um projeto social que oferece aulas de música, ensino de inglês, oficinas de dança, entre outras atividades. Conforme estudamos, este é um exemplo de promoção dos direitos humanos, sob o aspecto não formal. Esta ação é importante, pois contribui principalmente:
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Pois a mãe pode continuar trabalhando.
2. 
Porque é uma oportunidade de auxiliar na prática da cidadania da criança.
3. 
Porque a criança não precisará ajudar a mãe com as atividades do seu trabalho.    
4. 
Para que a criança não fique sozinha em casa.
5. 
Para que a mãe não tenha gastos com uma babá.
7. Pergunta 7
/1
A educação popular ou não-formal contribui de forma decisiva para que os direitos humanos, de fato, sejam oferecidos a todos os indivíduos. Entretanto, como em todo o processo educativo, ela deve ser realizada com objetivos, com rotas a serem traçadas, sabendo o que se quer alcançar e onde se deseja chegar. De acordo com o que estudamos, dentre os principais objetivos da educação não formal em direitos humanos, é possível afirmar que eles:
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Não auxiliam na aprendizagem dos indivíduos, pois esta deve ser oferecida apenas em instituições de ensino regular. 
2. 
Resultam no encaminhamento de verbas para as instituições sociais se manterem em funcionamento.
3. 
Oportunizam o diálogo, o encaminhamento para a solução de problemas coletivos e as reivindicações de demandas sociais.
4. 
Equivalem à educação formal, proporcionando às famílias escolherem como educar seus filhos.
5. 
Contribuem para a formação de indivíduos que desejam seguira carreira política
8. Pergunta 8
/1
Conforme o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006), as experiências educativas não-formais são aperfeiçoadas conforme o contexto histórico e a realidade dos indivíduos. Através do empoderamento dos grupos sociais, é possível criar instrumentos de promoção, proteção e reparação dos direitos humanos. Considere as seguintes ações programáticas da educação não formal em direitos humanos, segundo este documento:
I) Identificar e avaliar as iniciativas de educação não-formal em direitos humanos, de forma a promover sua divulgação e socialização;
II) Promover cursos de educação em direitos humanos para qualificar servidores (as), gestores (as) públicos (as) e defensores (as) de direitos humanos;
III) Estimular projetos de educação em direitos humanos para agentes de esporte, lazer e cultura, incluindo projetos de capacitação à distância;
IV) inserir a temática da história recente do autoritarismo no Brasil em editais de incentivo a projetos de pesquisa e extensão universitária;
V) propor a criação de um setor específico de livros e periódicos em direitos humanos no acervo das bibliotecas das IES;
Agora, escolha a opção que apresenta as sentenças corretas:
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
 Apenas I e II.
2. 
Apenas II, III e IV.
3. 
Todas são corretas.
4. 
Apenas I, II e III.   
5. 
Apenas III, IV e V.
9. Pergunta 9
/1
Considere a seguinte circunstância:
Ana Paula é professora de Ensino Religioso de uma escola pública da região metropolitana de uma grande metrópole e, durante uma das suas atividades, presenciou uma agressiva e intolerante discussão entre dois grupos de alunos de religiões distintas. Um terceiro grupo de alunos tentou amenizar a situação de conflito, afirmando que todos têm direitos iguais e podem escolher qual religião desejam seguir.
Conforme estudamos, este é um exemplo que fere os direitos humanos? Se for, marque a alternativa que melhor define que princípio está sendo ferido dentre as abaixo elencadas:
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Laicidade de Estado.
2. 
Dignidade Humana.
3. 
Reconhecimento das diversidades. 
4. 
Democracia na educação.
5. 
Igualdade de direitos.
10. Pergunta 10
/1
De acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006): “A educação não-formal em direitos humanos orienta-se pelos princípios da emancipação e da autonomia. Sua implementação configura um permanente processo de sensibilização e formação de consciência crítica, direcionada para o encaminhamento de reivindicações e a formulação de propostas para as políticas públicas”.
Assim, a educação em direitos humanos não-formal, é importante para promover, segundo este documento para:
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
O estudo para exames pré-vestibulares.
2. 
A adoção e exercício de práticas voltadas para a comunidade.
3. 
A preparação para a carreira política.
4. 
O alargamento das redes sociais e intelectuais.   
5. 
 A preparação para concursos públicos.

Continue navegando