Buscar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO - VYGOTSKY APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

7
VYGOTSKY APRENDIZAGEM 
Para Vygotsky “o processo de desenvolvimento não coincide com o da aprendizagem, o processo de desenvolvimento segue o da aprendizagem, que cria a área de desenvolvimento potencial” (VYGOTSKY, 2010, P.116). Ou seja, o aluno tem o desenvolvimento de aprendizagem a partir da interação social, dependendo então da interação dele com os demais e também com o meio em que está inserido.
A aprendizagem e o desenvolvimento da criança não estão paralelos e simultâneos, existe uma dependência já que segundo ele a formação de conceitos remete às relações entre pensamento e linguagem. A aprendizagem interage então com o desenvolvimento, produzindo uma abertura nas zonas de desenvolvimento proximal que é a distância entre aquilo que a criança é capaz de fazer por si própria e o que ela é capaz de fazer com a intervenção de um adulto. Assim entendemos que o conhecimento real é aquele que o sujeito é capaz de aplicar sozinho, e o potencial é aquele que ele necessita do auxílio de outros para aplicar. Vygotsky enfatiza que a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, e sim pela mediação feita pelos outros sujeitos, assim a interação social e o instrumento linguístico são decisivos para o desenvolvimento. 
É possível constatar que para Vygotsky o desenvolvimento humano é compreendido não como a decorrência de fatores isolados que faz com que amadureçam e muito menos de fatores ambientais que agem sobre o organismo controlando seu comportamento, mas sim como produto de trocas recíprocas, que se estabelecem durante toda a vida, entre indivíduo e meio, cada aspecto influindo sobre o outro. Também não nega que exista diferença entre os indivíduos, ou seja entende que uns estejam mais predispostos a algumas atividades do que outros, em razão do fator físico ou genético, mas, não acredita que seja essa diferença um fator determinante para a aprendizagem. Ele rejeita os modelos que acabam determinando características comportamentais universais do ser humano, por exemplo, aquelas que definem o comportamento por faixa etária, como se o indivíduo fosse um sujeito datado, concluindo que a potencialidade para aprender não é a mesma para todas as pessoas, mas não seria esse um impedimento para que ocorra a aprendizagem. 
Portanto o professor ao mediar esta aprendizagem e estimulando o conhecimento e incentivando o potencial do aluno se utilizando de estratégias que façam com que o aluno se torne independente, em seu esforço pedagógico, pode criar Zonas de Desenvolvimento Proximal (ZDP's), atuando como elemento de intervenção, de ajuda. Afirmando que o professor atua de forma explícita, interferindo no desenvolvimento dos alunos, provocando avanços que muitas vezes não ocorreriam de forma espontânea. E ao fazer isso Vygotsky, resgata a importância da escola e do papel de agente indispensável do processo de ensino aprendizagem que tem o professor. Já que o professor pode interferir no processo de aprendizagem do aluno e contribuir assim para a transmissão do conhecimento acumulado historicamente pela Humanidade, reafirmando a importância das inter-relações entre professor/aluno; aluno/aluno; desenvolver/aprender, para a abertura de novos caminhos de aprendizagem e desenvolvimento. Nesse sentido que as ideias de Vygotsky sobre a Educação constituem-se em uma abordagem da transmissão cultural, tanto quanto do desenvolvimento.

Outros materiais