Buscar

Exercicio frenkel

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)O que são Exercícios de Frenkel. O mais completo possível.
São exercícios aplicados em paciente com certa disfunção neurológica, no intuito de tratar as ataxias tendo como objetivo inicial estabelecer o controle voluntario do movimento utilizando qualquer parte do mecanismo sensorial que tenha permanecido intacta, juntamente com a visão, audição e tato. Os exercícios são realizados com o paciente deitado, sentado ou em pé, progredindo de posturas de maior estabilidade até posturas de maior desafio. O objetivo final é estabelecer o controle do movimento de forma que o paciente seja capaz de praticar atividades essenciais de vida diária de forma independente. 
2)Quais os exercícios de Frenkel.
Exercícios deitado: paciente deitado em decúbito dorsal no tablado/maca e observa todos os movimentos que serão realizados. Movimentar uma perna fletindo o joelho e deslizando o calcanhar em direção ao quadril. Movimentar uma perna como no exercício anterior, depois deve fletir a perna lateralmente sem deslocar o pé. Movimentar uma perna fletindo o joelho e erguendo o calcanhar. Movimentar uma perna fletindo o joelho e deslizando o calcanhar em direção ao quadril, como no primeiro exercício, mas interrompendo o movimento em qualquer ponto sob comando. Movimentar uma perna fletindo o joelho e colocando o calcanhar sobre o joelho da outra perna. Então deslize o calcanhar do joelho até o tornozelo e de volta para o joelho. Movimentar ambas as pernas fletindo os joelhos e deslizando os calcanhares em direção ao quadril mantendo os tornozelos unidos. Movimentar alternadamente as pernas, dobrando os joelhos e retornando à posição inicial, como se estivesse pedalando. Realizar todos os exercícios com ambos os membros inferiores
Exercícios sentado: Levantar o calcanhar mantendo a ponta do pé no chão. Em seguida levante o outro pé inteiro e recoloque-o no chão sobre o mesmo local, alternando os movimentos. Faça duas marcas de cruz no chão com giz, alternando as pernas e colocar o pé em cima do sinal marcado: para frente, para trás, para a esquerda e para a direita. Levantar e sentar com um certo ritmo. Primeiro, dobre os joelhos e puxe os pés para baixo da cadeira; segundo, dobre o tronco adiante; terceiro, levante-se endireitando os quadris e joelhos e então o tronco. Inverta o processo para sentar-se. 
Exercícios em pé: com os pés separados cerca de 15 cm o paciente deve se deslocar lateralmente para a direita com meio passo. Primeiro, transfira seu peso para o pé esquerdo; segundo, desloque o pé direito 30 cm para a direita; terceiro, transfira seu peso para o pé direito; quarto, desloque o pé esquerdo 30 cm para a direita. Repetir o exercício para a esquerda. O tamanho do passo para a direita ou para a esquerda pode ser variado. Caminhe para frente entre duas linhas paralelas distantes 35 cm, colocando o pé direito sobre a linha direita e o pé esquerdo sobre a linha esquerda, enfatizando a correta colocação dos pés. Descanse depois de 10 passos. Caminhe para frente, enquanto coloca cada pé adiante em pegadas previamente localizadas no chão. As pegadas devem ser paralelas e distanciadas em aproximadamente 10 cm. Virando para a direita. Primeiro, eleve a ponta do pé direito girando-o sobre o calcanhar para o lado direito; segundo, eleve o calcanhar do pé esquerdo girando-o sobre a ponta do pé para o lado direito; terceiro, reposicione-se e complete a volta inteira. Suba e desça uma escada degrau por degrau, colocando o pé direito em um degrau e depois o esquerdo no mesmo degrau. Depois pratique colocando um pé em cada degrau. No princípio utilize o corrimão; com a melhora de equilíbrio, dispense o corrimão.
Exercícios de braços e mãos: No caso dos braços estarem afetados, utilize um quadro-negro e giz. Desenhe diagramas simples (linhas retas, círculos, linhas em zig-zag, etc.); mude um sinal de menos para um sinal de mais; Várias tábuas de coordenação podem ser utilizadas para melhorar a coordenação dos olhos e das mãos.
3)Situações clínicas que esses exercícios trazem bons resultados.
Apresentam bons resultados no tratamento de pacientes com problemas de incoordenação cerebelar ou proprioceptiva, na ataxia e alteração de equilíbrio.

Outros materiais