Buscar

Gestão de Pessoas

Prévia do material em texto

Gestão de Pessoas Secretariado Uniasselvi
Avaliação I - Individual FLEX 
	1.
	Uma das missões do departamento de recursos humanos é assegurar a valorização do capital humano e contribuir para a geração da motivação dos indivíduos, maximizando assim os resultados organizacionais. Desta forma, as empresas têm elaborado um material para auxiliar na estruturação da política e direcionar as ações de seus gestores, são as políticas e diretrizes da área de Recursos Humanos. Sobre as ações que são geralmente descritas nestas diretrizes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Treinar, reter e desenvolver pessoas, investir no talento e contribuir para o aperfeiçoamento das competências técnicas e gerenciais. 
(    ) Promover práticas e processos de gestão que levem à satisfação no trabalho e ao comprometimento de todos os empregados com as metas e os princípios éticos da organização.
(    ) Este material trata especificamente de conteúdo operacional, levando em consideração questões com relação ao maquinário e equipamentos que os colaboradores utilizarão em suas atividades. 
(    ) Estas diretrizes e políticas são ressaltadas com intuito exclusivo de evitar a geração de conflitos entre os próprios colaboradores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	Conforme a necessidade da sociedade e dos indivíduos, as organizações buscam as melhorias através de estratégias, enfrentando desafios e aproveitando oportunidades para serem as melhores, proporcionando, assim, qualidade de vida aos que delas dependem. Diante desse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A criatividade dos indivíduos pode fazer com que as organizações identifiquem oportunidades.
(    ) Para alcançar seus objetivos, as organizações enfrentam os desafios existentes na sociedade. 
(    ) A área de recursos humanos não tem relação com o alcance dos objetivos propostos pela organização.
(    ) As estratégias da organização devem contemplar os aspectos socioeconômicos ou de crescimento da população.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	3.
	Com os desafios apresentados diariamente por um mundo globalizado, cada vez mais, as organizações adotam modelos estratégicos na gestão de pessoas que possam auxiliar os gestores a lidar com os desafios relacionados aos processos existentes nas organizações. Sobre a estruturação de um modelo de gestão de pessoas adequado para uma organização, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Alinhar os interesses da organização e colaboradores para que, juntos, alcancem os resultados almejados.
	 b)
	Utilizar um modelo de gestão padronizado pelo mercado de trabalho, assim, o sucesso da organização é garantido.
	 c)
	Definir claramente as atividades para cumprimento de leis trabalhistas e medidas de controle disciplinares.
	 d)
	Visar à sobrevivência da organização, visto que o modelo de gestão não interfere diretamente no desempenho e satisfação dos colaboradores.
	4.
	O sistema de gestão de pessoas é visto como um meio estratégico de gerir pessoas dentro de uma organização, busca-se torná-lo eficaz diante das constantes mudanças que aumentam a cada dia e dos desafios que as organizações enfrentam. Sobre a gestão de pessoas e seus desafios, analise as sentenças a seguir:
I- Converter os investimentos realizados em resultados concretos, conseguidos através do desempenho dos colaboradores. 
II- Realizar os processos focando nos interesses da organização e colaboradores, visto que o ambiente externo é algo à parte e não afeta os processos do sistema de gestão de pessoas. 
III- Aplicar sistemas apropriados que ajudem os gestores na tomada de decisões, tanto a respeito de colaboradores como também sobre assuntos relacionados à organização.
IV- Auxiliar a organização a padronizar o comportamento e o desempenho de seus colaboradores, assim, o resultado é estável, porém, garantido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	5.
	Um dos desafios da gestão de pessoas é manter o colaborador constantemente motivado. Essa motivação se refere à preparação das pessoas, sobretudo, por meio do processo de desenvolvimento, para que elas possam estar sempre atualizadas. Com relação à motivação das pessoas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A motivação das pessoas no ambiente de trabalho não interfere no clima organizacional.
	 b)
	As pessoas treinadas e motivadas tendem a ter mais dificuldade em se integrarem com as outras pessoas.
	 c)
	As pessoas motivadas e treinadas tendem a obter um maior desempenho nas suas atividades, alcançando seus objetivos.
	 d)
	As pessoas desmotivadas tendem a ter um maior rendimento nas funções desempenhadas durante suas atividades.
	6.
	O processo de recrutamento e de seleção são atividades que requerem conhecimento, habilidade, capacidades de tomada de decisão diante da escolha de um candidato para trabalhar na organização. Para isso, a organização pode optar pelo recrutamento interno, externo ou misto. Baseado nessa informação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O recrutamento interno serve como motivador para aqueles funcionários que buscam promoções e crescimento na empresa.
	 b)
	Uma das vantagens do recrutamento externo é o menor custo, pois a mão de obra pode ser aproveitada dentro da própria organização.
	 c)
	O recrutamento misto tem esse nome por ser responsável pela contratação de pessoas que tenham habilidades técnicas e comportamentais.
	 d)
	A renovação do quadro de funcionários se dá através do recrutamento interno, que é responsável por colocar dentro da empresa novos talentos.
	7.
	Sobre o sistema de gestão de pessoas, o processo de provisão trata de buscar para a organização pessoas que atendam às necessidades e às demandas da organização. Quando ingressados na organização, os colaboradores passam pelo processo de aplicação. Sobre esse processo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O processo de aplicação trata de apresentar um ambiente de trabalho e remuneração atrativos que satisfaçam os colaboradores e os mantenham na organização.
	 b)
	O processo de aplicação trata do desenho dos cargos, análise dos cargos e avaliação de desempenho.
	 c)
	O processo de aplicação trata do treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da organização.
	 d)
	O processo de aplicação trata de controlar por sistemas a gestão de pessoas como um todo, tanto colaboradores como resultados.
	8.
	As organizações têm desafios constantes no momento de identificar indivíduos para preencher seu quadro de vagas. Geralmente, o item que mais impacta nesta definição são as habilidades do candidato. Nem sempre as pessoas que participam dos processos têm qualificações necessárias para a vaga. As empresas têm duas formas de buscar estes candidatos, através do recrutamento interno, que visa estabelecer uma comunicação dentro da própria organização com o objetivo de promover algum colaborador, e do recrutamento externo, em que a empresa busca no mercado seus candidatos. Sobre as principais fontes do recrutamento externo com sua devida descrição, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Banco de currículo.
II- Indicação.
III- Anúncios.
IV- Política da "boa vizinhança".
(    ) Esta técnica é utilizada em casos de recrutamentos mais complexos. Podem ser acionados sindicatos ou associações de classe, assim como empresas que atuam no mesmo mercado. 
(    ) Formulário preestabelecido pela organização com o objetivo de facilitar a identificação do candidato mais indicado à vaga.
(    ) Uma das formas mais comuns de identificação do candidato, uma fonte híbrida, a fonte é interna, porém o candidato vemdo mercado.
(    ) Utilizado por organizações que buscam profissionais com características operacionais, esta fonte, na sua versão tradicional, vem perdendo forças. No entanto, com a presença da internet, há versões virtuais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - IV - I.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	II - III - I - IV.
	 d)
	IV - I - II - III.
	9.
	A gestão de pessoas é uma área de constantes mudanças e transformações. Uma das mudanças mais recentes é a abordagem por meio das competências que estão relacionadas com os conhecimentos e habilidades das pessoas envolvidas. Nesse contexto, a cultura organizacional é um fator preponderante para o sucesso organizacional. Com relação às mudanças das pessoas e da cultura organizacional, analise as afirmativas a seguir:
I- Anteriormente, o controle era, preponderantemente, exercido por meio de regras e hierarquia; atualmente, leva-se em conta a visão e os valores organizacionais.
II- O fenômeno da globalização influencia, cada vez mais, na cultura organizacional, já que há uma maior influência do mercado internacional.
III- Nos dias atuais, esconder dos colaboradores informações relevantes é fundamental para diminuir a competitividade no mercado.
IV- Antigamente, as organizações se orientavam, principalmente, pelos processos; atualmente, elas se orientam, principalmente, pelos resultados. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	10.
	Com relação a encontrar o perfil ideal para as organizações por meio do recrutamento externo, é importante destacar que o mercado de trabalho oscila diante da demanda (procura) de mão de obra pelas empresas e da oferta de trabalho pelos indivíduos. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Quando o mercado de recursos humanos tem excesso de oportunidades, ele se encontra no estágio de oferta.
II- Quando há escassez de vagas no mercado de recursos humanos, ele se encontra no estágio de oferta.
III- Quando as pessoas têm a oportunidade de escolher a empresa que querem trabalhar, o mercado de trabalho está em estágio de demanda.
IV- Quando as pessoas buscam fixar-se nas empresas, por causa do baixo contingente de oferta de vagas, é porque o mercado de trabalho está em oferta.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Continue navegando