Buscar

Normas Jurídicas e suas Características

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso:
	CIÊNCIAS CONTÁBEIS
	Data:
	03/04/20
	
	Disciplina:
	DIREITO
	Período: 
Turno:
	
	
AULA 1
	Professor(a):
	LUCAS
	NOTA:
	
	
	Acadêmico(a):
	LORENA FERREIRA GOMES
	
Título: Norma jurídica
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo esclarecer e relatar a respeito de normas jurídicas, suas funções e características. 
INTRODUÇÃO
As normas jurídicas são juízos de valor. (GUILIANO, Perasi). Essas normas são elaboradas afim de coagir os homens a obedecem as mesmas e estabelecer paz social e viverem em harmonia entre si.
DESENVOLVIMENTO
Define-se norma jurídica como um conjunto de normas jurídicas que compõem o ordenamento jurídico. Ela é responsável por regular a conduta dos indivíduos, é uma espécie de princípio, regra, lei. Pode ser um comando no imperativo, permissões e atribuições de poder ou competência. Sua principal função é coagir os indivíduos a se comportarem da forma por ela esperada. Seu objetivo principal é a ordem e a paz social e internacional.
As características das normas se subdividem em:
Bilateralidade: O Direito existe sempre vinculado a duas ou mais pessoas, atribuindo poder a uma parte e impondo dever à outra.
Generalidade: É a característica relacionada ao fato da norma valer para qualquer um, sem distinção de qualquer natureza.
Abstratividade: A norma não foi criada para regular uma situação concreta ocorrida, mas para regular, de forma abstrata, abrangendo o maior número possível de casos semelhantes.
Imperatividade: É a característica de impor aos destinatários a obrigação de obedecer. Não depende da vontade dos indivíduos, pois a ordem não é conselho, mas ORDEM a ser seguida.
Coercibilidade: Possibilidade do uso da força para combater aqueles que não observam as normas.
Sanção: é o caráter da norma jurídica em que o Estado confere o efeito da sanção, ou seja, é uma pena pelo descumprimento da norma jurídica.
Normas de Direito Público são normas decorrentes da soberania estatal, não têm cunha privado.
Normas Obrigatórias são normas cogentes, imperativas ou de ordem pública, não podendo ser afastada pela vontade das partes.
Normas escritas: são aquelas elaboradas pelo órgãos do Estado, como os decretos, leis, as emendas à Constituição, entre outros.
Normas não escritas: são os costumes, trata-se de pratica constante e uniforme do modo de viver de uma determinada região. Dispensa a legislação.
O Direito Público é o conjunto de normas de natureza pública, com forte atuação do Estado, de caráter social e organizacional da sociedade. Por sua vez, o Direito Privado visa disciplinar as relações interindividuais e os interesses privados.
Normas Constitucionais são regras e princípios que podem ser encontradas no texto da Constituição Brasileira de 1988. São normas que o Legislador Constituinte elegeu como constitucional, estruturando o Estado e limitando sua atuação por meio de direitos e garantias fundamentais.
Normas ordinárias: Complementa as normas constitucionais que não forem regulamentadas por lei complementar, decretos legislativos e resoluções. Deve ser aprovada por maioria simples, ou seja, pela maioria dos presentes à reunião ou sessão da Casa Legislativa respectiva no dia da votação. 
CONCLUSÃO
Normas jurídicas são, essencialmente, regras sociais, isso significa que a função das normas jurídicas é disciplinar o comportamento social dos homens. Existem diversas outras normas que também disciplinam a vida social. Sem as regras jurídicas os homens viveriam em um caos total.

Outros materiais