Buscar

APS LOCOMOTOR

Prévia do material em texto

APS Aparelho Locomotor
Nome: Tayná Vaz Randel de Oliveira
Matrícula: 2018103416
Professora: Janaína
1) Qual o movimento gerenciado pelo ligamento cruzado anterior e quais são os ligamentos encontrados no complexo articular denominado joelho?
R: Os ligamentos encontrados no complexo articular do joelho são: Ligamento cruzado anterior, ligamento cruzado posterior, ligamento colateral lateral, ligamento colateral medial. O ligamento cruzado anterior impede a anteriorização da tíbia em relação ao fêmur, e pelos movimentos de rotação interna e externa do joelho. Os ligamentos cruzados controlam o movimento do joelho para frente e para trás.
2) Indique as peças ósseas em que os ligamentos são fixados e os movimentos gerenciados por cada um deles.
R: O joelho é formado pelo Fêmur , tíbia, fíbula e patela. 
O LCM fixa- se no aspecto m edial do epicôndilo femoral medial, orientado anteriormente para inserir-se na f ace medial da tíbia. Proporciona a contenção primaria contra os estresses em valgo impostos no joelho, auxiliando no controle das forças de torção da r otação interna. 
O LCL está fixo no epicôndilo femoral lateral e insere-se posteriormente, na cabeça do perônio. Esse ligamento é responsável por evitar movimentos excessivos em varo (joelho para fora).
 O LCA origina- se na parte posterior do aspecto interno do côndilo femoral lateral, passa sob o ligamento transverso e fixa -se na tíbia anterior. É responsável pelos movimentos de rotação interna e externa do joelho e anteriorização da tíbia.
O LCP se origina na face lateral do côndilo femoral medial em uma posição mais distal do que o ligamento cruzado anterior (LCA), e a sua inserção tibial se localiza na depressão superior da superfície articular da tíbia. Ele é responsável pelo movimento da tíbia para trás.
3) Pesquise os processos de regeneração dos tecidos lesionados.
R: Começa com uma inflamação no local lesionado, e então fagócitos e osteoclastos agem na remoção do tecido danificado. Após essa fase há uma migração de fibroblastos para lesão e lá os fibroblastos secretam fibras colágenas, também ocorr e o des envolvimento de condroblastos que produzem uma fibrocartilagem. Agora os osteoblastos se desenvolvem para converter a fibrocartilagem em osso esponjoso. No final , os osteoclastos reabsorvem fragmentos desnecessários na lesão e ocorre a substituição do osso esponjoso em compacto.
4) De acordo com sua competência acadêmica proponha uma terapêutica para este indivíduo.
R: O ligamento cruzado anterior não cicatriza sem cirurgia, e tão é indicado processo cirúrgico de reconstrução. Mas no caso do paciente não poder fazer a cirurgia, por um motivo qualquer, ele pode fazer o uso d e muletas ou órteses para auxilia-lo, contudo esse paciente não poderá fazer movimentos bruscos ou atividades pesadas, para que a lesão não piore.

Continue navegando