Buscar

APARELHO LOCOMOTOR

José, 33 anos de idade, atleta profissional de Artes Marciais Mistas (MMA), sofreu fratura fechada na tíbia durante uma competição, após ter levado um golpe do oponente. Assim, após ter recebido os cuidados imediatos da equipe médica, foi encaminhado ao Hospital Geral para avaliação médica. O médico realizou o exame físico no qual constatou dor, edema, vermelhidão, aumento da temperatura local, limitação de amplitude de movimento e fraqueza muscular em músculos adjacentes caracterizando um processo inflamatório agudo. Além disso, solicitou exames de imagem e decidiu que o caso tinha indicação cirúrgica.O médico explicou à José como a cirurgia seria realizada e que para que o processo de reparação e cicatrização tecidual pudesse ocorrer efetivamente ele seria mantido com fixador externo, inicialmente por 15 dias, ficando aos cuidados da equipe de enfermagem e da equipe médica neste período. O médico explicou também que um dia após a intervenção cirúrgica, José seria encaminhado para a reabilitação fisioterapêutica, a fim de otimizar o processo de cicatrização óssea e recuperação das sequelas funcionais ocorridas em decorrência da fratura e da imobilização. Porém, segundo o médico, José só poderia voltar a treinar com seu educador físico após reavaliação médica. Considerando a fratura sofrida por José e o tratamento dado ao caso, explique como ocorre o processo de reparação e cicatrização tecidual e quais são as características de uma fratura óssea fechada.

💡 2 Respostas

User badge image

Mah

Vc tem essa pdf
0
Dislike0
User badge image

Tati Reis

José precisou do fixador para manter os pedaços do osso alinhados, dessa forma o calo ósseo pode se formar. A reabilitação servirá para que os movimentos corretos mantenham os ossos alinhados, já que a musculatura irá manter os ossos no lugar correto.

As fraturas fechadas
São aquelas que acontecem e os fragmentos do osso continuam dentro do membro.

A cicatrização irá acontecer com a formação do calo ósseo, permitindo a proliferação de osteoblastos para sintetizar nova matriz mineral e orgânica para o osso.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais