Buscar

APS APARELHO LOCOMOTOR - PRONTO

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA APARELHO LOCOMOTOR – Estudo de Caso Clínico: ruptura de ligamento cruzado anterior.
FRANCINE BENEDETTO
ATIVIDADE 1: Analise o caso clínico e responda: Durante a prática do futebol de final de semana, J.L.P., 33 anos, fisicamente ativo, relata dor e limitação de movimento, além de edema no joelho direito. O paciente informa que durante a prática esportiva, em um dado momento executou uma rotação do corpo, com a intenção de mudar de direção na corrida. Neste momento, escutou um forte “estalo” e muita dor, impossibilitando de continuar a executar a atividade. Após avaliação clínica e exame de imagem (figura 1), foi diagnosticado ruptura do ligamento cruzado anterior.
1) Qual o movimento gerenciado pelo ligamento cruzado anterior e quais são os ligamentos encontrados no complexo articular denominado joelho? 
O ligamento cruzado anterior é um dos ligamentos mais importantes da articulação do joelho. É responsável pelos movimentos de rotação interna e externa do joelho e por evitar que a tíbia se anteriorize em relação ao fêmur. Além do ligamento cruzado anterior, a articulação do joelho, possui outros três ligamentos de extrema importância para sua estabilidade: o ligamento cruzado posterior (cuja a função é evitar que a tíbia se posteriorize em relação ao fêmur) o ligamento colateral lateral (evita o movimento excessivo em varo) o ligamento colateral medial (evita o movimento excessivo em valgo).
2) Indique as peças ósseas em que os ligamentos são fixados e os movimentos gerenciados por cada um deles.
O joelho está articulado com o Fêmur, tíbia, fíbula e patela.
O LCM fixa-se no aspecto medial do epicôndilo femoral medial, orientado anteriormente para inserir- se na face medial da tíbia. Proporciona a contenção primaria contra os estresses em valgo impostos no joelho, auxilia no controle das forças de torção da rotação interna. 
O LCL está fixo no epicôndilo femoral lateral e insere- se posteriormente, na cabeça do perônio. Esse ligamento é responsável por evitar movimentos excessivos em varo (joelho para fora). 
O LCA origina- se na parte posterior do aspecto interno do côndilo femoral lateral, passa sob o ligamento transverso e fixa- se na tíbia anterior. É responsável pelos movimentos de rotação interna e externa o joelho. 
O LCP origina- se no aspecto interno do côndilo femoral medial e fixa- se na parte posterior da tíbia. A função primaria do ligamento cruzado posterior (LCP) é limitar as translações posteriores da tíbia sobre o fêmur, ajudar a controlar o estresse em varo e em valgo imposto s ao joelho.
3) Pesquise os processos de regeneração dos tecidos lesionados.
A maioria das rupturas de LCA não pode ser suturada (unida com pontos). Para reparar cirurgicamente o LCA e recuperar a estabilidade do joelho, o ligamento precisa ser reconstruído. O médico substituirá o ligamento rompido por um enxerto de tecido. Esse enxerto age como uma plataforma para o crescimento de um novo ligamento.
Os enxertos podem ser obtidos de várias fontes. Normalmente, são retirados do tendão patelar, que se estende entre a rótula e o osso da perna. Os tendões da parte posterior da coxa são uma fonte comum de enxertos. Às vezes um tendão do quadríceps, que desce pela coxa partindo da rótula. Depois, a fisioterapia será concentrada primeiro na recuperação dos movimentos da articulação e dos músculos ao redor dela. Depois, será seguida por um programa de fortalecimento elaborado para proteger o novo ligamento. O fortalecimento aumenta gradualmente o esforço nas regiões do ligamento. A fase final da reabilitação é dirigida ao retorno funcional, determinada conforme o esporte do atleta.
4) De acordo com sua competência acadêmica proponha uma terapêutica para este indivíduo.
Após o exame físico, fazer manobras especiais com o objetivo de perceber a instabilidade decorrente da lesão ligamentar Para fins de diagnóstico solicitar uma Ressonância Magnética da lesão e após o diagnóstico de Ruptura do LCA, a conduta é aliviar a dor e controlar o “inchaço” do joelho. Após, o encaminhamento e preparo cirúrgico.

Continue navegando