Buscar

Estudo dirigido respondido

Prévia do material em texto

Estudo dirigido de Psicologia Comunitária e Políticas Públicas 5º Período 
1. O que é Psicologia Comunitária? 
caracteriza por trabalhar com sujeitos sociais em condições ambientais específicas, atento às suas respectivas psiques.
2. Cite os termos comuns que são utilizados Em Psicologia Comunitária. 
“Psicologia na Comunidade” (Bender, 1978); 
“Psicologia do Desenvolvimento Comunitário” (Escovar, 1979); 
“Saúde Mental Comunitária” (Berenger, 1982); 
“Psicologia Comunitária/na Comunidade” (Bonfim, 1992). 
2. De o conceito de comunidade? 
É grupo social com certo grau de organização, que compartilha o mesmo espaço físico e psicológico, e alguns objetivos comuns derivados de crenças, valores e atitudes compartilhados e mantém um sistema de interação duradouro no tempo e no espaço.
4. Faça um breve relato das características do trabalho do Psicólogo Comunitário. 
Importância do informal. Pesquisamos e atuamos conversando, e o fazemos informalmente. As mínimas coisas são tão importantes... porque é no cotidiano que podemos mudar e isso se traduz nos menores detalhes, nos mais corriqueiros. 
A clínica tradicional não cabe na comunidade.
Concentração para se preparar para o inesperado (ir muito aberto: planejamento com flexibilidade) 
5. Comente sobre a regularização da profissão e inserção do Psicólogo nos anos 60. 
Nos anos 60, a utilização de teorias e métodos da psicologia em trabalhos em comunidades de baixa renda foi denominada “Psicologia Comunitária” ou “Psicologia na comunidade”. Visava deselitizar a psicologia e melhorar as condições de vida da população trabalhadora
6. No que consiste o pensamento Freiriano? 
O Pensamento Freiriano é o de conscientizar a comunidade para que esta possa conhecer seus direitos e deveres. Segundo o mesmo autor, uma comunidade desconscientizada “prefere viver como Deus quiser a reivindicar seus direitos” (FREIRE, 1980, p. 59).
7. Comente a respeito do termo Psicologia na comunidade e quando surgiu. 
é utilizado quando alguns estudantes, psicólogos e professores de graduação começam a desenvolver trabalhos em comunidade de baixa renda no estado de São Paulo. Na década de 70, em Belo Horizonte na Universidade Federal de Minas (UFMG), a disciplina Psicologia Comunitária começa a fazer parte do currículo acadêmico.
8. Descreva os modos de inserção dos Psicólogos nas comunidades. 
· apesar das incertezas e das delimitações que vão acontecendo durante o processo de inserção, o psicólogo tem, sim, um domínio específico para a sua ação, ligado aos chamados processos psicossociais que perpassam o cotidiano das pessoas, sendo que algumas ferramentas para a intervenção advêm do campo da investigação participante e de outras disciplinas além da própria psicologia.
9. Descreva as propostas de ações e intervenções comunitárias. 
· a) A rede de relações dentro da comunidade; 
· b) As lideranças autóctones e os processos psicossociais de formação;
· c) As formas de opressão, discriminação, competição e preconceito existentes na rede comunitária e cotidiana;
d) As crenças e valores em relação a si mesmo, aos outros e às possibilidades de enfrentamento das adversidades;
· e) As formas de coesão, cooperação e conscientização entre os diferentes participantes; 
· f) As diferentes formas de ação (individual e coletiva) e as possibilidades de politização da consciência na rede comunitária. 
10. A Psicologia Comunitária pode ser destacada em três aspectos em relação as práticas quais são esses aspectos? 
· Um, de que as necessidades da população é que devem indicar os caminhos para a prática do psicólogo em comunidade, significando portanto que os objetivos deveriam ser definidos a posteriori;
· outro, de que o trabalho implique na construção conjunta de canais e alternativas para que a população assuma seu cotidiano, fomentando relações mais solidárias e éticas e desenvolvendo uma consciência crítica;
· Por último, que, apesar das incertezas e das delimitações que vão acontecendo durante o processo de inserção, o psicólogo tem, sim, um domínio específico para a sua ação, ligado aos chamados processos psicossociais que perpassam o cotidiano das pessoas, sendo que algumas ferramentas para a intervenção advêm do campo da investigação participante e de outras disciplinas além da própria psicologia.
11. As práticas psicossociais em comunidade podem ser agrupadas em três blocos. Descreva-os. 
· 1) referem-se a programas comunitários novos ou já em andamento em um dado lugar, objetivando o fortalecimento da equipe de trabalho e/ou possibilidades de intervenção psicossocial naquele espaço;
· 2) referem-se a problemáticas enfrentadas por diferentes setores/grupos, desde as ligadas ao suporte e estrutura/equipamentos institucionais (condições de moradia, saneamento, transporte, áreas de lazer); passando por questões ligadas à violência, desemprego e saúde comunitária; até problemas mais pontuais mas com impacto na dinâmica comunitária (alcoolismo, relacionamentos, processos psicossociais de solidão e envelhecimento, entre outros); 
3) atendem demandas específicas de entidades (sindicais, profissionais, gremiais e comunitárias) para problemas pontuais e individuais, ou desafios das dinâmicas comunitárias (como as repercussões psicossociais da aposentadoria, desemprego, mercado informal, entre outros).
12. Comente sobre os desafios que os Psicólogos comunitários ainda veem enfrentando. 
1. À percepção sobre a realidade; 
· Refere-se àquilo que o profissional consegue detectar em sua prática, que critério utiliza e que elemento possui para saber se está no caminho mais adequado das propostas de ação.
2.O quê fazer no dia a dia do trabalho comunitário; 
· indicam a necessidade de serem explicitadas as dimensões psicossociais presentes nos processos de submissão e conformismo, no dia a dia das relações comunitárias. 
3. Às relações estabelecidas;
4. Refere-se ao tipo de relação que se dá entre profissional e comunidade e como isto pode afetar a continuidade das práticas comunitárias. 
4. E aos impactos produzidos.
Os impactos do trabalho e o compromisso assumido quando de sua realização constituem-se em desafios constantemente renovados e que, inclusive, colaboram para o fortalecimento ou enfraquecimento do trabalho comunitário. 
13. Qual a contribuição da Psicologia Social para a Psicologia Comunitária? 
A Psicologia Social Comunitária continua aglutinando trabalhos e experiências de campos disciplinares diferentes, como os da Educação Popular, os trabalhos da Investigação–Ação–Participante (IAP) com os setores do campo e das periferias das grandes cidades.
2. A Psicologia Social Comunitária dirige-se, fundamentalmente, à retomada dos processos psicossociais —conscientização e participação— assim como a conceitos como exclusão–inclusão–participação enfocando- os como categorias dialéticas histórico–socialmente construídas (FREITAS, 2005, 2006).
14. Diferencia a Psicologia Social da Psicologia Comunitária. 
 A Psicologia Social Comunitária dá lugar central à Comunidade como foco nas relações e ações comunitárias.
Psicologia Social Comunitária defende o fortalecimento de redes de solidariedade, para que possa ser construído um projeto de sociedade digna e justa (FREITAS, 2005, 2006, prelo).
15. Como os profissionais de Psicologia começaram a marcar espaço nos anos 70. 
· Foi junto a esses movimentos populares, que se iniciou a prática da Psicologia Social Comunitária, com características de se voltar para diferentes problemáticas.
· Colaborar para uma sociedade mais justa e igualitária. 
· Os profissionais de psicologia começaram a marcar espaço, saindo das escolas, consultórios e, indo para os bairros, favelas, associações de moradores.
16. Discorra a respeito da criação da ABRAPSO nos anos 80. 
Questiona-se o seu caráter voluntário e os modelos de intervenções utilizados pelos psicólogos que atuam neste campo. Trabalhos em Psicologia Comunitária são publicados.
Criado em Julho ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social).
Através da ABRAPSO, uma PsicologiaSocial crítica foi construída, comprometida com a realidade obscura da população. Em cada região do país, são criados núcleos, para se realizar encontros regionais em torno das problemáticas desenvolvidas pela Psicologia Social.
17. Descreva a expansão do trabalho comunitário nos anos 90. 
· No início da década de 90, expandiram-se os trabalhos dos psicólogos com os populares. Estes trabalhos baseavam-se em variadas práticas, com diferentes referenciais teóricos, é freqüente neste período ouvir a denominação psicologia da comunidade (FREITAS, 1996, p.69).
As práticas desenvolvidas pelos psicólogos estavam ligadas basicamente aos postos de saúde, órgãos ligados às questões familiares, instituições penais. Em se tratando de instituições, sabe-se que a atuação do psicólogo se desenvolve a partir da demanda solicitada pela própria instituição.
· Com o envolvimento dos profissionais de psicologia nas questões ligadas á saúde coletiva, a sua postura, portanto, é de um trabalhador social dentro desse movimento de saúde
A Psicologia passa a ser vista como uma profissão da área da saúde.
A psicologia começa a ser reconhecida como profissão que presta serviços aos setores desfavorecidos, vários profissionais começam a trabalhar em bairros, postos de saúde, agora de uma maneira não mais clandestina.
Bons estudos!!!

Continue navegando