Buscar

Abordagem Fisioterapêutica em Gestantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sobre as metas da abordagem fisioterapêutica de gestantes, é incorreto afirmar que:
	
	
	
	
	Deve-se promover o reequilíbrio de funções musculares dos estabilizadores de tronco e pelve, como os músculos transverso do abdome e latíssimo do dorso, mesmo que a gestante não apresente queixas musculoesqueléticas.
	
	
	Deve-se corrigir as alterações posturais típicas da gestação, uma vez que elas estão associadas a disfunções musculoesqueléticas incapacitantes, tais como a lombalgia.
	
	
	No caso de pubalgias, orientar a postura ortostática com o mínimo de apoio unipodadal.
	
	
	Deve-se alongar cuidadosamente músculos com deficiência de flexibilidade, evitando-se o trabalhar no limite máximo de amplitude articular.
	
	
	Deve-se indicar condutas que visam diminuir o edema de membros superiores em mulheres com compressão do nervo mediano, característica comum da gravidez.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		De acordo com a fisiologia da micção marque a alternativa correta.
	
	
	
	
	O nervo pélvico é responsável pela estimulação da musculatura detrusora, causando contração da mesma e favorecendo a micção durante a fase de esvaziamento.
	
	
	Durante a fase de esvaziamento os nervos hipogástrico e pudendo estão inibidos, permitindo, assim, a ação do nervo pélvico sobre a musculatura do assoalho pélvico, favorecendo a micção.
	
	
	O nervo pélvico é responsável pela estimulação da musculatura pélvica, mantendo a continência urinária durante a fase de enchimento.
	
	
	São sintomas raros do climatério: suores noturnos, fogachos, rigidez de nuca e mãos, perda do equilíbrio e diminuição da acuidade visual.
	
	
	A micção é divida em duas fases: enchimento e esvaziamento. Na primeira temos a ação do nervo pudendo estimulando o relaxamento da musculatura detrusora.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Em circunstâncias normais, a micção depende de um reflexo espino-bulbo-epinal liberado pelo centro pontino da micção que recebe influências, na maior parte, inibitórias do córtex cerebral, do cerebelo, dos gânglios da base, do tálamo e do hipotálamo. O sistema nervoso parasimpático atua no corpo da bexiga através do nervo pudendo estimulando a contração do detrusor, e o sistema nervoso simpático atua no colo vesical através do nervo hipogástrico estimulando a contração do esfíncter interno. Sobre os sistemas, assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e atuam de forma dissinérgica.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e atuam de forma sinérgica.
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		A gravidez produz alterações anatomo-fisiológicas que condicionam o desempenho respiratório. Muito precocemente, há dilatação capilar por todo o aparelho respiratório, levando ao engorgitamento da nasofaringe, laringe, traquéia e brônquios, dificultando a respiração nasal. Pode-se citar outras alterações no sistema respiratório. Assinale a afirmativa INCORRETA:
	
	
	
	
	Devido a elevação do diafragma há redução das capacidades pulmonar total e residual funcional e dos volumes residual e de reserva expiratória.
	
	
	Como resultado do aumento do volume corrente e da frequência respiratória, produz-se a chamada "hiperventilação da gravidez".
	
	
	Relativamente aos volumes e capacidades pulmonares, são de destacar: o aumento do espaço morto, devido ao relaxamento da musculatura das vias aéreas; o aumento progressivo do volume corrente (até 35-50%).
	
	
	À medida que o útero aumenta de volume o diafragma eleva-se (até 4 cm) e a grade costal é deslocada superiormente e alargada, aumentando o diâmetro torácico inferior (cerca de 2 cm) e a circunferência torácica (até 6 cm).
	
	
	Os volumes e capacidades pulmonares são de destacar: a diminuição do espaço morto, do volume corrente e o aumento das capacidades pulmonar total e residual funcional.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Em relação às alterações de postura estática apresentadas por uma gestante de 7 meses, podemos afirmar, exceto:
	
	
	
	
	 Marcha anserina
	
	
	 Protusão de cabeça
	
	
	 Hiperlordose lombar
	
	
	 Hipercifose torácica
	
	
	Base alargada

Outros materiais