Buscar

AULA 2 ATER

Prévia do material em texto

Curso: Tecnologia em Agronegócios
Disciplina: Assistência Técnica e Extensão Rural
Professor: Claudio Lazzarotto
	
Atividades da aula 2
(Valor: 1,25 ponto)
Atividade 1 - Uma das características dos produtores rurais é a desorganização, associada ao baixo nível de compreensão de que a organização fortalece as famílias e a comunidade como um todo. Diante dessa realidade, o que o extensionista ou o serviço de Extensão Rural pode fazer para ampliar a organização dos produtores em torno de cooperativas ou associações? 
O serviço de extensão deve, por princípios, estimular a organização dos produtores, quer seja em cooperativas, associações ou outra forma organizacional. Talvez, este seja maior desafio dos extensionista, pois é necessário que os produtores rurais tenham vontade de formar algum tipo de associação. Os extensionista, cabe apenas difundir os princípios organizacionais e estimular a criação de organização. Todas as cooperativas e outras organizações criadas pela atenção não resistiram ao tempo, sendo que todas sucumbiram por falta de interesse dos associados.
Atividade 2 - Veja o texto: “Além da educação e de aspectos culturais a serem transmitidos, o serviço de extensão tem a missão de estimular e desenvolver o espírito empresarial dos agricultores, orientando-os para o uso de ferramentas inovadoras de comunicação, aprendizado e gerenciamento das propriedades agropecuárias”.
Comente, qual o impacto e/ou as razões dessa missão atribuída ao extensionista.
COMENTE o texto citado: Nem sempre as inovações tecnológicas chegam os produtores rurais rapidamente. Muitas delas nem chegam. Outras chegam, mas não consegue impactar a produção ou o modo de vida das pessoas devido à resistência às mudanças, características inerentes ao ser humano. Cabe ao serviço da extensão rural, de forma Sutil e persistente, introduzir nas Comunidades dos nossos conceitos e, aos poucos, reverter as resistências existentes, de modo que a comunidade rural, não apenas um produtor isolado, passa a produzir em função do mercado e não de duas vontades. Tais mudanças implicam, com frequência, na quebra de tradições históricas. Nestes casos, o trabalho de essência nem se deve deverá ser redobrado e seu poder de convencimento estara posto em jogo, pois o vencimento desse paradigma será também parte de seu sucesso profissional.

Continue navegando