A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Atividade Avaliativa Especial - Prova 2

Pré-visualização | Página 1 de 1

3/3
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Ciências Contábeis 
Semestre: 7º 
Disciplina: Controladoria
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8
Professor: Me. Antonio Henrique Barbosa Real
1) No seu ponto de vista qual a importância do fluxo de caixa, justifique.
O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão financeira que faz um controle detalhado sobre todas as entradas e saídas de recursos dentro de determinado período. Considerada uma das ferramentas mais necessárias para uma gestão de sucesso, o fluxo de caixa exerce um impacto elevado no comportamento da empresa e nos resultados que ela obtém. Essa importância se deve principalmente porque o fluxo de caixa fornece uma análise sobre a saúde financeira, garante mais controle financeiro, permite que a empresa se planeje financeiramente, ajuda na otimização de custos e apoia o processo de tomada de decisão.
2) Descreva sobre o planejamento financeiro.
Planejamento financeiro é o processo de organização financeira que passa pelo diagnóstico das finanças atuais, definição de objetivos e seleção de estratégias para chegar aonde se pretende. O propósito do planejamento financeiro é melhorar a qualidade da saúde financeira tanto de indivíduos quanto de empresas.
3) - O foco da Controladoria Estratégica é _____________________, que nada mais é do que um processo que prepara a empresa para o que está por vir. 
a) Análise Contábil 
b) Gerencial 
c) Controlar
d) Planejamento Estratégico
4)- Apoia-se em um estilo de liderança mais democrático e participativo. A gestão é igualmente responsável pela organização dos elementos da produção do empreendimento, dinheiro, materiais, equipamentos e pessoas, nas atividades direcionadas para fins econômicos, estamos falando da teoria?
a) Teoria X
b) Teoria Y
c) NDA 
d) Modelo de Decisão
5) - A visão do homem, nessa teoria, baseia-se num estilo autoritário de liderança. A gestão é responsável pela organização dos elementos de produção do empreendimento, dinheiro, materiais, equipamentos e pessoas, nas atividades direcionadas a fins econômicos, estamos falando da teoria?
a) Teoria Y
b) NDA 
c) Modelo de decisão 
d) Teoria X
6) - Significa a possibilidade de acréscimo do lucro total, pelo aumento da quantidade produzida e vendida, buscando a maximização do uso dos custos e despesas fixas, conforme Padoveze (2009). É dependente da margem de contribuição, ou seja, do impacto dos custos e despesas variáveis sobre o preço de venda unitário, e dos valores dos custos e despesas fixas.
a) Alavancagem Operacional 
b) Modelo de Decisão da Margem de Contribuição 
c) Ponto de Equilíbrio 
d) Margem de Contribuição
7) - Planejamento, com um enfoque a longo prazo, conforme Figueiredo e Caggiano (2009), não se vale apenas como uma simples técnica, nem apenas como uma área de responsabilidade da gestão. É uma tentativa sistemática de planejar o comportamento total da organização a longo prazo e, no caso de organizações lucrativas, uma tentativa de aumentar a taxa de crescimento da lucratividade. Planejamento de longo prazo diz respeito a: 
a) determinação dos objetivos de longo prazo; 
b) preparação e exame de posição; 
c) formulação de estratégias; 
d) Todas alternativas corretas.
8) - Os riscos do que vai existir seriam os de longo prazo e estariam intimamente ligados ao Planejamento Estratégico. Os elementos, variáveis e entidades que representam fraquezas da empresa e ameaças do ambiente externo seriam as fontes de identificação desses riscos. Normalmente, podem ser mensurados de forma genérica nos fluxos futuros de lucro de longo prazo. Exemplos representativos desses riscos seriam os relacionados com: 
a) o mercado interno e externo;
b) os produtos e seus respectivos mercados e clientes; 
c) a manutenção, perda ou criação de tecnologia produtiva, comercial e administrativa; 
d) os concorrentes atuais e potenciais; 
e) Todas alternativas corretas.
9) - Os objetivos da avaliação de desempenho podem ser estabelecidos como sendo os seguintes, exceto: 
a) calcular a eficiência com que as responsabilidades assumidas pelos gestores têm sido desempenhadas; 
b) identificar as áreas onde ações corretivas devem ser implementadas; 
c) assegurar que os gestores estão motivados ao cumprimento dos objetivos da organização; 
d) formulação de estratégias.
10) O ________________________ emerge de um processo de tradução das informações existentes em planos para atender às metas e aos objetivos organizacionais. A base de todo o processo está em identificar, coletar, armazenar, mensurar, analisar, entender, interpretar e julgar informações, além de consolidar ideias e conceitos baseados nessas informações para os processos decisórios subsequentes. 
a) Controle dos custos 
b) Processo interno e externo 
c) Planejamento Estratégico 
d) Sistema de informação
RESPOSTA NO GABARITO
	03
	04
	05
	06
	07
	08
	09
	10
	D
	B
	D
	A
	D
	E
	D
	C