Buscar

EXERCÍCIO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM
NOME: Bárbara Kathlyn Costa Messias
MATRÍCULA: 202002609753
CURSO: Enfermagem (1*período)
TURNO: Manhã
EXERCÍCIOS
Com base no LIVRO "COMUNICAÇÃO TEM REMÉDIO". Autora: Maria Julia Paes Silva Edições Loyola, 2006, responda as seguintes questões
1-Quais são as finalidades básicas da comunicação? As finalidades básicas da comunicação são entender o mundo, relacionar-se com os outros e transformara si mesmo e a realidade.
2-Quais os elementos da comunicação? Os elementos da comunicação são: contexto ou situação; emissor/receptor; mensagem; receptor/emissor; canal; resposta.
3-O que o profissional da saúde pode fazer pelo paciente através da comunicação efetiva?O profissional da saúde poderá através da comunicação efetiva ajudar o paciente a conceituar seus problemas,enfrentá-los, visualizar sua participação na experiência e alternativas de solução dos mesmos, além de auxiliá-lo a encontrar novos padrões de comportamento.
4- Como se dá a comunicação interpessoal ?Pode-se definir sobre comunicação interpessoal a interação face a face, ou seja,deve-se compreender o outro comunicador e se fazer compreendido Incluem se ainda a percepção da pessoa, a possibilidade de conflitos e de persuasão.É interagir com paciente,precisa-se estar atento.Ela se faz entre pessoa.
5-Qual o significado de ser humano visto pela forma holística?O ser humano é um ser psicossocial e psicobiológico. O fato de sermos humanos nos faz sentir e ficar preocupado em determinadas situações. Portanto,os profissionais d a saúde não devem considerar apenar o psicológico pois o comportamento do paciente está diretamente relacionado ao que ele sente e pensa.Não há como separar o emocional do fisiológico quando o assunto é ser humano.
6-Como definir uma comunicação terapêutica? Pode-se definir por comunicação terapêutica a habilidade de um profissional em ajudar as pessoas a enfrentarem seus problemas,a relacionarem-se com os demais, ajustarem o que não pode ser mudado e enfrentarem os bloqueios quanto ao desenvolvimento pessoal e suas conquistas.
7-Quais são as barreiras mais comuns que causam falhas na comunicação? As barreiras mais comuns que geram falha na comunicação são a linguagem(uso de termos técnicos, palavras que sugerem preconceitos,impaciência, mensagem incompleta),impedimentos físicos (surdez, mutismo), fatores psicológicos (personalidade,sentimentos, emoções), diferenças educacionais(formação profissional ou cultural) e barreiras organizacionais (status das pessoas em uma determinada organização).
8-Como se sente um paciente quando está internado? O paciente hospitalar, tem atitudes de uma pessoa assustada,se sente com medo, pois está em um ambiente desconhecido e para ele tudo pode acontecer.Assim o instinto natural de autodefesa e autopreservação fala mais alto e ele passa, então, a prestar atenção redobrada ao que acontece à sua volta, delimita o próprio território e jamais admite a invasão arbitrária. Por isso, é necessário que o profissional estabeleça um vínculo de confiança.
9-Como podemos comunicar ao paciente, além das palavras? O profissional pode estabelecer uma comunicação com o paciente por comportamento empático, ou seja, olhar direto, inclinar o tórax para a frente, meneios positivos de cabeça, além de usar as palavras corretas.
10-O que pode revelar uma mesa entre o paciente e o profissional? Uma mesa entre o paciente e o profissional pode demonstrar que se está na defensiva e pode até criar um ambiente competitivo. A mesa pode fazer com ele se sinta em uma situação de superior e subordinado. Então para entender o paciente e tranquilizá-lo, a mesa não deve estar entre o paciente e profissional.
11-O que quer dizer os seguintes gestos (emblemáticos):bater o pé; mover as mãos lateralmente; recolher os ombros; tamborilar os dedos; bater palmas rápidas e forte; roer as unhas; arquear a sobrancelha; Bater o pé pode significar impaciência, raiva ,mover as mãos lateralmente pode ser um adeus, até logo;encolher os ombros pode ser dúvida, proteção; tamborilar os dedos pode significa ansiedade; bater palmas rápido e forte é sinal de aprovação; roer as unhas pode ser ansiedade ou medo e arquear as sobrancelhas pode ser sinal de surpresa
12-Como se expressam as seguintes emoções (são detectadas pelos sinais rápidos)Alegria; Nojo; Tristeza? A alegria é expressada por pálpebras levantadas, sorriso, "olhar brilhante",
levantamento da bochecha com fechamento do olho e levantamento da boca; o nojo se expressa por lábio superior levantado com acompanhamento ou não do lábio inferior, sobrancelha acentuada; e a tristeza é pela comissura labial voltada para baixo, sobrancelha oblíqua, "olhar cabisbaixo", choro. Essas são as emoções que são detectadas pelos sinais rápidos.
13-Podemos dizer que é bom haver o "toque" físico em quais situações? É bom haver toque quando o paciente se sentir sozinho, estiver com dor, estiver morrendo, se o paciente estiver com baixa autoestima e baixa autoimagem, se ele se sentir triste, deprimido, quando ele estiver com a consciência diminuída e também é bom haver o toque na chegada e saída do paciente
14-Qual o significado de empatia? A empatia pode ser definida como a capacidade de tentarmos perceber o mundo e as coisas da mesma forma que o outro, sem perdermos a própria identidade.
15-Dê exemplos: a) a pessoa não quer interagir b)exemplo de símbolo c) exemplo de sinal. Um exemplo de quando a pessoa não quer interagir é quando se está em um elevador com outra pessoa e as mesmas não se olham nem se volta um para o outro, é um, aviso de que, apesar de próximos, não deseja-se interagir. Um exemplo de símbolo é o estetoscópio no pescoço de uma pessoa no corredor de um hospital, identificando-a. Já a roupa branca se constitui em um exemplo de sinal, que pode identificar várias categorias profissionais.

Continue navegando