Buscar

HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO EXER 08

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0518 - HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO 
	201804072478
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A década de 1920 pode ser compreendida como um período de crise da oligarquia "café-com-leite". Um dos primeiros sinais desta crise foi a disputa eleitoral de 1922. Sobre esse episódio a única alternativa correta é:
		
	
	A principal consequência da disputa eleitoral de 1922 foi a ascensão política de Getúlio Vargas, que a partir deste episódio se tornou o principal líder do movimento contra as oligarquias.
	
	Embora o pleito tenha sido bastante disputado, Arthur Bernardes, candidato da situação, assumiu o governo em 1922 sem maiores problemas.
	
	Os tenentes não apoiaram a candidatura de Nilo Peçanha, nem tampouco reagiram à eleição de Arthur Bernardes por considerarem esta disputa demasiadamente elitista.
	 
	A candidatura de Nilo Peçanha, apoiado pelas oligarquias do Rio de Janeiro e da Bahia ficou conhecida como "Reação Republicana", pois consistiu em uma tentativa retirar as elites paulistas e mineiras do poder.
	
	A formação da Aliança Liberal, significou a mobilização das oligarquias dissidentes contra o governo de Epitácio Pessoa.
	Respondido em 24/04/2020 01:02:44
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Dentre as alternativas a seguir, aponte a que se identifica com o tenentismo:
		
	
	Apoio às oligarquias locais, incentivo ao ensino religioso, moralização da administração pública e o recolhimento dos militares aos quartéis
	
	A defesa do voto secreto e universal e a descentralização do poder
	
	A centralização do poder do Estado e a intervensão "moderadora" nos movomentos populares e nos governos civis despreparados, dentro do princípio do soldado-cidadão
	
	A modernização dos costumes e a idéia de soldados-corporativos
	 
	O princípio do soldado-cidadão que devia intervir no processo político, a defesa do voto secreto, a centralização do poder e a independência do Poder Judiciário
	Respondido em 24/04/2020 01:02:48
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A década de 1920 tem importância fundamental para a história política da Primeira República brasileira. Assinale, abaixo, a única afirmação INCORRETA com relação aos acontecimentos desse período.
		
	 
	A década de 1920 traz uma sensível melhora nas cotações do café, o que contribuiu muito para uma grande tranquilidade política, econômica e financeira no período.
	
	A partir da fragilidade demonstrada por paulistas e mineiros na condução da sucessão presidencial de 1922, a situação da oligarquia cafeeira vai se tornando mais frágil até o golpe final de 1930, em que políticos gaúchos, liderando grupos oligárquicos dissidentes, tomam o poder.
	
	A eleição do paraibano Epitácio Pessoa para a presidência da República, em 1922, demonstra que a Política do Café-com-Leite não estava mais tão sólida quanto em pleitos anteriores.
	
	Numa demonstração de que algo estava mudando na participação popular, Rui Barbosa concorre à presidência da República nas eleições de 1919 e consegue um terço dos votos válidos além de vencer no Distrito Federal, sem qualquer ajuda da máquina oligárquica.
	
	O desenvolvimento industrial modificou sensivelmente a sociedade brasileira levando ao crescimento de núcleos urbanos e ao fortalecimento politico de setores da sociedade sem laços com os velhos mecanismos de dominação oligárquica.
	Respondido em 24/04/2020 01:02:41
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O tenentismo dos anos vinte pode ser concebido, segundo o historiador Boris Fausto, "como um movimento política e ideologicamente difuso, de características predominantemente militares, onde as tendências reformistas autoritárias aparecem em embrião. As explosões de rebeldia (...) se iniciam, em regra, com o caráter de tentativa insurrecional independente dos setores civis, e embora esse quadro pouco a pouco se modifique, até se chegar ao acordo nacional com as oligarquias dissidentes na Revolução de 30, o desencontro de caminhos permanece." (FAUSTO, Boris. A Revolução de 30: historiografia e história. 16. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1977. p. 80-81.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar:
		
	
	Os tenentes eram porta-vozes de uma ideologia bem definida, baseada nos princípios filosóficos do positivismo.
	 
	A disposição para o enfrentamento armado e o fato dos tenentes se apresentarem como salvadores da pátria foram traços característicos do romantismo tenentista.
	
	A Revolta do Forte de Copacabana, em 1922, pretendeu ser um episódio revolucionário de organização dos setores civis, que visava integrá-los ao movimento tenentista.
	
	Representantes da elite do exército, formados na Escola Militar da Praia Vermelha, os tenentes procuraram superar os limites para uma ampla reforma no capitalismo nacional.
	
	Os remanescentes do tenentismo combateram a chamada Revolução de 30, rejeitando assim compromissos com as reformas políticas de caráter liberal.
	Respondido em 24/04/2020 01:02:47
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que apresenta três fenômenos sintomáticos da crise da República Velha.
		
	
	A fundação da Aliança Liberal, a fundação da Aliança Nacional Libertadora e a Lei Elói Chaves.
	 
	A Reação Republicana, a fundação do Partido Comunista e o movimento tenentista.
	
	A Comissão Verificadora de Poderes, a política de valorização do café e a Política das Salvações.
	
	A Semana de Arte Moderna, o funding loan e a Política dos Governadores.
	
	A Política das Salvações, a política de valorização do café e a Lei Aníbal de Toledo ou Lei Celerada.
	Respondido em 24/04/2020 01:15:25
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Na década de 1920, eclode no Brasil um descontentamento de um setor militar, o qual ficou conhecido como "tenentismo". Em relação a este assunto, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	A "Coluna Prestes" propunha a destituição do presidente Artur Bernardes e da República Oligárquica
	
	Dentre sua liderança destacou-se Luís Carlos Prestes, que liderou a "Coluna Prestes" e percorreu mais de 24.000 km pelo interior do Brasil. Seu maior objetivo era depor o governo de Getúlio Vargas
	
	O movimento tenentista pregava a moralização da vida pública e a defesa dos interesses nacionais
	 
	O movimento tenentista foi fortalecido no sertão nordestino com o apoio decisivo de "Lampião", líder dos cangaceiros.
	
	A "Coluna Prestes" nunca foi derrotada pelas tropas do exército. No entanto, internou-se na Bolívia onde se dispersou em 1927. Seu líder maior, Luís Carlos Prestes, ficou conhecido como "Cavaleiro da Esperança".
	Respondido em 24/04/2020 01:19:18
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Sobre o Movimento tenentista, assinale a alternativa correta:
		
	
	Foi um movimento que buscou através de ações armadas derrubar o governo de Campos Sales e instaurar um governo militar.
	
	Foi um movimento que buscava a adesão da alta oficialidade para a implantação de um governo militar, nos moldes dos primeiros governos republicanos.
	
	Foi um movimento exclusivamente militar que pretendia derrubar as oligarquias ligadas aos interesses da cafeicultura.
	 
	Foi um movimento que congregou civis e militares de baixa patente (tenentes), com o intuito de moralizar a política, criticando a política oligárquica vigente.
	
	Foi um movimento de caráter popular que visava à implantação do socialismo no Brasil.
	Respondido em 24/04/2020 01:19:11
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	No início de 1922, começaram as articulações para a sucessão de Epitácio Pessoa. Outras oligarquias regionais, conhecidas como "oligarquias ou estados de segunda grandeza", como a paraibana e a fluminense, uniram-se ao Rio Grande do Sul e formaram a Reação Republicana, que lançou a candidatura de Nilo Peçanha à Presidência da República. Podemos dizer que a Reação Republicana deve ser interpretada como:
		
	
	Uma tentativa para assumir o poder e extinguir o sistemafederalista e, consequentemente, promover uma centralização política e administrativa a partir do poder Executivo.
	
	Uma tentativa de ganhar uma força maior junto ao eleitorado urbano para ter maior poder de barganha junto aos políticos integrantes do eixo de poder hegemônico de São Paulo ¿ Minas Gerais.
	 
	Uma proposta de construção de um eixo alternativo de poder pelos estados de segunda grandeza, como Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, insatisfeitos com as distorções do federalismo que permitiam a hegemonia do eixo São Paulo-Minas Gerais.
	
	Uma tentativa da oligarquia do Rio de Janeiro, ao lançar Nilo Peçanha como candidato à presidência da República, em conter o avanço da oligarquia do Rio Grande do Sul sobre o controle das forças de oposição à hegemonia do eixo São Paulo -Minas Gerais.
	
	Uma tentativa de reforçar o pacto político entre as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais para controlar o poder Executivo e o poder Legislativo.
	Respondido em 24/04/2020 01:19:28
	
Explicação:
A resposta correta é a apresentada pela letra "a", como pode ser visto na aula online 8, tela 7, clicando-se no estado do Rio Grande do Sul, conforme orientação no canto inferior esquerdo dessa tela (¿clique no RS¿). As oligarquias dos ¿estados de segunda grandeza¿ apoiadas pelas populações dos principais centros urbanos do país, achavam que era preciso tentar enfrentar e retirar do poder as forças políticas compostas pelas oligarquias de São Paulo e Minas. Dai, a união dessas oligarquias no que ficou conhecido como "Reação Republicana" que disputou a eleição para presidente da República em 1922.

Continue navegando