Buscar

RESUMO: ESPAÇO BIOLOGICO

Prévia do material em texto

TEMA:
A importância do espaço biológico e as consequências de sua invasão
O tratamento dentário só é considerado satisfatório quando respeitados os aspectos mecânicos, biológicos e estéticos, visando manter a integridade do tecido dental e a saúde dos tecidos de suporte. Igualmente, objetiva-se e procura-se sempre respeitar o espaço biológico, pois ele tem função de proteger os tecidos de sustentação do elemento dentário da agressão bacteriana e suas toxinas, pois existe uma luta do organismo em manter sua integridade física. 
O espaço biológico (que fica entre ep. Juncional e inserção conjuntiva) é composto pelos tecidos moles que compõe a distância biológica. Sendo eles: epitélio sulcular 0,69 mm, epitélio juncional 0,97mm, e inserção conjuntiva 1,07 mm. Tem um comprimento mínimo necessário no sentido axial de aproximadamente 3 mm, que permite o arranjo biológico da área. Por isso quando ocorre a invasão do espaço biológico há uma migração e uma e reorganização mais apical dessas estruturas.
A importância do espaço biológico é a manutenção e vitalidade para a hemostasia e funcionamento adequado das estruturas de suporte periodontal.
A distância biológica é o espaço necessário para os tecidos de proteção se organizarem (osso alveolar, cemento e ligamento periodontal). A variação de sua dimensão se dá devido as variações na largura das fibras supra alveolares do tec. Conjuntivo.
Essa distância deve ser respeitada durante os procedimentos restauradores para que não ocorra danos aos tecidos do periodonto. Se o preparo cavitario, ou protético invadir essa área, ocorrera uma resposta inflamatória (dor, calor, tumor e perda de função) que resultara na formação de uma bolsa periodontal com reabsorção óssea, hiperplasia gengival em pacientes com periodonto plano e espesso, ou recessões gengivais em pacientes com periodonto fino.
Idealmente, quanto mais supra gengival estiver a margem restauradora menor será a probabilidade de uma inflamação marginal e iatrogênia.
Se a margem da restauração tiver que se estender, abaixo da margem gengival deve- se respeitar os seguintes fatores: 
1) NUNCA INVADIR 2,5MM
2) SELAMENTO MARGINAL COM EXELENTE ADAPTAÇÃO E ACABAMENTO 
3) PRESENÇA DE UMA FAIXA DE GENGIVA INSERIDA ADEQUADA
4) A MARGEM DA RESTAURAÇÃO NÃO DEVE ULTRAPASSAR A DISTANCIA BIOLOGICA, OU SEJA, NÃO DEVE ULTRAPASSAR O EP.SULCULAR.

Continue navegando