A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
Dermatopatologia Aplicada a Estética

Pré-visualização | Página 2 de 7

e as estruturas que os envolve, assinale a alternativa que represente a sequência de palavras que completam corretamente as lacunas abaixo:
I. O _____________ é a estrutura responsável por armazenar a melanina, quanto mais escura a pele maior ele é.
II. O_____________ é a célula responsável por produzir melanina, sua quantidade não varia de acordo com o tom de pele.
III. A _____________ é o pigmento que dá cor à pele, aos olhos e ao cabelo.
IV. A quantidade de _____________ é variável de acordo com o tom da pele.
V. Já a quantidade de  _____________ não varia de acordo com o tom de pele.
		
	
	Melanina, Melanossoma, Melanócito, Melanina, Melanócito
	
	Melanossoma, Melanina, Melanócito, Melanina, Melanócito
	 
	Melanossoma, Melanócito, Melanina, Melanina, Melanócito
	
	Melanócito, Melanina, Melanócito, Melanossoma, Melanina
	
	Melanina, Melanina, Melanossoma, Melanócito, Melanócito
	4) Assinale a ALTERNATIVA CORRETA:
		
	 
	O Fator de Hidratação Natural da pele e o poder impermeabilizante do tecido auxiliam na hidratação da pele.
	
	Apesar de alcalino o sebo produzido pelas glândulas sebáceas favorece o quadro de acne.
	
	O pH da pele é levemente ácido e por isto dificulta a proteção da pele contra microorganismos.
	
	 O pH da pele, naturalmente se encontra em torno de 7 variando de acordo com o indivíduo, região do corpo e a condição de cada tecido.
	
	 As substâncias produzidas pelas glândulas são alcalinas e por isto dificultam a proteção da pele contra microorganismos.
	5) Baseado nos diversos tons de pele, Fitzpatrick conseguiu descrever 6 variações de classificações. De acordo com a tabela de autoria deste estudioso marque a ALTERNATIVA INCORRETA:
		
	
	Segundo Fitzpatrick o fototipo I é caracterizado por pele muito branca, cabelo loiro ou ruivo, olhos claros e frequentemente têm sardas.
	
	De acordo com a classificação de Fistzpatrick os indivíduos fototipo III podem apresentar cabelos de coloração variável.
	
	O fototipo IV é caracterizado por ter uma pele que varia entre moderadamente pigmentada a muito pigmentada.
	
	As classificações de Fitzpatrick variam de I, onde o indivíduo nunca bronzeia e VI, onde o indivíduo bronzeia facilmente.
	 
	De acordo com Fitzpatrick os orientais do sudoeste asiático se encaixam no fotitpo IV, por isto é preciso cautela nos tratamentos com ácidos e luz neste indivíduos.
	6) A anatomia da pele e de todas as estruturas que com ela relacionam, influencia diretamente na fisiologia do tegumento. Sobre esta relação julgue as afirmações abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a alternativa que apresente a sequência correta.
(   ) As células das diferentes camadas da epiderme possuem formatos variados, isto faz com que a função barreira física seja potencializada.
(   ) As microvilosidades formadas na junção dermoepidérmica possibilitam a nutrição das células mais profundas da epiderme, estas por sua vez não possuem nutrição própria.
(   ) Os melanócitos, presentes na derme, possuem dendritos que se conectam com os queratinócitos.
(   ) A células da camada córnea da epiderme junto a ação conjunta da água, dos sais e do óleo conferem a pele impermeabilidade
(   ) O Fator de Hidratação Natural da Pele se refere ao consumo de pelo menos 2 litros de água diariamente como forma de garantir a hidratação natural da pele.
		
	
	V; V; V; F; V
	
	V; V; V; F; F
	
	V; F; F; V; F
	 
	V; V; F; V; F
	
	V; F; V; V; F
	
	
Aula 3
	1) As cicatrizes de acne se apresentam muito comumente após o quadro de acne inflamatória, graus III, IV e V. Toda vez que ocorre rompimento das lesões acneicas, seguidas de ulceração do tecido a pele tenta se regenerar e acaba formando as cicatrizes. Tendo em vista estas cicatrizes que serão formadas observe as sentenças seguintes:
I - Manipulação prematura da lesão, gravidade da lesão, intervenção inadequada e tardia são fatores que influenciam no quadro de cicatrizes da acne.
II - As cicatrizes hipertróficas são cicatrizes deprimidas que podem apresentar-se como distensíveis, aquelas que normalizam quando há tração da pele ou não distensíveis, aquelas que quando a pele é tracionada não se alteram.
III - As cicatrizes hipertróficas formam placas lineares firmes e espessas que surgem pouco tempo após a lesão. Com o tempo além de adquirirem a cor do tecido ainda regridem em torno de 6 meses a 1 ano de forma espontânea.
IV - As cicatrizes queloidianas ultrapassam os limites da lesão, surgem meses ou anos após a lesão. São placas fibrosas duras que não regridem.
Podemos afirmar que:
		
	 
	I, III e IV estão corretas
	
	Todas as sentenças são falsas
	
	I,II e III estão corretas
	
	II, III e IV estão correta
	
	Todas as sentenças estão corretas
	2) A acne é uma dermatose muito comum, não contagiosa, porém crônica que causa alterações não apenas física, mas psíquica e social também. O indivíduo que sofre com o quadro muitas vezes se afasta do convívio social por vergonha de expor o aspecto inestético apresentado. Quanto maior o grau de acometimento da acne maior a possibilidade das diversas alterações. Baseado nisto, os graus de acometimentos da acne marque a alternativa verdadeira.
		
	
	Grau 4 ou nódulo cística ¿ quadro de acne nódulo-cística ou conglobata. Início súbito, febre, eritema inflamatório ou necrose e hemorragia em algumas lesões.
	
	Grau 3 ou nódulo cística ¿ caracterizada pela presença de comedões aberto e fechado e pápulas.
	 
	Grau 2 ou inflamatória - caracterizada pela presença de comedões aberto e fechado, pápulas e pústulas.
	
	Grau 1 ou comedogênica ¿ é caracterizado por nódulos purulentos que formam abcessos efístulas de onde saem pus.  
	
	Grau 5 ou fulminante ¿ Presença de comedões, ausência de bactérias, nódulos purulentos Os abcessos se ligam entre sim na parte mais profunda formando canais e lesões queloideanas.
	3) Sobre as cicatrizes pós inflamatórias da acne marque a ALTERNATIVA CORRETA:
		
	  
	Principalmente em fototipos mais altos podem ocorrer cicatrizes hipercrômicas caracterizadas por máculas que variam a coloração de rosado até marrom dependendo da coloração da pele e da profundidade da lesão.
	
	As cicatrizes elevadas denominadas ice pick são largas porém se limitam a profundidade da epiderme.
	
	As cicatrizes elevadas denominadas rolling têm características de cicatrizes com bordas nítidas, bem definidas e porfundas.
	
	Apesar de se tratar de cicatrizes, as marcas deixadas pela acne não sofrem as 3 fases do processo de cicatrização pois são lesões muito superficiais.
	 
	As cicatrizes hipertróficas, se caracterizam por apresentarem retenção de conteúdo sebáceo e purulento, além de nódulos fibróticos.
	
	
	4) Sobre o mecanismo que leva ao aparecimento do quadro de acne marque a SENTENÇA INCORRETA:
		
	 
	A dilatação dos poros tornam o folículo menos estreito, o que diminui o acúmulo de sebo e portanto a probabilidade de manifestação do quadro de acne.
	
	A glândula sebácea, por algum motivo, é levada a produzir uma quantidade de sebo maior que o normal.
	
	Produtos de qualidade ruim pordem ocluir o folículo piloso favorecendo o quadro de acne.
	
	Por ser estreito, uma pequena quantidade de sebo é o suficiente para entupir o folículo piloso favorecendo o quadro de acne.
	
	Face, tórax e dorso são regiões com grande concentração de folículos pilossebáceos, portanto secretam o sebo e favorecem o quadro de acne.
	
	
	5) O quadro de acne se manifesta através de lesões, inflamatórias ou não, que aparecem na pele. Baseado no quadro de acne relacione as colunas e assinale a alternativa que contenha a ordem correta de numeração da segunda coluna:
		1. Comedões abertos
	(   ) lesões palpáveis, mais altas, com extremidade esbranquiçada ou um pouco amarelada, chamada popularmente de espinha.
	2. Comedões fechados
	(   ) o sebo não consegue sair e por isto entope o óstio, formando esta estrutura que fica protegida pela capa de queratina, não oxida e por isto tem a extremidade esbranquiçada.
	3. Pápulas
	(   ) lesões palpáveis mais