A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
Dermatopatologia Aplicada a Estética

Pré-visualização | Página 6 de 7

brancas  são fibras de explosão, força, possuem alta resitência à fadiga.
	
	As fibras vermelhas são aquelas que possuem muita hemoglobina.
	
	As fibras vermelhas são ricas em mitocôndrias e por isto não se cansam com facilidade, são fibras de resistência;
	
	As fibras brancas são chamadas de fibras de contração rápida.
	4) Sobre a FLACIDEZ MUSCULAR marques a ALTERNATIVA FALSA:
		
	 
	A estética tem recursos eletroterápicos que solucionam o quadro de flacidez muscular.
	
	É preciso orientar ao paciente quanto a importância de tratar flacidez muscular, pois indivíduos quando mais jovens apresentam apenas baixo tônus muscular. Com o passar dos anos, em indivíduos mais maduros, o quadro evolui para sarcopenia.
	
	A flacidez muscular ocorre por falta de estimulação da contração muscular, o indivíduo que a possui apresenta baixo tônus (força) muscular.
	
	Para realizar as atividades diárias (andar, levantar, da tchau, conversar, se manter de pé) é preciso contração muscular. Mas esta contração não é o suficiente para evitar a flacidez muscular.
	
	Sarcopenia é o quadro que caracteriza a perda de tecido muscular
	5) As cicatrizes podem sofrer interferências que favorecem sua consequência instética. Sobre este assunto assinale a ALTERNATIVA ERRADA.
		
	
	O indivíduo com predisposição ao queloide não libera, de forma eficiente, a enzima colagenase que é uma metaloproteinase que degrada o excesso de colágeno depositado.
	 
	Cicatrizes hipertróficas são cicatrizes elevadas que não respeitam os limites de extensão da lesão. Ocorre quando diante de uma lesão há resposta exacerbada do tecido conjuntivo.
	
	O queloide é o excesso de deposição de colágeno, por hiperproliferação de fibroblastos, na matriz extracelular durante o processo de cicatrização.
	
	São várias as possíveis variáveis que podem levar às cicatrizes inestéticas: más condições fisiológicas da pele, patologias associadas, debilidades nutricionais, infecções, tensão cicatricial, rejeições deiscência de suturas.
	
	Nas cicatrizes hipertróficas os mecanismos de controle reguladores das etapas de formação e proliferação estão preservados.
	6) A cicatrização é um porcesso bastante complexo. Sobre este processo marque a ALETRNATIVA ERRADA:
		
	 
	Na lesão profunda ocorre a perda de todos os tecidos (epiderme, derme, hipoderme e músculos)
	
	A lesão superficial é aquela que não compromete a camada basal apenas o epitélio;
	
	Sempre que há lesão tecidual, de qualquer natureza, uma sequência de respostas fisiológicas são dadas pelo organismo a fim de garantir a reestruturação da pele.
	
	As cicatrizes aparentes ocorrem como consequência da tentativa do tecido se regenerar, seja através das células do tecido epitelial ou seja por proliferação do tecido cicatricial fibroblástico.
	
	Vários fatores influenciam na regeneração do tecido. Além do tipo de órgão, incisão e ferimento, também devem ser consideradas as condições locais e sistêmicas do indivíduo.
	7) Músculos são estruturas complexas que precisam ser bem entendidas para que haja conhecimento e exatidão na aplicação de recursos eletroterápicos e assim a garantia de obtenção de resultados. Sobre os músculos marque a ALTERNATIVA FALSA:
 
		
	
	As extremidades dos músculos, que fixam-se aos ossos, são chamados tendões.
	
	Músculos estriados esqueléticos são compostos pelo ventre muscular, que são a região contrátil da estrutura.
	
	É muito difícil alcançar sucesso nos tratamentos de flacidez muscular porque estas estruturas são muito profundas, sendo dificultoso as correntes chegarem até elas, por isto é necessária precisão durante a aplicação.
	 
	Existem basicamente três tipos musculares: músculo estriado esquelético, musculo estriado cardíaco, musculo liso, sendo estes últimos o foco de tratamento na estética
	
	Músculos são estruturas que possuem células com capacidade de se contraírem e alongarem.
Aula 10
	1) Diferente do que alguns profissinais pensam, a limpeza de pele pode ser realizada em gestantes. No entanto, alguns cuidados devem ser considerados. Sobre a limpeza de pele no período gestacional marque a ALTERNATIVA QUE NÃO se encaixa nos procedimentos corretos.
		
	
	A extração pode ser realizada normalmente, como de costume.
	
	O aparelho de vapor de ozônio somente pode ser utilizados no modo vapor de água.
	
	A limpeza de pele é um procedimento comum e frequante na gestação, já que durante este período é comum exacerbação do quadro de acne.
	
	O componente trietanolamina, comum nos emoilentes, são contraindicados para gestantes.
	 
	Máscaras de argila devem ser evitadas já que seu uso favorece a intoxicação da pele das gestantes.
	2) Sobre os importantes benefícios que o peeling de diamante traz a pele das gestantes qual opção NÃO se encaixa:
		
	
	Diminui a oleosidade 
	 
	Elimina manchas.
	
	Deixa a pele mais homogênea.
	
	Renovação celular.
	
	Ajuda a fechar os poros.
	3) Sobre a gestação marque a ALTERNATIVA QUE NÃO se encaixa como descritor deste período.
		
	 
	A única massagem que pode ser recebida pelas gestantes é a manual clássica, sob risco de desenvolver quadros alérgicos. 
	
	Durante a gestação os níveis de cortisol devem ser especialmente baixados como forma de evitar que o bebê seja afetado.
	
	Por apresentarem constantemente acúmulo de líquido as gestantes, sob orientação profissional devem se submeterem à drenagem linfática.
	
	As massagens podem e devem ser realizadas durante o período gestacional uma vez que diminuem o estresse da gestante.
	
	Devido alterações hormonais as gestantes  constantemente apresentam desidratação cutânea, por isso podem e devem realizar procedimentos de hidratação profissional.
	4) Sobre os tratamentos estéticos que podem ser realizados durante a gestação e os cuidados que devem ser tomados marque a SENTENÇA ERRADA:
		
	 
	No tratamento de acne alguns ácidos podem ser utilizados pelas gestantes: ácido azeláico, ácido kójico, ácido tranexâmico e ácido retinóico.
	
	O quadro de manchas é bem comum na gestação, para o controle desta afecção a gestante pode recorrer a princípios ativos como vitamina C, vitamina E e ácido azeláico.
	
	O peeling de diamante pode ser realizado durante a gestação, sendo muito útil para diminuir a oleosidade característica em muitas gestantes.
	
	Para hidratar a pele as gestantes podem recorrer a excelentes princípios ativos como: rosa mosqueta, hidroviton, argilas e semente de uva.
	
	A drenagem linfática elimina o excesso de líquidos e metabólitos, estimula a circulação sanguínea e linfática, oxigena os tecidos, estimula o metabolismo de maneira benéfica. por todos estes benefícios é muito importante sua realização durante a gestação.
	5) Durante a fase gestacional algumas alterações inestéticas são mais comuns, dentre elas NÃO podemos destacar:
		
	 
	Manchas, flacidez tissular e dificuldade de cicatrização.
	
	Acne, melasma e fibroedemagelóide.
	
	 Flacidez tissular, edemas e fibroedemagelóide.
	
	 Acne, estrias, e fibroedemagelóide.
	
	Manchas, estrias, e lipodistrofia ginóide.
	6) Nos tratamentos a gestantes todos os detalhes devem ser observados para se garantir conforto e segurança à paciente. Sobre o posicionamento adequado das pacientes gestantes na mesa marque a SENTENÇA INCORRETA:
		
	
	No decúbito lateral as pernas devem ficar levemente flexionadas (tanto quadril quanto joelhos) e um rolo deve ser colocado entre elas garantindo desta maneira, que as articulações dos quadris fiquem neutras e confortáveis.
	
	As gestantes devem ser posicionadas sempre em decúbito dorsal ou lateral, nunca de barriga para baixo (decúbito ventral)
	 
	Quando em decúbito dorsal nada pode ser colocado abaixo dos joelhos, evitando assim acúmulo de líquido na região polplítea e consequente edema.
	
	Em uma gestação mais avançada, quando em decúbito lateral, deve ser colocado um pequeno apoio abaixo da barriga da paciente para que ela não fique ¿pesando¿ para baixo. 
	
	Em decúbito dorsal a gestante deve ficar com a região