Buscar

Exercícios Moagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios Moagem
Aluno: Igor Thyago Ferreira Andrade
Curso: Farmácia 
Período: 9º
1. Defina a moagem ou cominuição:
É o processo mecânico de reduzir o tamanho de partículas ou agregados.
2. Quais são os objetivos dessa operação unitária?
É a propagação da quebra, na qual, por meio de aplicação de uma força localizada, são produzidas tensões nas partículas, capazes de provocar a ruptura dos pontos de ligação, levando assim, à propagação da quebra ou rachadura.
3. Quais as funções ou importância da moagem para a performance do medicamento?
Função: Melhorar a eficiência de reações químicas, extração e secagem. 
• Modificar propriedades de um material como cor.
 • Promover uma mistura mais íntima entre dois sólidos. 
• Auxiliar na solubilização. 
• Auxiliar a eficiência em outras etapas de produção.
• Influência nas características físicas do medicamento. 
• Interferência na uniformidade de enchimento 
• Alterar a massa de determinado fármaco contido em um comprimido por exemplo. 
• Pós com diferentes tamanhos de partículas apresentam propriedades de fluxo e empacotamento diferentes, o que pode interferir na qualidade dos comprimidos.
•Influência nas características farmacológicas dos medicamentos. 
• Partículas de dimensões pequenas tenderão a dissolver mais rapidamente, tornando, assim, mais rapidamente biodisponíveis.
• A redução do tamanho de partícula – melhora a dissolução e, conseqüentemente – melhora a biodisponibilidade.
• Aumento da superfície de contato.
4. Como o tamanho das partículas pode interferir no processo de produção de comprimidos?
Velocidade de dissolução: a micronização pode aumentar a velocidade de dissolução do fármaco e sua biodisponibilidade.
Uniformidade de dose em mistura de pós e formas farmacêuticas sólidas, partículas com grande diferença de tamanho dificulta a uniformidade de doses.
5. Como a granulometria do pó pode interferir na biodisponibilidade do fármaco? DÊ um exemplo. Reduzir ao máximo a granulometria é sempre positivo? Por quê?
Partículas de dimensões pequenas tenderão a dissolver mais rapidamente, tomando, assim, mais rapidamente biodisponíveis. Exemplo: Griseofulvina (antifúngico) – baixa solubilidade por via oral, porém após dissolver e ser absorvido sofre rápida distribuição pelo corpo, fator limitante, reduzindo o tamanho das partículas, consigo aumentar a dissolução. Por isso, é importante diminuir os tamanhos das partículas com o processo de moagem, e torná-las granuladas para facilitar o processo de produção.
6. Cite e explique três fatores farmacotécnicos e farmacocinéticos que são afetados pelo tamanho e uniformidade das partículas
-Velocidade de dissolução: a micronização pode aumentar a velocidade de dissolução do fármaco e sua biodisponibilidade.
-Suspesabilidade: partículas devem permanecer não solubilizadas, porem, dispersar, mas uniformemente em um veiculo. Quanto menor as partículas, menor é a velocidade de sedimentação. 
-Uniformidade de dose em mistura de pós e formas farmacêuticas solidas: partículas com grande diferença de tamanho dificulta a uniformidade de doses. 
7. Que fatores interferem na escolha dos métodos e equipamentos de moagem?
O ponto de fusão, fragilidade, dureza e conteúdo de umidade – afetam a facilidade de redução de tamanho da partícula na escolha do equipamento.
8. Como o calor gerado na moagem pode interferir negativamente no processo?
Calor gerado na moagem mecânica pode liquefazer sólidos com baixo PF. Produtos termolábeis podem ser degradados (a não ser que o equipamento possa dissipar energia de outra forma como por ex. corrente de água ou ar).
9. Como a umidade acima de 5% do material a ser reduzido pode interferir no processo de moagem?
Pode levar a liquefação e aglomeração.
10. Cite os métodos de moagem que estudamos e explique cada um deles (mecanismo, tipo de material a que se destinam, tamanho de partícula que obtêm, tipo de histograma de distribuição de tamanho de partículas.
-Métodos de corte: A fragmentação por corte envolve a tensão entre duas ou mais superfícies cortantes, que ficam separadas por distâncias de poucos mm. Nesse caso, os cortadores são colocados verticalmente em lados opostos, onde um cortador é fixo e ou outro móvel. Úteis na produção de partículas mais grosseiras destinadas na produção de comprimidos e preparação de drogas fibrosas cruas – raízes e cascas de frutos e árvores – extração. Destinam-se a produzir partículas que não ultrapassem abaixo da malha de 80 a 100. A faixa de diâmetro obtida 500 a 50.000 µm com uma margem de 100 a 100.000 µm.
-Métodos por compressão: A fragmentação por compressão envolve uma tensão que é aplicada entre duas superfícies sólidas que podem mover-se uma em relação à outra frontal ou tangencialmente para exercer a pressão necessária. Quando partículas de formato irregular são sujeitas à quebra por compressão, os produtos se apresentam em duas faixas de tamanho: partículas grossas resultante da quebra induzida pela tensão, e partículas finas da quebra por compressão no local onde a carga é aplicada. Dois cilindros lisos ou canelados rolando na mesma direção, mas com velocidades diferentes, e o tamanho é ajustado pelas distâncias entre os rolos. Útil para material de baixa dureza. Não usar em material abrasivo. Faixa de Redução. A faixa de diâmetro obtida de aproximadamente 1.000 a 100.000 µm. Obtém, geralmente, população de partículas bimodal.
-Métodos por impacto: Consiste em uma série de quarto ou mais martelos pendurados em uma haste central, adaptada dentro de uma câmara metálica fixa. Durante a operação, os martelos balançam rapidamente, presos à haste em rotação - Recirculação do material. Moinho de martelos- tendem a produzir pós com uma distribuição de tamanhos mais estreita. Faixa de Redução. Destinam-se a produzir partículas entre 50 a próximo de 10.000 µm, podendo, também obter partículas até 10 µm – para o moinho de martelos. Moinhos vibratórios as partículas podem variar de 1 a 1000 µm.
-Métodos por atrito: Baseia-se no atrito para reduzir o tamanho de partículas de substâncias incorporadas nas suspensões, pastas e unguentos. Nesses moinhos, dois ou três rolos de porcelana ou de metal ficam dispostos horizontalmente, separados entre si por uma fenda ajustável que pode ser da ordem de até 20 µm. Os rolos giram a diferentes velocidades, de modo que o material submetido a uma força de cisalhamento quando passa pela fenda. Faixa de Redução. Moinhos por atrito destinam-se a produzir partículas que variam de 1 a cerca de 300 µm.
-Métodos que combinam impactos e atrito: Cilindro oco, disposto horizontalmente, de tal maneira que pode girar sobre seu eixo longitudinal. As bolas colocadas no interior ocupam de 30 a 50% do volume total, com tamanhos variados. E assim ajuda a melhorar o produto uma vez que as bolas maiores tendem a quebrar as partículas mais grosseiras, enquanto as menores formam um pó mais fino (ocupa os espaços vazios entre as bolas maiores).
11. Que fatores devo levar em consideração na escolha do método de moagem?
Preciso combinar o grau de redução de tamanho x custo no processo de produção. Geralmente, quanto maior o grau de redução, mais caro fica o processo. Às vezes, é desvantagem, chegar a um grau de tenuidade além do necessário.

Outros materiais