Buscar

Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia - Seminários (Concluído)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA 
X
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE FISIOTERAPIA DA ESTÁCIO DO CEARÁ
As Diretrizes Curriculares Nacionais para Curso de graduação em Fisioterapia têm como objetivo orientar a formação do profissional, como deve ser aplicado o curso pela instituição, com a inclusão de conteúdos essenciais para atender ao sistema de saúde vigente no nosso país.
De acordo com as diretrizes os conteúdos necessários são: Ciências Biológicas e da Saúde – conteúdos teóricos e práticos de base moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos. Exemplos de disciplinas oferecidas pela Estácio: Anatomia sistêmica, Anatomia palpatória, Anatomia do aparelho locomotor, Biologia Celular, Biofísica, Bioquímica, Farmacologia, Fisiologia Humana, Genética, Histologia e Embriologia, Imunologia Básica, Fisiologia do exercício, Neurofisiologia, Patologia Básica.
Ciências Sociais e Humanas – abrange o estudo do homem e de suas relações sociais, do processo saúde-doença nas suas múltiplas determinações, contemplando a integração dos aspectos psicossociais, culturais, filosóficos, antropológicos e epidemiológicos norteados pelos princípios éticos. Também deverão contemplar conhecimentos relativos as políticas de saúde, educação, trabalho e administração. 
As disciplinas que abordam os itens citados são: Ética na Saúde, Estatística, Fundamentos da Epidemiologia, Fundamentos Socioantropológicos da Saúde, Língua Portuguesa, Organização e Políticas na Saúde, Planejamento de carreira e sucesso profissional, Psicologia da Saúde, Seminários Integrados em Fisioterapia.
Conhecimentos Biotecnológicos - abrange conhecimentos que favorecem o acompanhamento dos avanços biotecnológicos utilizados nas ações fisioterapêuticas que permitam incorporar as inovações tecnológicas inerentes a pesquisa e a prática clínica fisioterapêutica. As cadeiras ofertadas pela Estácio referente ao conteúdo citado: Eletrotermofototerapia, Órteses e Próteses, Recursos Terapêuticos Manuais.
Conhecimentos Fisioterapêuticos - compreende a aquisição de amplos conhecimentos na área de formação específica da Fisioterapia: a fundamentação, a história, a ética e os aspectos filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes níveis de intervenção. Conhecimentos da função e disfunção do movimento humano, estudo da cinesiologia, da cinesiopatologia e da cinesioterapia, inseridas numa abordagem sistêmica. 
Os conhecimentos dos recursos semiológicos, diagnósticos, preventivos e terapêuticas que instrumentalizam a ação fisioterapêutica nas diferentes áreas de atuação e nos diferentes níveis de atenção. Conhecimentos da intervenção fisioterapêutica nos diferentes órgãos e sistemas biológicos em todas as etapas do desenvolvimento humano.
Com relação as disciplinas ofertadas na Estácio temos a Avaliação Cinético Funcional, Estudos de Exames por Imagem, Fisioterapia Aquática, Fisioterapia Cardiovascular, Fisioterapia Dermato-funcional, Fisioterapia em Dor, Fisioterapia Esportiva, Fisioterapia Neurofuncional, Fisioterapia Respiratória, Fisioterapia na Saúde da Criança, Fisioterapia na Saúde da Família, Fisioterapia na Saúde do Homem, Fisioterapia na Saúde do Idoso, Fisioterapia na Saúde da Mulher, Fisioterapia em Traumatologia e Ortopedia, Fisioterapia em UTI.
São orientados estágios supervisionados com a carga horária mínima de 20% da carga horária total, de no mínimo 4000h do curso de Graduação em Fisioterapia, divididas entre os diferentes níveis de atuação, tais como: comunitário/ Unidade Básica de Saúde (UBS), Ambulatorial e Hospitalar. Estão inclusos iniciação científica, monitorias, atividades complementares, programas de extensão e mini cursos.
As formas de mensurar o nível de conhecimento do egresso, são através de avaliações, que deverão basear-se nas competências, habilidades e conteúdos curriculares desenvolvidos pelo projeto pedagógico, tendo como referência as Diretrizes Curriculares.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil do egresso de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em fisioterapia tem como, formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde. 
O projeto pedagógico criado através das diretrizes curriculares, tem como objetivo capacitar o profissional para exercer de forma geral na fisioterapia, estando aptos para prevenção, promoção, educação, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual como coletivo, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para eles. Tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo efetividade, da força de trabalho, de equipamentos, de procedimentos, sistematizar e decidir as condutas mais adequada, baseada em evidências científicas. 
Os profissionais da fisioterapia devem manter acessibilidade de comunicação, utilizando de linguagem formal e informal, habilidade na escrita e leitura, dominar pelo menos uma língua estrangeira, e de tecnologias da comunicação. Devem estar aptos para assumir posições de liderança, tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.
É importante respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional, atuar em todos os níveis de atenção à saúde, reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames, que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas.
São da competência dos profissionais da fisioterapia, emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios, prestar esclarecimentos, tirar dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares sobre o processo terapêutico e manter a confidencialidade das informações. Se necessário encaminhar o paciente, a outros profissionais relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde, conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos, conhecer os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fisioterapia e seus diferentes modelos de intervenção.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais