Buscar

ATIVIDADE 2 COM RESPOSTAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Consolidação do Conhecimento - ACC – Semana 2
Disciplina: Anatomofisiologia da pele e disfunções
Curso: Biomedicina
Aluna: LOISE RANIELE RODRIGUES DE SOUSA 
Chegamos ao final da aula da disciplina Anatomofisiologia da pele e disfunções da Semana 2. Vamos agora verificar o que aprendemos. Para isso, responda as questões.
Você deve responder a atividade e me encaminhar até as 23:59h do dia 06/04/2020.
Essa atividade valerá 1,0 ponto.
1. Quais são as três fases do processo de cicatrização? Descreva.
O processo de cicatrização é dividido didaticamente em três fases: inflamatória, proliferação ou granulação e remodelamento ou maturação.
Fase Inflamatória: É nesta fase que ocorrem as mudanças fisiológicas que irão suscitar os estágios subsequentes do processo de cicatrização. A fase inflamatória ocorre nas primeiras doze horas após a lesão. O sangramento da lesão traz consigo plaquetas, hemácias e fibrinas, selando as bordas das feridas. O coagulo formado estabelece uma barreira que protege contra possíveis contaminações. Com a lesão tecidual, ocorre a liberação de mediadores biológicos (histamina, serotonina e bradicinina) que promovem vasodilatação, aumentando assim o fluxo sanguíneo, e o aparecimento de sinais inflamatórios, como rubor e calor. Os primeiros elementos a alcançar o local da ferida são os neutrófilos e os monócitos cuja função é de remover as superfícies da ferida e fagocitar às partículas antígenas e corpos estranhos.
Fase Proliferativa (granulação): É caracterizada pela remoção dos restos celulares e pela reparação temporária do tecido formado durante o estágio anterior de inflamação e pelo desenvolvimento dos tecidos substitutos novos e permanentes. Inicia-se após três dias da lesão, havendo intensa proliferação de fibroblastos e células endoteliais, que promovem angiogênese. Durante esta fase de reparo, os fibroblastos passam a produzir mais colágeno. Novas células epidérmicas migram da ferida em direção ao centro da mesma, ocorrendo assim à contração da ferida, que reduz assim o seu tamanho.
Fase de Remodelagem (Maturação): É a mais longa, podendo durar anos, até que o novo tecido esteja com a estrutura mais próxima possível do tecido original. Durante essa fase, o tecido de granulação é substituído por uma cicatriz, que é um tecido avascular e acelular. Neste período, quando o tecido de granulação retrocede, o colágeno depositado se remodela, formando uma cicatriz madura. A remodelação continua até que o tecido de colágeno atinja as características semelhantes as do tecido anterior à lesão. A ferida adquire lentamente sua resistência tênsil, ganhando forma (queloide, hipertrófica e hipotrófica ou normotrófica) e pigmentação.
2. O que é queloide e cicatrização hipertrófica e qual a diferença entre elas?
Tanto a queloide quanto a cicatriz hipertrófica são cicatrizações anormais da pele. Porém, costumamos chamar de queloide todo machucado que não cicatriza completamente ou fica com aquela aparência desagradável, contrastando com a pele sem ferimentos. A diferença é que a queloide costuma ultrapassar o limite do trauma e criar pele além de onde foi o ferimento. Já a cicatriz hipertrófica fica nos limites da ferida, podendo até regredir posteriormente.
	As principais diferenças entre queloide e cicatriz hipertrófica
	QUELOIDE
	CICATRIZ HIPERTRÓFICA
	Geralmente aparece em negros e asiáticos ou devido à genética
	Pode aparecer em qualquer pessoa
	Estende-se além dos limites da cicatriz
	Cresce somente no local da cicatriz
	É mais comum surgir no ombro, tórax e orelha
	Pode surgir em qualquer região do corpo
	Não regride com o tempo
	Pode regredir com o tempo
3. Aos 16 anos, Thamires Oliveira, hoje com 22, foi fazer um furo na orelha e a cicatrização começou a criar um volume que foi crescendo até ficar aproximadamente do tamanho de uma azeitona. “Incomodava quando eu ia ao salão de beleza fazer o cabelo e as pessoas perguntavam ou ficavam olhando curiosas. 
A) Qual o tipo de alteração da cicatrização Thamires apresenta?
 Essa alteração apresentada foi a queloide do tipo mista
B) O desbalanço entre a remodelação e a degradação da matriz extracelular estão vinculadas a cicatrizes patológicas. Explique como esse processo ocorre.
As MMPs são ativadas no processo de cicatrização para remodelar a MEC depositada e sua atividade é inibida pelos TIMPs. Quando as MMPs não são inibidas pelos TIMPs, que por algum fator não foram produzidos (pela maioria das células mesenquimais), ocorre uma excessiva formação de colágeno ocasionando em uma cicatriz patológica (queloide ou hipertrofia).

Outros materiais