Buscar

Avaliacao Final Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01) discursiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmico:
	Carla Roberta Rosa (1727345)
	Disciplina:
	Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637821) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17359936
	1.
	Sabemos que o empresário é aquele que realiza atividade econômica objetivando a produção ou circulação de bens e serviços. A lei civil prevê requisitos que autorizam o exercício regular da atividade do empresário individual. São eles: capacidade para o exercício da profissão e não estar legalmente impedido de exercer sua atividade. Nesse sentido, explique o que caracteriza a capacidade para o exercício da profissão e cite três pessoas legalmente impedidas de exercer tal atividade. ( * Máximo 1000 caracteres )
Em sumo pode ser empresário aqueles que estiverem em pleno gozo de sua capacidade civil, ou seja que tenha 18 anos ou que foram emancipados, que não sejam considerados absolutamente incapazes, no caso os menores de 16 anos, os deficientes mentais que não tiverem discernimento ou os relativamente incapazes, que são os viciados em tóxicos, os excepcionais e os pródigos, que são pessoas que tem gastos imoderados. Existem os casos que são considerados impedidos de exercer a atividade de empresário mesmo eles sendo capazes, por exemplo: o presidente da republica, o governador do estado e o prefeito
	2.
	(ENADE, 2018) Clientes de uma empresa de vendas de ingressos on-line foram alertados que poderiam estar sob o risco de fraude ou roubo de identidade após a revelação de uma grande violação de dados que afetou dezenas de milhares de pessoas. Transações fraudulentas foram realizadas nas contas de vários clientes, com gastos em serviços diversos. A empresa não forneceu mais informações sobre as transações que poderiam ser afetadas, mas enviou a seguinte mensagem aos clientes: "Recomendamos que você monitore suas declarações de conta em busca de evidências de fraude ou roubo de identidade. Se você estiver preocupado com os tipos de fraude ou suspeitar de qualquer atividade em sua conta, entre em contato com seu banco ou com a empresa de seu cartão de crédito." A empresa informou que está oferecendo aos clientes afetados um serviço gratuito de monitoramento de identidade, por 12 meses. Considerando o caso apresentado, analise o posicionamento da empresa citada, em face do vazamento das informações de seus clientes. Em seu texto, considere a gestão e os princípios básicos da segurança da informação. ( * Máximo 1000 caracteres )
O vazamento de dados violou pelo menos dois dos quatro princípios considerados básicos que devem orientar políticas e normas de segurança da informação, seriam eles: a integridade ou seja, as informação mantém sua origem e não podem ser alterada, apenas pessoas autorizadas podem acessar e modificar os dados do sistema e confidencialidade que seria controlar e restringir o acessos apenas para pessoas autorizadas , porem considero que a gestão teve uma atitude de respeito ao consumidor ao assumir o erro dos vazamentos, orientando seus clientes e evitando assim danos materiais futuros, e o fato deles oferecerem um serviço gratuito de monitoramento de identidade aos seus clientes ajuda a manter uma boa imagem da empresa junto aos clientes, porem acredito que isso não isenta sua responsabilidade civil pelo vazamento dos dados tendo que arcar de maneira onerosas como forma de reparação dos danos causados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais