Buscar

prova final

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.	Os direitos básicos do consumidor não são apenas reconhecidos pelo CDC, mas, sim, mundialmente. Além desses direitos, o Brasil também pode aderir a outros que por ventura estiverem previstos em tratados ou convenções das quais o país aderir. Partindo desse pressuposto, elenque três direitos básicos reconhecidos pela ONU, e, ainda, justifique em qual direito básico previsto no CDC enquadra-se a proibição de venda casada.
Resposta Esperada:
Direito à segurança; à escolha; à informação; de ser ouvido, à indenização; educação para o consumo, e, meio ambiente saudável. 
A proibição de venda casada está prevista no direito básico à livre escolha.
2.	Sabemos que o empresário é aquele que realiza atividade econômica objetivando a produção ou circulação de bens e serviços. A lei civil prevê requisitos que autorizam o exercício regular da atividade do empresário individual. São eles: capacidade para o exercício da profissão e não estar legalmente impedido de exercer sua atividade. Nesse sentido, explique o que caracteriza a capacidade para o exercício da profissão e cite três pessoas legalmente impedidas de exercer tal atividade.
Resposta Esperada:
Para que o empresário seja capaz de exercer sua função, é preciso que esteja em pleno exercício de sua capacidade civil, ou seja, ser maior de 18 anos ou ser emancipado. Os legalmente impedidos de exercer a atividade empresarial são: os funcionários públicos, estaduais e municipais; Presidente da República; Governador do Estado; Prefeito; magistrado vitalício e membros do Ministério Público; falidos, e, por fim, os médicos, na exploração da farmácia.

Outros materiais